Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Caracterização dos ciclos
2
3ºCiclo Importância das práticas sociais da linguagem
(situações didácticas) Formação do indivíduo Exercício da cidadania
3
Gestão dos percursos de aprendizagem
Desenvolver a capacidade de: Pensamento formal análise e síntese levantamento de hipóteses abstracção Pesquisa
4
Gestão dos percursos de aprendizagem
Formas de raciocínio Organização e comunicação dos saberes e representações Pontos de vista pessoais Assegura-se o alargamento e complexificação
5
Gestão dos percursos de aprendizagem
Acesso a padrões linguísticos mais complexos Uso reflexivo da linguagem Olhar crítico sobre o real Desenvolvimento de uma educação cultural e literária
6
Articulação entre as actividades de compreensão e de expressão
Expor e comparar ideias. Desenvolver raciocínios e pontos de vista. Argumentar e contrapor opiniões. Analisar e avaliar as intervenções dos outros. Fazer escolhas adequadas à intenção comunicativa e aos interlocutores. Compreender critérios de eficácia e de coerência discursiva (repertório linguístico e mecanismos de produção oral).
7
LEITURA Actividades de interpretação e discussão
Alargamento do perfil de leitor Desenvoltura na leitura e interpretação de textos Actividades de interpretação e discussão Autonomia Compreensão crítica (variedade de textos que nos rodeia)
8
ESCRITA Aprofundar o trabalho realizado anteriormente (apropriação de mecanismos textuais mais complexos: pensar, comunicar e aprender) Desencadear a produção de múltiplos textos (regulados por modelos/pessoais e criativos) Análise das produções dos alunos (referenciais de avaliação e produção)
9
Conhecimento Explícito da Língua
Reforço sistematizado sobre a língua Concretização em actividades de oralidade, de leitura e de escrita e em práticas oficinais específicas Aperfeiçoamento das outras competências específicas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.