A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1

2 Educação Infantil 2 A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade.

3 A proposta de trabalho para a Educação Infantil da Rede Salesiana de Escolas está fundamentada em princípios da educação sócio política, tendo como aspectos centrais, a formação integral do ser humano no que se refere à: identidade, cooperação, cidadania, solidariedade e justiça. 3

4 Para fundamentar esta Proposta Pedagógica Curricular, os autores usaram os Referenciais Curriculares da Educação Infantil e os pilares da Pedagogia Salesiana, de acordo com princípios que contribuem para a cidadania: 4

5 O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc. 5

6 O direito das crianças de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. 6

7 Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. 7

8 A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem qualquer discriminação. 8

9 O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. 9

10 Concepções da Proposta Pedagógica Curricular: As crianças brasileiras como sujeitos de direitos A formação do educador da infância As relações entre o educar e o cuidar A importância do brincar na infância A construção dos conhecimentos pelas crianças através das interações com as pessoas e com o meio Aprendizagens significativas Resolução de problemas Áreas do Conhecimento (Componentes Curriculares) Os Projetos 10

11 Áreas de Conhecimento Linguagem Oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Música, Movimento, Informática e Ensino Religioso. 11

12 Espaço Físico Horta Brinquedoteca Pula-pula Parquinhos Gramado Brinquedos Sala de vídeo Cozinha Quadras Esportivas 12

13 Vale observar que as crianças realizam as atividades de forma individual, ou em pequenos grupos. 13

14 Família - Escola Oficinas Para Casa Pesquisas Projeto Literário 14

15 Proposta Política Pedagógica Pastoral 2012 – Vida de Dom Bosco Campanha da Fraternidade 2012 Acolhidas, aula de Ensino Religioso e teatros. Páscoa - Partilha Semana da Criança Solidária Festival de Arte e Cultura 15

16 Projeto Saber A ENSA adota um acompanhamento individual e o apoio no acompanhamento de crianças com dificuldades na aprendizagem. Reunião individual com a família, para entender as verdadeiras necessidades da criança; Estabelecer acompanhamento tendo como foco o crescimento no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança; Acompanhamento individual e atividades cooperativas. 16

17 Projeto Alimentação Saudável Motivar uma alimentação saudável; Oferecer um cardápio como sugestão; Lanches coletivos - partilha; Atividades culinárias na escola; Saladas de frutas. Sugerimos: Sucos nos lanches de aniversário; Trocar a sacolinha de guloseimas por estímulos escolares. 17

18 Projeto Literário - Interdisciplinar Leitura de livros da biblioteca da escola, estimulando a participação da família neste processo, Rodízio de livros da biblioteca de sala de aula, através de registro e reconto, Escolha de livros para um projeto interdisciplinar, Finalizando com a Tarde Literária no final de novembro e registros no portfólio. Objetivo: Estimular a leitura de variados livros e abordar diversos assuntos, Envolver as famílias no processo de leitura das crianças. 18

19 Projeto Solidário Sexta-feira – Dia do Brinquedo Aprendendo a dividir, Campanhas solidárias durante o ano (agasalho e brinquedos), Reflexões de respeito às diversidades, Diálogo individual, através das intervenções devido aos conflitos, Acompanhamento nas atividades coletivas, Semana da Criança Solidária, Estímulos ecologicamente corretos, Hábitos saudáveis, Oficinas e atividades de socialização. 19

20 Reuniões durante a ano As famílias serão solicitadas quando necessário. Reuniões trimestrais – por turma (14/02, 12/05, 11/09) Reuniões individuais: 07/07 e 07/12. 20

21 A ENSA é uma escola para PENSAR, SENTIR E AGIR 21


Carregar ppt "Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google