A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA."— Transcrição da apresentação:

1 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Método do Estudo de Caso MÓDULO 1

2 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Método Caso

3 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Origens Escola de Direito de Harvard –Processos usados em sala de aula para que os alunos colocassem em prática o conhecimento. Harvard Business School –Primeira escola de negócios no mundo a usar e produzir casos para formar executivos e gerentes.

4 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Ensino através do Método Caso Simulação da tomada de decisões em sala de aula Os casos apresentam situações onde pessoas reais enfrentam escolhas e decisões Metodologia de ensino participativa

5 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Método Caso: Participativo Encontro entre indivíduos diferentes que trazem sua experiência e suas idéias para a sala de aula O aluno deve ser muito mais do que um expectador: deve ser ator do processo de ensino. Participação e envolvimento têm um grande impacto no aprendizado Responsabilidade do aluno com seu próprio processo de crescimento

6 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Objetivos do Método Caso Proporcionar o uso prático do conhecimento Estimular o hábito da reflexão crítica Desenvolver competência para resolver problemas complexos.

7 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso A Filosofia do Método Caso O gerenciamento não é uma ciência e nem a soma de algumas ciências Se move no nível de um tipo específico de saber: –Envolve o julgamento –Decisão sobre o melhor curso de ação para cada situação nova e particular O ensino das ciências instrumentais pode prescindir do método caso (Cifuentes, Carlos Llano,1977). Mas, como preparar alunos para a difícil tarefa de julgar?

8 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso A Filosofia do Método Caso “Todo professor aprende, todo aluno ensina” O professor deve dividir a tarefa de ensinar com seus alunos O professor deve ser um facilitador do processo de aprendizado Não há uma única resposta certa Christensen, Carl R. (1991)

9 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Método Caso X Método Tradicional Orientação para o aluno Processo Conteúdo

10 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Para Fins de Pesquisa Para Fins de Ensino

11 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Estudos de Caso para fins de Pesquisa –“Um estudo de caso é uma investigação empírica sobre um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real” Robert K. Yin. –Deve ser conduzido quando há necessidade de se compreender fenômenos complexos. –Na área de administração costuma ser usado em estudos Organizacionais e Gerenciais. –Busca de explicações e de relações causais. –Público: comunidade científica.

12 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Casos para fins de Ensino –Uma boa história e...uma boa questão para tomada de decisão. –Um veículo para ensinar conceitos através da simulação de uma situação real. –Situação contada com neutralidade. –Público: alunos (e professores)

13 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso de Ensino: quanto a estrutura Business Case (modelo Harvard): apresenta uma situação ainda sem solução; um dilema para que o aluno solucione em sala de aula. Casos de Sucesso: apresenta uma situação para a qual se chegou a uma solução bem-sucedida, através de um conjunto de ações. –Casos de sucessso do SEBRAE –Casos de Marketing

14 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Baixa  Freqüência do uso de Casos  Alta Objetivo Educacional Percebido Objetivo Educacional Percebido Ensinar teorias, conceitos e técnicas Desenvolver habilidades de escolha, análise, síntese, avaliação e ação sobre informação Papel dos Casos Papel dos Casos Ilustrar teorias e aplicação de técnicas. Permitir alguma participação dos alunos. Mudar de ares, descanso para o instrutor. Promover prática na solução de problemas. Desenvolver a responsabilidade do aluno com o aprendizado; habilidades verbais e escritas. Motivar. Crenças e Suposições Crenças e Suposições Conteúdo é mais importante do que o processo. O instrutor é responsável por comunicar o conhecimento. Processo é mais importante do que conteúdo. Alunos aprendem através da prática e dos outros colegas.

15 Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras ao uso de Casos Instalações inadequadas Falta de identificação dos participantes Dificuldades com a logística do material Tamanho da turma Atitudes de alunos, outros professores e das instituições tradicionais em relação ao uso de casos. As barreiras são muitas, e a combinação delas pode torna-se um grande desafio, ou um grande desestímulo, para professores que acreditam nos benefícios do método.


Carregar ppt "Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google