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Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.

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Apresentação em tema: "Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo e Ensino de Ciências

2 Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto sócio cultural, relações de poder, aspectos políticos Identidade, Flexibilização x padronização, homogeneidade, contexto dos alunos, inclusão Conteúdos, epistemologia Interdisciplinaridade Formação Práticas na escola Ações do professor Aplicabilidade Currículo oculto Concepções de aprendizagem, didática, competências e habilidades, avaliação Interpretações, Coletivo, percepções do professor Currículo oficial Planejamento

3 (B) Construção tipo “mapa”: Currículo como conjunto de práticas escolares, alunos e professores, cotidianos Currículo como expressão do papel da educação e da função da escola, relacionado às políticas educacionais, processo de dominação/reprodução, etc. Currículo como organização, planejamento, projeto, prescrição, texto-proposição, discurso de princípios organizativos, independente dos critérios para isso. Currículo proposto, currículo oculto, currículo vivido (Lopes/Macedo) Currículo como fato e currículo como prática (Goodson) Currículo oculto (Apple) Diferentes autores:

4 Abordagens selecionadas: Currículo e cultura, currículo como conjunto de práticas. Currículo em suas relações com a natureza, a seleção e as abordagens do conhecimento. Currículo em suas relações com as políticas educacionais.

5 Teoria do currículo: o que é isto? (Tomaz Tadeu da Silva) 11 Currículo e Cultura (Forquin) 5 Propostas pedagógicas ou curriculares. Subsídios para uma leitura crítica (Sonia Kramer) 5 Currículo, utopia e pós-modernidade (Antonio Flavio Barbosa Moreira) 3 Currículo: teoria e história (Goodson) 3 Experiências de inovação educativa: O currículo na prática da escola (Arroyo) 2 O currículo: uma reflexão sobre a prática (Sacristán) 1 Leituras sobre currículo

6 Quais fatores deve-se considerar para a escolha do objetivo do currículo? Quais os parâmetros para a escolha (seleção) dos conhecimentos que farão parte de um currículo? De que modo os critérios de seleção de conteúdos podem contribuir para a formação heterogênea dos grupos? Quais as dimensões exploradas pela perspectiva pós-moderna? Qual (is) o(s) papel(eis) dos conhecimentos específicos na perspectiva pós moderna? É possível pensar um currículo que seja planejado (oficial) e que tenha características modernas e pós modernas? Como inserir novas demandas em currículos amarrados? O currículo tem que ser analisado como “categoria estanque”? Como ultrapassar o problema dos paradigmas psicopedagógicos? (Vygotsky) Qual a relação do currículo escolar com a educação não formal?´ Como o processo histórico influencia na construção do currículo? Questões sobre currículo

7 Políticas educacionais Conjunto amplo de orientações, com representações legais: Diretrizes e parâmetros. Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) Formas de financiamento, políticas de apoio específicas, Incentivo a projetos bem caracterizados Estudos e reconhecimento da realidade nacional

8 Resoluções atuais para o Ensino Médio RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

9 Introdução (145) Direito à Educação (150) Educação com qualidade social (151) O Ensino Médio no Brasil Os sujeitos/estudantes do Ensino Médio As juventudes. Os estudantes do Ensino Médio. Os estudantes do (EJA). Os estudantes indígenas, do campo e quilombolas. Os estudantes da Educação Especial Pressupostos e fundamentos para um Ensino Médio da qualidade social Trabalho, ciência, tecnologia e cultura: dimensões da formação humana O trabalho como princípio educativo. Pesquisa como princípio pedagógico Direitos humanos como princípio norteador Sustentabilidade ambiental como meta universal Desafios do Ensino Médio Função do Ensino Médio no marco legal. Identidade e diversificação no Ensino Médio. Ensino Médio e profissionalização. Formação e condição docente Gestão democrática. Avaliação do Ensino Médio Projeto Político Pedagógico e organização curricular Projeto Político Pedagógico. Currículo e trabalho pedagógico. Organização curricular do ensino médio. Base nacional comum e parte diversificada: integralidade. Formas de oferta e de organização do Ensino Médio Pressupostos: Educação como direito Público alvo: os jovens estudantes Objetivos educacionais Função da escola Organização PARECER, CNE - 2011 Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

10 RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Objeto e referencial Objeto (Art. 1 e 2) Referencial legal e conceitual (Art. 3 a 6) Organização curricular e formas de oferta Organização curricular (Art. 7 a 13) Formas de oferta e organização (Art. 14) Do Projeto político-pedagógico e sistemas de ensino Do projeto político-pedagógico (Art. 15 e 16) Dos sistemas de ensino (Art. 17 a 23)

11 Art. 6 O currículo é conceituado como a proposta de ação educativa constituída pela seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e sócio-afetivas. (2012) Art. 1 As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM se constituem num conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização pedagógica e curricular de cada unidade escolar integrante dos diversos sistemas de ensino, em atendimento ao que manda a lei, tendo em vista vincular a educação com o mundo do trabalho e a prática social, consolidando a preparação para o exercício da cidadania e propiciando preparação básica para o trabalho. (1998) O que é currículo (2012) e (1998)

12 Art. 3 O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos. Art. 5 Bases I. formação integral do estudante II. trabalho como princípio educativo, pesquisa como princípio pedagógico. III. educação em direitos humanos como princípio nacional norteador. IV. sustentabilidade como meta universal V. indissocialbildade entre educação e prática social,... entre teoria e prática.. VI. integração de conhecimentos: interdisciplinaridade e da contextualização; VII - reconhecimento e aceitação da diversidade dos sujeitos, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Art. 13 A proposição curricular deve ter presente I - trabalho, ciência, tecnologia e cultura como eixos integradores II - o trabalho como princípio educativo III - a pesquisa como princípio pedagógico, IV - os direitos humanos como princípio norteador V – sustentabilidade como meta universal RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

13 IX - os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos; X - além de seleção criteriosa de saberes, em termos de quantidade, pertinência e relevância, deve ser equilibrada sua distribuição ao longo do curso, para evitar fragmentação e congestionamento com número excessivo de componentes em cada tempo da organização escolar; (Incisos do Art.14)

14 Mudanças Saem as Competências, entram os Direitos... Permanecem Interdisciplinaridade e Contextualização 19982012

15 Que critérios são apresentados como possibilidades para uma seleção do conhecimento científico a ser introduzido nas escolas (Física, Química ou Biologia) a ser ensinado? COMO IDENTIFICAR (ou não), NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, POSSÍVEIS CRITÉRIOS PARA DECIDIR O QUÊ ENSINAR?


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