A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
Inep Comunidade Educativa Cedac Fundação Itaú Social

2 Apresentação Contexto Provinha Brasil Sistema Provinha Brasil
Analise Pedagógica por Relatórios e Contribuições

3 Provinha Brasil A Provinha Brasil tem sido aplicada em todo o Brasil desde 2008, atendendo a uma das diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que indica a necessidade de alfabetizar as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino até os oito anos de idade. Objetivo Realizar o diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos, em Língua Portuguesa e Matemática, após um ano de estudos no Ensino Fundamental. Quando é aplicada? A cada ano, em duas etapas: ao início do 2º ano de escolarização e ao final desse mesmo ano letivo. Sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de abril, e o Teste 2, até o final de novembro

4 O que é avaliado? As habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento e Matemática. Como é aplicada e corrigida? Pelos próprios professores ou por pessoas indicadas pela Secretaria de Educação, o que permite a apuração e acesso rápido a seus resultados, facilitando o planejamento de ações que atendam às necessidades dos alunos. Como organizar os dados dessa correção?

5 Qual o uso feito atualmente pelos professores e pelas equipes gestoras das escolas e das Secretarias, em relação aos resultados da Provinha Brasil?

6 Sistema Provinha Brasil
Sistema on-line gratuito oferecido pelo Inep Objetivo: registro de dados e produção de relatórios eletrônicos que auxiliem a análise e a intervenção pedagógica das escolas e redes de ensino Uso não obrigatório: a adoção do Sistema é uma decisão da rede municipal de educação

7 Sistema da Provinha Brasil
Perfis de Usuário Secretaria Estadual: Interlocutor Estadual Secretaria Municipal: Interlocutor Municipal Cadastro da Equipe da Secretaria Municipal e Diretores Escolares Geração de Relatórios por escola e rede Diretor da Escola: Equipe de gestão escolar e equipe pedagógica Professor da Escola: Professores de 2º ano

8 Sistema da Provinha Brasil
Etapas de utilização para a escola Acesso ao Sistema Cadastro dos usuários Formação das turmas Lançamento dos dados Geração dos relatórios

9 Sistema da Provinha Brasil
Acesso ao Sistema Endereço: Usuário: CPF Senha: Interlocutor municipal: senha recebida por Diretores: senha Educacenso, senha sistema ANA ou fazer um novo cadastro

10 Sistema da Provinha Brasil
2) Cadastro dos usuários (Responsáveis: Secretaria Municipal e Diretores) Informações necessárias: CPF do usuário válido para recebimento da senha temporária Definição do perfil do usuário: Diretor: Diretor, Equipe de gestão escolar e Equipe pedagógica Professor: professores de 2º ano do Ensino Fundamental Vinculação da entidade: Vincular o usuário à Escola

11 Sistema da Provinha Brasil
3) Formação das turmas de 2º ano (Responsáveis: em regra, somente o Diretor) Dar nome à turma: Por exemplo: 2º ano A Incluir os alunos na turma: A lista de alunos é composta pelos estudantes da escola que estavam matriculados no 1º ano em 2013, de acordo com o Censo da Educação Básica. Em 2014, a maioria deles está no 2º ano. Alunos que não aparecem na lista devem ser pesquisados no Sistema. Alunos que não forem encontrados na pesquisa não podem ser incluídos. Incluir professor na turma: Para ser incluído como professor, o usuário deverá já ter sido cadastrado pelo diretor.

12 Sistema da Provinha Brasil
4) Lançamento de resultados (Responsáveis: em regra, somente Diretor e Professor) Escolher a prova, a turma e o aluno. Registrar no Sistema a resposta do aluno em cada uma das 20 questões. Se o aluno tiver faltado no dia de aplicação da Provinha, marcar como “ausente” no Sistema. Repetir o procedimento para todos os alunos.

13 Sistema da Provinha Brasil
4) Geração de Relatórios Escolher o tipo de Relatório: Possibilidades: Por aluno Gerar gráfico Por turma Gerar planilha excel Por escola Imprimir Por rede Por questão (análise pedagógica do erro)

14 Sistema da Provinha Brasil
Prazo para lançamento dos dados da Provinha 2014/1: 30 de setembro de 2014 Contato para dúvidas e sugestões Telefones: (61) ; ; ; Mais informações no Portal do Inep:

15 Sistema da Provinha Brasil
Simulação de uso do Sistema

16 Relatório de Rede

17 Fazer a leitura do relatório coletivamente e problematizar quais perguntas essas informações trazem para a secretaria de educação.

18 Considerações: Nesse relatório, é possível ter uma visão geral da rede a respeito do nível de desempenho e de participação de cada escola/turma. Quais são os observáveis considerando a análise do relatório? Os resultados apoiam a secretaria na tomada de decisões sobre as prioridades a serem asseguradas nas condições de ensino e na formação dos profissionais.

