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PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.

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1 PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala e Instrumentos da Avaliação. 2º Momento: Leitura, interpretação e Análise dos Resultados. 2

3 PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. 3

4 PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do direito dos estudantes. 4

5 PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão. Para isso, podemos utilizar os resultados do sistema de avaliação como um instrumento de apoio no trabalho desenvolvido pela rede/escolas. 5

6 PROVA SALVADOR 2014 Gestão para Resultados No sentido de buscar melhores resultados de desempenho dos estudantes ou procurar mantê- los, caso sejam bons, podemos pensar em algumas estratégias: 1.Conhecer os resultados; 2.Analisar e compreender os resultados; 3.Direcionar recursos e esforços; 6

7 PROVA SALVADOR 2014 1. Conhecer os resultados Antes de conhecer os resultados, entretanto, devemos conhecer o sistema e onde/como esses dados estão disponíveis para consulta. 7

8 PROVA SALVADOR 2014 Conhecer o sistema Quais são as etapas do sistema de avaliação? 8

9 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Determinação da população avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI 5 9

10 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz 10

11 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz 11

12 PROVA SALVADOR 2014 ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES Itens

13 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Item 13

14 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Item 14

15 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação 15

16 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 16

17 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 17

18 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 18

19 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 19

20 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 20

21 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 21

22 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 22

23 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 23

24 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 24

25 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 25 Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

26 PROVA SALVADOR 2014 Onde/Como os dados podem ser acessados? 26

27 PROVA SALVADOR 2014 27 Como os dados podem ser acessados? – Revista Impressa; – Acesso ao portal – PROVA SALVADOR

28 PROVA SALVADOR 2014 28 Como os dados podem ser acessados? Acesso ao portal: http://www.provasalvador.caedufjf.net/

29 PROVA SALVADOR 2014 29

30 PROVA SALVADOR 2014 30

31 PROVA SALVADOR 2014 31 Resultados: - Por escola: - foco na TRI; - Por aluno: - foco na TCT.

32 PROVA SALVADOR 2014 32

33 PROVA SALVADOR 2014 33 Selecione as opções: etapa e disciplina Clique aqui para abrir o resultado! Resultado por escola

34 PROVA SALVADOR 2014 34 Resultado por escola: LP 9º EF

35 PROVA SALVADOR 2014 35 Resultado por escola: LP 9º EF

36 PROVA SALVADOR 2014 36 Resultado por escola: LP 9º EF

37 PROVA SALVADOR 2014 37 Resultado por escola: LP 9º EF

38 PROVA SALVADOR 2014 38 Resultado por escola: LP 9º EF

39 PROVA SALVADOR 2014 39 Resultado por aluno Selecione as opções: etapa e disciplina Clique aqui para abrir o resultado! Selecione a turma

40 PROVA SALVADOR 2014 40 Resultado por aluno

41 PROVA SALVADOR 2014 41 Resultado por aluno

42 PROVA SALVADOR 2014 42 Resultado por aluno

43 PROVA SALVADOR 2014 43 Resultado por aluno

44 PROVA SALVADOR 2014 44 Resultado por aluno...

45 PROVA SALVADOR 2014 45 Resultado por aluno (hierarquia escola)

46 PROVA SALVADOR 2014 1. Conhecer os resultados As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso somente aos seus resultados, que são encaminhados pelas revistas impressas e resultados divulgados no site. Os resultados no site também podem ser acessados pela equipe técnica. 46

47 PROVA SALVADOR 2014 Como as intervenções podem ser realizadas?

48 PROVA SALVADOR 2014 48 O trabalho da equipe gestora diretores e coordenadores

49 PROVA SALVADOR 2014 49 O Acesso aos Resultados Como se dá, no ambiente escolar, o acesso e apropriação dos resultados pela equipe gestora (direção e coordenação)? Como seria esse acesso e apropriação dos resultados pela equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

50 PROVA SALVADOR 2014 50 O Acesso aos Resultados Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

51 PROVA SALVADOR 2014 51 Equipe Gestora Os resultados gerais da escola: 1.Etapas avaliadas e percentual de participação; 2.Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; 3.Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina;

52 PROVA SALVADOR 2014 52 Resultado por escola: LP 9º EF

53 PROVA SALVADOR 2014 53 Resultado por escola: LP 9º EF

54 PROVA SALVADOR 2014 54 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observar o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%); Analisar os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%); Pensar em intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola.

55 PROVA SALVADOR 2014 55 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola: – Apresentar o sistema à comunidade; – Apresentar o sistema aos professores; – Inserir o sistema no contexto escolar; – Conhecer os resultados; –...

56 PROVA SALVADOR 2014 56 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observar a proficiência média; Alocar a proficiência média na escala de proficiência Relacionar a proficiência média com o padrão desempenho;

57 PROVA SALVADOR 2014 57

58 PROVA SALVADOR 2014 58

59 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 59

60 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 60

61 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 61

62 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 62

63 PROVA SALVADOR 2014 63 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Refletir sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes e qual era o desenvolvimento esperado (das habilidades) que não foi alcançado nesta avaliação?

