A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA Apresentação: Eugênia da Silva Pereira

2 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS O Projeto Cisterna na Escola é vinculado ao Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC da Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA; Dentre as entidades que executam este Projeto no semiárido brasileiro está o Centro de Agroecologia no Semiárido – CASA; O CASA executou o Projeto em três municípios da microrregião de Guanambi: Pindaí, Palmas de Monte Alto e Tanque Novo.

3 O Projeto Cisternas nas Escolas busca levar água potável para as escolas do campo, mas acima de tudo, utilizar a cisterna como um elemento pedagógico para que a escola promova uma educação contextualizada com a realidade do campo. OBJETIVO DO PROJETO (ASA,2010)

4 COMPONENTES DO P1MC O P1MC é composto por 7 componentes, independente de qual projeto. São eles: 1 – Mobilização; 2 – Cadastramento e seleção; 3 – Capacitação; 4 – Controle Social; 5 – Comunicação; 6 – Fortalecimento da sociedade civil; 7 – Construção.

5 EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA É uma educação que, partindo e valorizando a realidade onde as pessoas vivem e se inserem, construa conhecimentos para melhorar a realidade e torná-la mais desenvolvida. (ASA, 2010)

6 A PROPOSTA PARA O SEMIÁRIDO A Educação Contextualizada para convivência com o semiárido trabalha na perspectiva de uma educação que respeite e valorize os contextos, as identidades, a cultura e diversidade dessa região. (ASA, 2010)

7 PRINCÍPIO METODOLÓGICO DA PESQUISA; PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA VALORIZAÇÃO DOS DIFERENTES SABERES; PRINCÍPIO DA MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS; PRINCÍPIOS ÉTICOS DA AUTONOMIA, DA RESPONSABILIDADE E DO RESPEITO AO BEM COMUM; PRINCÍPIOS POLÍTICOS DOS DIREITOS E DEVERES DA CIDADANIA. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA (SILVA, 2005)

8 QUAL É A EDUCAÇÃO RURAL QUE QUEREMOS? As propostas pedagógicas das escolas do campo, respeitadas as diferenças e o direito à igualdade e cumprindo imediata e plenamente o estabelecido nos artigos 23, 26 e 28 da LDB 9394/96, contemplarão a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero e etnia. (CNE, 2002 apud SILVA, 2005)

9 (SILVA, 2005)

10 O QUE A ESCOLA DEVE FAZER PARA TERMOS UM SEMIÁRIDO DIFERENTE? VALORIZAR A CULTURA LOCAL; PROBLEMATIZAR QUESTÕES COTIDIANAS; TRABALHAR DE FORMA INTER E TRANSDISCIPLINAR; PARTIR DE TEMAS GERADORES; REPENSAR O PAPEL DA ESCOLA; CONSTRUIR UMA VISÃO POSITIVA DO LUGAR.

11 CENTRO DE AGROECOLOGIA NO SEMIÁRIDO e o PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS nos municípios de Palmas de Monte Alto, Pindaí e Tanque Novo/BA.


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google