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Desenho teórico da pesquisa

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Apresentação em tema: "Desenho teórico da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Desenho teórico da pesquisa
PROBLEMA HIPÓTESES VARIÁVEIS 1ª ETAPA DO PROCESSO DE PESQUISA ETAPAS SUBSEGUINTES DO PROCESSO INVESTIGATIVO (GRUPO DE METODOLOGIA DE INVESTIGACION SOCIAL, 1981)

2 A problematicidade do problema
É uma questão, cuja resposta se desconhece e se necessita conhecer. Necessidade Subjetiva – implicação. Objetiva – relevância social e científica. Trata-se de uma necessidade que se impõe objetivamente e é assumida subjetivamente. Ao desafio da realidade, representado pelo problema, o homem responde com a reflexão (rigorosa, radical e de conjunto). A reflexão é a superação da pseudo-concreticidade, ou seja, investiga o problema, não as manifestações do problema (SAVIANI, 1985).

3 Nível do problema Segundo o conteúdo e o grau de complexidade,
âmbito sócio-psicológico: refere-se fundamentalmente ao da psicologia social de determinados grupos, sendo objeto de estudo as aspirações, os interesses e as atividades. Exemplo: qual é a atitude dos alunos da graduação a respeito do trabalho auto-organizado? âmbito institucional: relaciona-se ao estudo do sistema institucional – instituições políticas, militares, econômicas, religião ou outras instituições sociais. Exemplo: quais as vias concretas pelas quais podemos assegurar a participação dos professores na gestão da universidade? âmbito societal: é o âmbito mais amplo e complexo, pois abarca setores muito grandes de grupos sociais e indivíduos – a sociedade no seu conjunto. Exemplo: quais os reflexos, na formação acadêmica, da política neoliberal de ciência e tecnologia?

4 Processo de formulação do problema
O pesquisador percebe um fenômeno, que, embora seja indicativa de alguma dificuldade existente e de uma contradição de determinado tipo, não apresenta esclarecidas as possibilidades e a necessidade de estudar determinado aspecto desse fenômeno e num sentido específico. O pesquisador deve se utilizar de uma bibliografia especializada, de pesquisas similares já realizadas ou de consulta direta com pessoas especialistas nesse tipo de estudo. O problema deve estar delimitado, evitando o aparecimento de outros problemas, pois a situação problemática pode gerar mais de um. Os requisitos do problema são Objetividade. Especificidade Contrastabilidade empírica. Consistência e coerência.

5 Tipos de problemas ◊ DESCRITIVOS Buscam elaborar somente uma fotografia de uma situação, de um objeto ou das características de um conjunto de indivíduos. O interesse centra-se em estabelecer vínculos entre um grupo de características ou propriedades e a freqüência do aparecimento dessas características ou propriedades a respeito de um dado fenômeno, objeto ou conjunto determinado de indivíduos. ◊ CAUSAIS Têm como objetivo elaborar uma explicação/ compreensão sobre o porquê se dá determinado fenômeno, objeto ou propriedade. São problemas que buscam um alto grau de complexidade. Um aspecto importante dos problemas causais é que, com a solução deles, podemos estabelecer predições sobre fatos ou situações futuras (GRESSLER, 2003).

6 Hipótese/ tese Enunciar hipóteses exige correlacionar as possibilidades explicativas com a realidade. São soluções, respostas ou tentativas – proposições descritivas e/ ou explicativas – ao problema para comprovar através da investigação. Representam uma suposição, conjectura, que se expressa na forma de um enunciado ou proposição afirmativa que, geralmente, enlaça pelo menos dois aspectos, ou elementos, que se denominam “variáveis”. A tese é um enunciado mais alicerçado teoricamente em relação à hipótese.

7 Estrutura das hipóteses
1. As unidades de observação Assim denominam-se as pessoas, grupos de pessoas, objetos, livros, documentos, atividades, países, instituições e acontecimentos sobre os quais versa a pesquisa. 2. As variáveis São os aspectos, elementos ou características, quantitativas ou qualitativas, que são objeto de busca nas unidades de observação, refletindo o real concreto no pensamento na forma de conceitos e categorias. 3. Os termos lógicos ou relacionais São os termos que relacionam as unidades de observação com as variáveis ou as variáveis entre si.

8 Condições das variáveis
Devem ser, conceitualmente, claras, fáceis de compreender e elaboradas num nível de precisão e rigor que evite qualquer ambigüidade. Os termos empregados devem permitir a observação das qualidades que denotam. c) Devem ser susceptíveis de verificação mediante procedimentos, métodos e técnicas acessíveis. No momento de elaboração, deve-se ver a possibilidade de verificação que realmente têm. d) Devem ser específicas e susceptíveis de especificação. e) Devem estar conectadas à teoria e corresponder-se com os princípios teórico-filosóficos assumidos. A relação hipótese-teoria é fundamental, porque mediante o processo de comprovação/ convencimento ou não comprovação/ convencimento das hipóteses é que são incorporados novos conhecimentos à ciência.

9 A seleção da amostra Amostra – subconjunto extraído do universo ou da população (relacionada diretamente à abordagem quantitativa ou qualitativa). Parâmetros – são medidas que se obtém da população. Estatísticas – são medidas que se obtém da amostra. Representatividade – a garantia que é possível extrapolar, generalizar os resultados obtidos na amostra para o universo, a população, quando se busca a regularidade como essência. Tipos de amostra: Aleatória – ao acaso. Estratificada – divisão da população por características relevantes. Intencional – com definição de características.


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