A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Trabalho realizado por: Cláudia Sofia

2 Contabilidade Analítica
A Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, os seus fenômenos e variações, tanto no aspeto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza económico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. As divisões da contabilidade: Contabilidade Analítica Contabilidade Geral

3 Noção Contabilidade Analítica: . A Contabilidade Analítica é um ramo da Contabilidade que analisa os quadros/mapas. (Balanço, Demonstração de conta, Fluxos de caixa), e visa a orientação futura de gestores e administradores de empresas.

4 Noção Contabilidade Geral:
.Contabilidade Externa ou Geral - regista as operações externas da empresa, isto é, aquelas que respeitam à empresa no seu todo. Exemplos: Regista factos patrimoniais que fazem prova perante terceiros; permite conhecer em qualquer altura a situação patrimonial na empresa; dá a conhecer o resultado obtido com a exploração da empresa; possibilita a elaboração de análises económicas e financeiras.

5 Destinatários Contabilidade Geral – Contabilidade Analítica –
Pessoas e entidades externas com interesses na organização tais como: sócios/accionistas credores (fornecedores, bancos e outras) autoridades fiscais Contabilidade Analítica – Pessoas internas à organização, nomeadamente: trabalhadores, gestores funcionais executivos de topo consultores.

6 Fornecer feedback acerca das decisões tomadas pelos gestores
Objetivos Contabilidade Geral – Comunicar às entidades externas interessadas de uma forma sumária, a performance financeira passada da organização. Contabilidade Analítica – Fornecer feedback acerca das decisões tomadas pelos gestores fornecer dados que permitam efetuar o controlo da performance operacional.

7 Tipo e âmbito da informação
Contabilidade Geral – Apenas são fornecidos dados financeiros altamente agregados, apresentando a situação financeira da empresa como um todo. Contabilidade Analítica- São fornecidos dados financeiros, operacionais e físicos acerca dos processos e tecnologias, fornecedores e clientes; a informação é desagregada ao nível do produto e/ou do sector permitindo obter informações sobre acções individuais.

8 Natureza da informação
Contabilidade Geral – A contabilidade é regulamentada, com regras específicas definidas por princípios contabilísticos e pelas autoridades governamentais o que a torna objectiva, consistente e precisa. Contabilidade Analítica- A contabilidade não é regulamentada: os sistemas de informação são definidos internamente de forma a satisfazer as necessidades estratégicas e operacionais da organização; é mais subjectiva e sujeita a diferentes interpretações mas em simultâneo é mais relevante para a gestão.


Carregar ppt "Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google