19 Questões para a secretaria
Considerando o nível de alfabetização de cada escola, qual seria a meta de resultado da rede para a 2a aplicação da Provinha? Quais estratégias precisam ser planejadas para ampliação do percentual de alunos participantes? Como o a SEC irá apoiar as escolas para os alunos com mais dificuldades? Como trabalhar com os diretores para favorecer a melhora do desempenho da rede? Considerando o resultado de desempenho das duas escolas, o que precisa ser investido na formação dos professores para ampliação da concepção de alfabetização?

20 Relatório da turma - nível de desempenho

21

22

23 Considerações: Nesse relatório, é possível ter uma visão geral a respeito do nível de desempenho de cada turma. Quais são os observáveis considerando a análise do relatório? Os resultados apoiam a secretaria, a escola e os professores de cada turma na tomada de decisões sobre as prioridades a serem asseguradas nas condições de ensino e no planejamento.

24 Questão para a secretaria
Como acompanhar o trabalho das escolas no alcance da meta da rede? Questões para os diretores e coordenadores das escolas Qual a turma precisa de apoio e orientação especial? Quais os ajustes são necessários no acompanhamento desses alunos? Quais os ajustes são necessários no plano de formação dos professores? Considerando o nível de alfabetização da sua escola, qual seria a meta para a aplicação da 2ª provinha? Que ajustes serão necessários no acompanhamento e apoio aos professores? Questões para os professores Como o planejamento das aulas pode atender a essas necessidades de aprendizagem desta classe? Como acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens da classe e de cada aluno?

25 Relatório do aluno - nível de desempenho

26

27 Considerações: Nesse relatório, é possível verificar a quantidade de acertos de cada aluno, seu nível de desempenho, a questão, o gabarito, a resposta do aluno e também a descrição das habilidades de cada item. Quais são os observáveis considerando a análise do relatório? Observar o que os resultados indicam sobre cada um dos alunos, provocando um processo de reflexão contínua sobre: O que cada aluno já sabe? O que ainda precisam aprender? Quais estratégias de ensino precisam ser priorizadas para atender às necessidades desses alunos? Como acompanhar os alunos que apresentam maiores dificuldades para aprender? Como organizar o planejamento considerando a diversidade da classe?

28 Relatório por item da Prova

29

30 Questão 2 – Provinha Brasil 2014/1
Comentário do item: O item avalia a habilidade de identificar as letras do alfabeto. As crianças que assinalaram as alternativas (C) e (D), possivelmente, confundiram-se devido à semelhança gráfica apresentada entre as letras M e A com o V. As crianças que assinalaram a alternativa (B) demonstram que ainda não fazem a devida distinção entre os fonemas V e F dada a proximidade sonora existente entre eles. Questão que erraram mais.

31 Questão 15 – Provinha Brasil 2014/1
Comentário do item: O item avalia a habilidade de o aluno localizar informações explícitas no texto. Ao marcar as alternativas (A), (C) ou (D), o aluno demonstra que não compreendeu a informação, respondendo apenas com base em elementos do texto. Ao marcar a alternativa (B), o aluno demonstra que conseguiu localizar a informação corretamente.

32

33 Considerações: Nesse relatório, é possível verificar o percentual de acerto por escola , indicando o descritor da Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização de Língua Portuguesa relacionado, possibilitando realizar a análise dos erros mais cometidos pelos alunos. Quais são os observáveis considerando a análise do relatório: O que o aluno precisa saber para resolver a questão? O que o professor precisa ensinar para que o aluno tenha esses conhecimentos? O que precisa ser assegurado cotidianamente no planejamento do professor considerando o desenvolvimento desta habilidade e competências pelos alunos?

34 Análise do item 15: Eixo da matriz de referência para avaliação de Alfabetização e Letramento Inicial: Leitura Habilidade/Descritor (D6): Localizar informações explícitas em textos. Detalhamento da habilidade (D6.1) – Localizar informações em diferentes gêneros textuais, com diferentes tamanhos e estruturas e com distintos graus de evidência da informação, exigindo, em alguns casos, relacionar dados do texto para chegar a resposta correta.

35 O que o aluno precisa saber para resolver a questão?
Localizar informações no texto (D6) Reconhecer o assunto do texto (D7) Identificar a finalidade do texto (D8) Estabelecer relação entre as partes do texto (D9)

36 O que o professor precisa ensinar para que o aluno tenha esses conhecimentos?
Propor situações de leitura por si mesmos, ainda que não saibam ler convencionalmente Propor situações de manuseio e observação de materiais impressos como textos expositivos-descritivos como fontes de informação Propor situações de valorização da leitura como fonte de informação Utilizar escrita para registro de informações

37 O que precisa ser assegurado cotidianamente no planejamento do professor considerando o desenvolvimento desta habilidade e competências pelos alunos? Definição de metas para o desenvolvimento das habilidades de leitura ao longo do ano; Atividades permanentes de leitura na rotina de trabalho pedagógico Elaboração de sequencias didáticas e projetos privilegiando leitura de textos relacionados ao mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero; Seleção de procedimentos e estratégias de leitura para os alunos tomarem consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação. Familiarização com materiais de pesquisa


Carregar ppt "Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google