A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados."— Transcrição da apresentação:

1 SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados

2 2º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL

3 Quais são as suas expectativas em relação à Oficina de Apropriação de Resultados?

4 Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5

5 META 1 – PNE Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré- escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE. Estratégia 1.6 da META 1 Implantar, até o segundo ano da vigência deste PNE, avaliação da Educação Infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes. Disponível em:. Acesso em: 28 mar. 2016.

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

7 É formada por um conjunto de habilidades que tem como fonte as Orientações Curriculares da rede e dá origem aos itens que compõem os testes das avaliações em larga escala. Pode ser compreendida como um recorte do currículo e, por isso, não deve ser confundida com o mesmo.

8 TÓPICO: agrupamento de um conjunto de habilidades indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. COMPETÊNCIA: subdivisão do tópico. DESCRITORES: detalhamento das habilidades

9 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

10 É uma “questão” do teste de proficiência. É unidimensional. Pode ser dicotômico ou politômico. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele.

11 Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item Comando: texto relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada Distratores: alternativas incorretas, mas plausíveis, porque devem referir-se a raciocínios possíveis Gabarito: alternativa correta.

12 D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o estudante deve escrever o nome da figura apresentada. Foram apresentadas duas imagens ao todo.

13 D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o Aplicador dita a palavra que deve ser escrita pelo estudante. Foram ditadas duas palavras ao todo.

14 D25 ESCREVER FRASES Os estudantes escutam uma frase ditada pelo Aplicador, a qual, de modo geral, se organiza em ordem direta (Sujeito + verbo + complemento), sem serem muito longas.

15 D25 ESCREVER FRASES Outra forma de avaliar essa habilidade é através da apresentação de uma imagem aos estudantes, a partir da qual se solicita a escrita de uma frase coerente com a cena observada.

16 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

17 Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

18 LEITURA

19

20

21

22

23

24

25 ESCRITA

26

27 PACOTE

28

29

30

31

32

33

34

35

36 ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO RECUPERAÇÃO REFORÇO APROFUNDAMENTO DESAFIO

37 A compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação educacional externa em larga escala requerem o entendimento das informações coletas pelo instrumento. Atualmente, há duas formas de produzir a medida de desempenho de alunos submetidos aos testes. Você sabe quais são elas? TCT Teoria Clássica dos Testes TRI Teoria de Resposta ao Item

38 Além dos Resultados de Desempenho, produzimos informações relativas aos Fatores Associados. Os denominados Fatores Contextuais são investigados a partir do instrumento questionário. Quais fatores são considerados nos questionários contextuais? EXTRAESCOLARES Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais INTRAESCOLARES Gestão e administração Práticas pedagógicas Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

39

40 A apropriação dos resultados requer conhecimento sobre os canais de divulgação. VOCÊ SABE ONDE ESTÃO/SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO SAETHE?

41 Atualmente, a Secretaria, em parceria com o CAEd, divulga informações para a interpretação dos resultados nas revistas da Coleção SAETHE, presente no site: www.saethe.caedufjf.net

42

43 REVISTA PEDAGÓGICA Direcionadas aos professores da disciplina/etapa de escolaridade e à equipe pedagógica da escola. Apresentam informações pedagógicas, estudos de caso relacionados à prática pedagógica dos educadores e textos que tratam de temas da área avaliada. Veiculam o resultado da escola: os volumes são divididos por disciplina/etapa de escolaridade avaliada.

44 Resultados por Escola (TRI)

45 Componentes do Resultado por Escola (TRI) Identificação da Escola e do Resultado Escola. Município Zona. Etapa. Disciplina. Níveis de Resultado – Proficiência média, participação, evolução do percentual de alunos por Padrão de Desempenho Resultado da Rede. Resultado da Zona. Resultado da Escola.

46 Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Em cada agrupamento: Rede, Zona e Escola. Distribuição por Padrões de Desempenho. Componentes do Resultado por Escola (TRI)

47

48

49

50

51 Resultados por Aluno (TCT)

52 Descritores avaliados, número de acertos e número de itens apresentados no teste de cada estudante Percentual Médio de Acertos, Categoria de Desempenho, Proficiência e Padrão de Desempenho Componentes do Resultado por Aluno (TCT)

53 ATENÇÃO, no painel de Resultados por Aluno (TCT), entenda: Identifica, por meio de cores diferentes, o quartil de categoria de desempenho em que o estudante está alocado – até 25% de acerto, de 25% até 50% de acerto, de 50% até 75% de acerto e acima de 75% de acerto. Categoria de Desempenho Identifica o Padrão de Desempenho em que o estudante está alocado, de acordo com Proficiência Média alcançada por ele. Os Padrões possuem nomenclaturas próprias, conforme os cortes na Escala de Proficiência. Padrão de Desempenho

54 Análise de Resultados por Escola (TRI)

55 O objetivo desse primeiro passo é contribuir com um levantamento das informações produzidas sobre a sua escola, bem como de toda a rede. Trata-se de uma caracterização da escola com base nos resultados da avaliação nas ultimas edições do SAETHE.

56

57 Análise dos Resultados por Aluno (TCT)

58 Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Leitura)

59 Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Escrita)

60

61 Por fim, é hora de planejar o futuro. De posse de todas as informações sobre a escola na avaliação do SAETHE, nas últimas edições, sugerimos um roteiro de planejamento que poderá ajudá-lo na elaboração e organização de estratégias para que a, escola como um todo, e cada aluno, em particular, possam apresentar melhor desempenho nas próximas edições do SAETHE.

62

63 E AGORA???

64 capsaethe@caed.ufjf.br


Carregar ppt "SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google