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PublicouVergílio Brezinski Taveira Alterado mais de 8 anos atrás
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PROJETO DE INTERVENÇÃO Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer? Objetivo – Geral e Específicos – Para que fazer? Metodologia – Como fazer? Orçamento – Quanto gastar? (*) Avaliação – Que objetivos foram alcançados? Cronograma – Quando fazer?
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PROJETO DE PESQUISA Disciplinas: Metodologia de Pesquisa Apresentação – o que estudar / pesquisar? Justificativa – Por que pesquisar? Objetivo – Geral e Específicos – Para que pesquisar isso? Metodologia – Como pesquisar? Qual a população alvo?Como vou coletar e analisar os dados? Orçamento – Quanto gastar? (*) Cronograma – Quando fazer?
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Dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade. A pesquisa assume, assim, um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão, que vem sendo produzido especialmente, mas não exclusivamente, no âmbito da pós-graduação stricto senso.
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A pesquisa garante o estatuto de maioridade intelectual para a profissão Pesquisa reais condições de trabalho. PESQUISA MEDIAÇÃO relação entre conhecimento e realidade conhecimento sempre provisório, parcial, histórico. ASPECTO FENOMÊNICO DA REALIDADE Níveis de conhecimento Sentidos (Intuição) Intelecto (formal-abstrato) REPRODUÇÃO e MANUTENÇÃO do REALIDADE como ela se apresenta de imediato. Crítico Dialético
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Mas nem toda investigação pode ser considerada uma pesquisa cientifica e nem todo conhecimento é teórico. PESQUISA INSTRUMENTOS e TÉCNICAS DESAFIOS: Cultura profissional valorize a dimensão investigativa Condições de trabalho Imperativo para a profissão: Ousar saber para ousar transformar.
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SETUBAL, AGLAIR A. DESAFIOS À PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL: DA FORMAÇÃO ACADÊMICA À PRÁTICA PROFISSIONAL. A criação, nesse contexto, é uma realidade ontológica decorrente do processo ‘ontocriativo’ unificador das compreensões de mundo e da realidade humana sem primado entre essas concepções. Consequ ̈ entemente, não atribui importância maior à teoria ou à prática, ao visível (fenômeno) e à essência, evitando-se com isso a construção de percepções unilateralizantes, ou duais que preconizam o poder do saber desconsiderando o verdadeiro significado da teoria.
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Serviço Social inscreveu a pesquisa como matéria já no primeiro currículo mínimo determinado pela Lei n. 1.889, de 13 de junho de 1953. O Serviço Social na contemporaneidade tem um cenário onde os seus profissionais, no empenho de fortalecer o estatuto de produtores de conhecimento para a profissão, lançam mão de diferentes formas de análise da realidade11. Formas que não apenas orientam a interpretação do objeto problematizado, mas, sobretudo, expressam as tendências ideológicas presentes nas lutas políticas existentes no interior da categoria, como reflexo de uma luta mais ampla de toda a sociedade.
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