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PublicouIsaque Santiago Godoi Alterado mais de 8 anos atrás
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Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho PPGTE/UTFPRdomingos@utfpr.edu.br
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Objeto de Estudo e Projetos de Referência Rede Pública Estadual de Educação do Paraná SEED: Departamento de Educação e Trabalho (DET) 2003 a 2010 Projetos de Pesquisa - CNPq: Expansão e reconfiguração da educação profissional (PPGTE/UTFPR) Ed. Ciências Humanas e Sociais: 2006 a 2008 Produtividade de Pesquisa: 2009 a 2011 Projeto de Pesquisa PROEJA – CAPES/SETEC: 2007 a 2011 Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná (UTFPR / UFPR / UNIOESTE)
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Trabalhos de Doutorado e Mestrado no âmbito destes projetos Teses de Doutorado: Defendidas: 1 Em desenvolvimento: 4 Dissertações de Mestrado: Defendidas: 23 Em desenvolvimento: 7
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Temas principais das pesquisas de doutorado e mestrado Currículo Integrado: 11 Trabalho como principio educativo: 6 Formação de professores: 6 Evasão, permanência e conclusão: 5 Avaliação de resultados e institucional: 2 Egressos: 2 Mudanças no mundo do trabalho: 1 Recursos didáticos: 1 Contribuições da psicologia histórico-cultural: 1
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A Rede Estadual de Educação do Paraná Antecedentes Gestão anterior (1996-2002): Privatização Desregulamentação Precarização Educação profissional: Separação EM/EP em 2006 (PROEM, antes do 2208/97) Fechamento de Colégios Técnicos, Agrícolas, Magistério Terceirização
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A Rede Estadual de Educação do Paraná Marcos política educacional (2003 a 2011) Ampliação e qualificação da oferta pública Rompimento do Acordo com BM Estrutura Física Contratação e formação de professores Retomada e Expansão da Educação Profissional Criação do DEP, em 2003 (DET, em 2007) Oferta prioritária: Ensino Médio Integrado Ruptura com a organização curricular por competências (em todos os níveis e modalidades) Assumir o PROEJA como política pública (2007 )
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A construção da Educação Profissional Integrada - Qual educação profissional? - Qual integração? - Quais desafios? - Limites, possibilidades e prioridades [PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, 2003 a 2005]
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DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1.TOMAR O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. 2. INTEGRAR CONHECIMENTO BÁSICO E APLICADO 3. RELACIONAR TEORIA/PRÁTICA E PARTE/TOTALIDADE 4. INTEGRAR AS DIMENSÕES DISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006].
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DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 5.CONTEMPLAR OS CONTEÚDOS E HABILIDADES DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO 6. INTEGRAR OS CONTEÚDOS SÓCIO-HISTÓRICOS AOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS 7. CONTEMPLAR OS CONTEÚDOS CULTURAIS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006].
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DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “A política de retomada da Educação Profissional no Estado, implementada a partir de 2003, assume uma concepção para essa modalidade que rompe com a dimensão que a articula diretamente ao mercado de trabalho e a questão da empregabilidade e laboralidade, assumindo compromisso com a formação humana dos alunos, a qual requer a apreensão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e histórico-sociais pela via escolarizada” [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006, p.12].
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - PROEJA “A perspectiva de integração tem como horizonte a universalização da educação básica, aliada à formação para o mundo do trabalho, com atendimento específico a jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas, o que aponta para além de um programa, ou seja, para uma política pública de integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.” [Fonte: Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Documento Orientador, SEED, 2007, p.11].
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NÚMEROS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ - SEED Geral: - 96 mil alunos - 400 cursos técnicos - 339 colégios - 170 municípios PROEJA Médio integrado: - 2463 alunos, 58 cursos, 54 colégios, 37 municípios.
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Matrículas em Educação Profissional/ano – SEED/PR
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Desafios na construção do Currículo Integrado Dimensões da integração - Formal - Operacional - Conceitual
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Currículo Integrado: dimensão formal Integração Formal (aspectos jurídico-normativos) Educação Básica (média) e Educação Profissional Integrar = curso único / matrícula única
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Currículo Integrado: dimensão operacional Integração Operacional (aspectos organizacionais e da prática pedagógica) 1. Estrutura Curricular Integrar = “grade” curricular única 2. Eixos integradores Integrar = “fazer aparecer” nos conteúdos conceitos de trabalho, cultura, ciência e tecnologia 3. Tempos e espaços pedagógicos Integrar = “convivência” de professores do “núcleo comum” e do “núcleo específico”; Integrar = “quebrar” fronteiras das disciplinas: inter / multi / transdisciplinaridade; avaliações compartilhadas
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Currículo Integrado: dimensão conceitual Integração Conceitual (aspectos ontológicos e epistemológicos) 1. Dimensão Ontológica Integrar = unidade entre produção material e intelectual da vida = trabalho e produção do conhecimento (cultura, tecnologia e ciência) 2. Dimensão Epistemológica Integrar = relação entre parte e totalidade = relação entre conhecimentos gerais e específicos = relação entre teoria e prática
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