A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA

2 BASES TEÓRICAS – TEORIA DA LINGUAGEM
TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY Livros: A formação social da mente; Pensamento e linguagem Mediação simbólica; Zonas de desenvolvimento atual, proximal e potencial.

3 BASES TEÓRICAS – TEORIA DA LINGUAGEM
TEORIA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE BAKHTIN Livros: Marxismo e filosofia da linguagem, Estética da criação verbal Interação verbal, realizada através de enunciados; Enunciação dialógica, vozes, polifonia; Tipos relativamente estáveis de enunciados – gêneros; Discurso é organizado em gêneros, criados socialmente e preexistem ao sujeito.

4 GÊNERO GÊNERO – homem / mulher GÊNERO – masculino / feminino
GÊNERO – discursivo / textual

5 GÊNEROS DISCURSIVOS / GÊNEROS TEXTUAIS

6 GÊNERO DISCURSIVO Tema: conteúdos que se tornam comunicáveis através do gênero Forma composicional: elementos das estruturas comunicativas e semióticas compartilhadas pelos textos pertencentes ao gênero Estilo: marcas linguístico-enunciativas

7 GÊNERO DISCURSIVO Parâmetros da situação de produção dos enunciados;
Apreciação valorativa do locutor a respeito do tema e dos interlocutores; Lugares sociais dos interlocutores: esferas comunicativas (esfera do cotidiano e esfera dos sistemas ideológicos constituídos); Relações de textualidade (gêneros primários e secundários).

8

9 GÊNEROS NA ESCOLA O ensino de produção de texto pela perspectiva dos gêneros compreende que o resultado é mais satisfatório quando se põe o aluno, desde cedo, em contato com uma verdadeira diversidade textual, ou seja, com os diferentes gêneros que circulam socialmente. Além disso, compreende também que a aprendizagem deva se dar em espiral, isto é, que os gêneros devam ser periodicamente retomados, aprofundados e ampliados, de acordo com a série, com o grau de maturidade dos alunos, com suas habilidades linguísticas e com a área temática de seu interesse.

10 O CONCEITO DE ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA
Esfera da atividade humana: da comunicação discursiva, da criatividade ideológica, da comunicação social, da utilização da língua, da ideologia. Conceito presente ao longo de toda a obra de Bakhtin e de seu Círculo. Termo esfera: conceito weberiano de “esferas de atividades” (PEIXOTO, 2001). “Todas as esferas da atividade humana [...] estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a riqueza e a variedade dos gêneros” (BAKHTIN, 1997, p. 279).

11 AS DIFERENTES (“INFINITAS”) ESFERAS DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Religiosa Cria-ção literá-ria Escolar Publicitá-ria Jornalística Cotidiano Científica

12 O CONCEITO DE ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA
Relação: conceito de esfera, por Bakhtin, e conceito de campo, por Bourdieu. Relação com a divisão entre gêneros primários e secundários. A transformação e o surgimento de novos gêneros discursivos devem-se ao “desenvolvimento e complexificação das esferas de atividade humana, por novas motivações sociais decorrentes dessa complexificação e pelo embate entre forças centrípetas e centrífugas” (PEIXOTO, 2001, p. 36).

13 AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAÇÕES/DENOMINAÇÕES
Conceito modificado/ampliado ou denominação alterada. Domínio social de comunicação: Grupo de Genebra (2004); Agrupamento de gêneros – três critérios: domínio social de comunicação, capacidades de linguagem e tipologia geral. Classificação em cinco domínios: 1) cultura literária ficcional; 2) documentação e memorização das ações humanas; 3) discussão de problemas sociais controversos; 4) transmissão e construção de saberes; e 5) instruções e prescrições. Conceito de sentido mais amplo.

14 AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAÇÕES/DENOMINAÇÕES
Domínio discursivo: Marcuschi (2005; 2008); “Entendemos como domínio discursivo uma esfera da vida social ou institucional [...] na qual se dão práticas que organizam formas de comunicação e respectivas estratégias de compreensão. Assim, os domínios discursivos produzem modelos de ação comunicativa que se estabilizam e se transmitem de geração para geração com propósitos e efeitos definidos e claros. Além disso, acarretam formas de ação, reflexão e avaliação social que determinam formatos textuais que em última instância desembocam na estabilização dos gêneros textuais”. (2008, p. 194)

15 AS ESFERAS E SUAS (OUTRAS) INTERPRETAÇÕES/DENOMINAÇÕES
Domínio discursivo: Distribuição em 12 domínios discursivos: 1) instrucional (científico, acadêmico e educacional); 2) jornalístico; 3) religioso; 4) saúde; 5) comercial; ) industrial; 7) jurídico; 8) publicitário; 9) lazer; ) interpessoal; 11) militar; e 12) ficcional. Gêneros emergentes: domínio da mídia virtual, do discurso eletrônico (o autor consagra um subcapítulo ao tema, mas não o enquadra na listagem dos domínios discursivos). Trata-se de “um campo aberto ao debate e à investigação” e que “seria mais relevante e de interesse tratar a questão de modo mais sistemático e menos intuitivo” (2008, p. 159).

16 AS ESFERAS NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN - Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – 1998. Apresentam, pela primeira vez, em nível institucional nacional, o trabalho com gêneros. Opção por quatro esferas: 1) literária; 2) de imprensa; 3) de divulgação científica; e 4) publicitária. Sugestão: gêneros para escuta e leitura, produção de textos, na linguagem oral e escrita, conforme as especificidades.

17 AS ESFERAS NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná: DCE - Língua Portuguesa – 2008. “o trânsito pelas diferentes esferas de comunicação possibilitará ao educando uma inserção social mais produtiva no sentido de poder formular seu próprio discurso e interferir na sociedade em que está inserido” (2008, p. 57). Tabela de gêneros, conforme as esferas de circulação – adaptação do modelo apresentado por Peixoto (2001). Divisão em nove esferas: 1) cotidiana; 2) literária/artística; 3) escolar; 4) imprensa; 5) publicitária; 6) política; ) jurídica; 8) produção e consumo; e 9) midiática.


Carregar ppt "GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google