A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar."— Transcrição da apresentação:

1 GT DE PEDAGOGOS Março/2011

2 Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar

3 As relações entre proposta pedagógica / avaliações sistêmicas / indicadores de qualidade e sistematização da prática pedagógica no cotidiano escolar.

4

5 Indicadores da Qualidade “Os indicadores de qualidade possibilitam, de forma simples e acessível, identificar o que vai bem e o que vai mal na escola, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.”

6 Indicadores da Qualidade na Educação

7 Dimensão 2 Prática pedagógica e avaliação  Projeto político-pedagógico definido e conhecido por todos.  Planejamento.  Contextualização.  Prática pedagógica inclusiva.  Formas variadas e transparentes de avaliação dos estudantes.  Monitoramento da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes.

8  Projeto político-pedagógico definido e conhecido por todos. 1.1 A escola possui um projeto político-pedagógico escrito (em forma de documento)? 1.2 Professores, pais, alunos, diretor, funcionários e outros membros da comunidade escolar participaram ativamente da elaboração do projeto político pedagógico da escola? 1.3 Todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem o projeto-pedagógico da escola? 1.4 O projeto político-pedagógico da escola é coerente com a Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais?

9  Planejamento 2.1 Os professores planejam regularmente suas aulas? 2.2 Os professores trocam ideias entre si para planejar as aulas? 2.3 O planejamento prevê o uso de diferentes recursos pedagógicos (internet, jornais, revistas, livros diversos, obras de arte, filmes) em sala de aula? 2.4 Os professores procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo? 2.5 Os professores ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas?

10  Contextualização 3.1 Professores e alunos realizam atividades de estudo do ambiente educativo do ambiente do entorno da escola? 3.2 Professores e alunos desenvolvem atividades para resolver problemas que percebem no entorno da escola? 3.3 A escola promove visitas no bairro e na cidade para que os alunos conheçam e aprendam a usar os equipamentos públicos da região? 3.4 Os professores relacionam os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula com a vida cotidiana dos seus alunos? 3.5 Temáticas importantes para o processo educativo de adolescentes e jovens são tratados na escola com os alunos que estão nessa fase da vida?

11  Prática pedagógica inclusiva 4.1 Alunos com deficiência recebem apoio individualizado? 4.2 No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender? 4.3 A escola cuida para que todos os alunos recebam a mesma atenção em sala de aula?

12  Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos 5.1 Os professores fazem uso de diferentes atividades para avaliar os alunos? 5.2 Os alunos são informados das razões pelas quais tiram esta ou aquela nota ou por que foram aprovados ou reprovados? 5.3 Os alunos são orientados pelos professores a fazer auto-avaliação? 5.4 Os alunos são informados sobre os conteúdos nos quais progrediram e em quais precisam estudar e avançar mais?

13  Monitoramento da prática pedagógica e da aprendizagem dos alunos 6.1 Os professores observam a progressão dos alunos e quais as dificuldades de cada um deles? 6.2 A escola conta com profissionais de apoio pedagógico? 6.3 A escola promove reuniões periódicas entre os professores, pedagogos e direção para discutir assuntos relativos ao cumprimento do planejamento? 6.4 A escola promove reuniões periódicas entre os professores, diretor, pedagogos e pais para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos? 6.5 As decisões sobre a reprovação ou reagrupamento de alunos são discutidas por todos os professores? 6.6 Existe um procedimento formalizado para avaliar o resultado do trabalho de todos os profissionais da escola?

14 Projeto de aproveitamento de carga horária em caráter excepcional Os procedimentos para implementação Período: do 16° até o 45° dia de substituição.

15 PESQUISA SOBRE O BRINCAR A PESQUISA SOBRE O BRINCAR visa apresentar uma proposta de investigação junto as Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no que diz respeito as suas propostas de trabalho com o brincar, considerando os jogos e as brincadeiras propostos às crianças de 0 a 8 anos de idade.

16 FINALIDADE A pesquisa sobre o Brincar tem a finalidade de buscar a caracterização e análise das propostas voltadas para o trabalho com jogos e brincadeiras (materiais, tempos, espaços, concepções) desenvolvidas pelas escolas de Educação Infantil e 1º ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Contagem.

17 OBJETIVOS Analisar a organização, a utilização de espaços, tempos e materiais, bem como os trabalhos desenvolvidos com jogos, brincadeiras e brinquedos nas instituições de Educação Infantil e 1º. Ciclo do Ensino Fundamental. Analisar os processos de aquisição de brinquedos realizados pelas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Formular critérios para seleção e aquisição de brinquedos pelas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sensibilizar as escolas para a importância de se planejar a compra e o uso de jogos e brinquedos.

18 QUESTIONÁRIOS Questionário do Dirigente Escolar. Questionário do(a) pedagogo(a). Questionário do(a) professor(a): 1 professor(a) para cada ano do 1° ciclo, por turno. Categorização de brinquedos e materiais.

19 CRONOGRAMA - PESQUISA BRINCAR – 1° CICLO AÇÕES DATA/ PERÍODO RESPONSÁVEL(IS) Apresentação da proposta de pesquisa GT de pedagogos(as)Comissão (SEDUC) Aplicação dos questionários 28/03 a 08/04/2011 Dirigentes, pedagogos(as) professoras Devolução dos questionários à Diretoria de Ensino Fundamental – sala 14 – SEDUC 11/04/2011Escola Apresentação do relatório final, no Ciclo de debates da alfabetização. 22/11/2011NALC e EI

20 Informes Boletim de Avaliação Escolar Sugestões de alterações do instrumento para comunicar aos pais o resultado do estudante.


Carregar ppt "GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google