64 PROVA SALVADOR 2014 64 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacionar o resultado alcançado com as ações/intervenções de gestão e pedagógicas implementadas na escola;

65 PROVA SALVADOR 2014 65 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Comparar, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: – Com base nos resultados, compreender o desenvolvimento dos estudantes de uma etapa de escolaridade para outra;

66 PROVA SALVADOR 2014 66 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Questionar à equipe pedagógica: – Como possibilitar que os estudantes, que chegarão a esta etapa, desenvolvam as habilidades esperadas? – Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

67 PROVA SALVADOR 2014 67 Resultado por escola: LP 9º EF

68 PROVA SALVADOR 2014 68 Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identificar o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho: – A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

69 PROVA SALVADOR 2014 69 Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

70 PROVA SALVADOR 2014 70 Orientando a equipe pedagógica...

71 PROVA SALVADOR 2014 71 Etapas anteriores e/ou concomitantes à utilização dos dados Leitura dos dados: – Organização em tabelas de leitura; Interpretação e apropriação dos dados: – Relacionar os dados com habilidades e competências;

72 PROVA SALVADOR 2014 72 Leitura dos dados É importante que os professores saibam identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: – As tabelas de leitura auxiliarão nesse processo.

73 PROVA SALVADOR 2014 73 Resultado por escola: LP 9º EF

74 PROVA SALVADOR 2014 74 Organize os dados na tabela...

75 PROVA SALVADOR 2014 75 Organize os dados na tabela...

76 PROVA SALVADOR 2014 76 Organize os dados na tabela...

77 PROVA SALVADOR 2014 77 Resultado por escola: LP 9º EF

78 PROVA SALVADOR 2014 78 Resultado por escola: LP 9º EF

79 PROVA SALVADOR 2014 79 Resultado por escola: LP 9º EF

80 PROVA SALVADOR 2014 80 Organize os dados na tabela...

81 PROVA SALVADOR 2014 81 Organize os dados na tabela...

82 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 82

83 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 83

84 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 84

85 PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 85

86 PROVA SALVADOR 2014 86 Organize os dados na tabela...

87 PROVA SALVADOR 2014 87 Organize os dados na tabela...

88 PROVA SALVADOR 2014 88 Resultado por aluno (hierarquia escola)

89 PROVA SALVADOR 2014 89 Organize os dados na tabela...

90 PROVA SALVADOR 2014 90

91 PROVA SALVADOR 2014 91 Interpretação dos dados Após conhecer e saber diferenciar cada dado, faz-se importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos estudantes: – Saber relacionar às habilidades e competências da matriz (TCT), escala e padrões de desempenho (proficiência).

92 PROVA SALVADOR 2014 92 Interpretação dos dados Exemplo Relacione a proficiência média da escola ao nível de proficiência da escala: – é importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).

93 PROVA SALVADOR 2014 93 Interpretação dos dados Exemplo Relacione a proficiência média da escola com o padrão de desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de estudantes);

94 PROVA SALVADOR 2014 94 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo: Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: – Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? – Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

95 PROVA SALVADOR 2014 Ainda não desenvolveram a habilidade. Começam a desenvolver a competência. Identificam o tema de textos curtos, de linguagem simples, cujo tema vem indicado no título. Identificam o tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Identificam o tema a partir da conjugação das pistas textuais e do conhecimento de mundo do leitor, desde que seja em textos de temática e gênero familiares. Identificam o tema em textos menos familiares que exijam a realização de inferências. Esses estudantes já consolidaram essa habilidade. Escala de Proficiência – Língua Portuguesa

96 PROVA SALVADOR 2014 Aspectos Contextuais Ligados ao Desempenho

97 PROVA SALVADOR 2014 Melhor Desempenho Escolar Atitudes e Práticas Positivas Contexto Institucional Favorável 97

98 PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais O processo de ensino-aprendizagem é mediado por diversos fatores. 98

99 PROVA SALVADOR 2014 99

100 PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais Política Educacional Cultura Institucional Nível Socioeconômico Entorno da Escola Extraescolares 100

101 PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Hábitos de Leitura Intraescolares 101

102 PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Clima Escolar Características institucionais 102

103 PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Gestão Democrática Características institucionais 103

104 PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Práticas Pedagógicas Características institucionais 104

105 PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Hábitos de Leitura Características institucionais 105

106 PROVA SALVADOR 2014 Constatamos As relações entre fatores contextuais e os resultados de desempenho são similares nos diversos sistemas de avaliação com os quais trabalhamos e se sustentam em diferentes circunstâncias. 106

107 PROVA SALVADOR 2014 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. PROVA SALVADOR Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar: escolas e professores utilizam os resultados por escolas e professores como um recurso pedagógico capaz de modificar ou aperfeiçoar o trabalho pedagógico; 107

108 PROVA SALVADOR 2014 Edição5º EF9º EF 2014LP e MAT Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. PROVA SALVADOR 108

109 PROVA SALVADOR 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. 2. Analisar e compreender os resultados 109

110 PROVA SALVADOR 2014 110

111 PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Proficiente 111

112 PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR 112

113 PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Um recorte do padrão... Abaixo do Básico – 10,2% 113

114 PROVA SALVADOR 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 209,6Proficiente47,0 Projeto Escola Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 291,9Avançado21,0 Um exemplo de LP - 5º EF - 2014 114

115 PROVA SALVADOR 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Um exemplo de LP - 5º EF - 2014 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação 8.4117.68891,4 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação 171694,1 Projeto Escola 115

116 PROVA SALVADOR 2014 Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Do mais básico... Ao mais avançado... 116

117 PROVA SALVADOR 2014 Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos. Quais os Desafios? 117

118 PROVA SALVADOR 2014 Avaliação em larga escala Escola e Comunidade www.caed.ufjf.br oficinasecursos@caed.ufjf.br

119 PROVA SALVADOR 2014


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