Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIrene Raphaella Aires Chaves Alterado mais de 8 anos atrás
1
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014
2
Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala e Instrumentos da Avaliação. 2º Momento: Leitura, interpretação e Análise dos Resultados. 2
3
PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. 3
4
PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do direito dos estudantes. 4
5
PROVA SALVADOR 2014 Os Sistemas de Avaliação Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão. Para isso, podemos utilizar os resultados do sistema de avaliação como um instrumento de apoio no trabalho desenvolvido pela rede/escolas. 5
6
PROVA SALVADOR 2014 Gestão para Resultados No sentido de buscar melhores resultados de desempenho dos estudantes ou procurar mantê- los, caso sejam bons, podemos pensar em algumas estratégias: 1.Conhecer os resultados; 2.Analisar e compreender os resultados; 3.Direcionar recursos e esforços; 6
7
PROVA SALVADOR 2014 1. Conhecer os resultados Antes de conhecer os resultados, entretanto, devemos conhecer o sistema e onde/como esses dados estão disponíveis para consulta. 7
8
PROVA SALVADOR 2014 Conhecer o sistema Quais são as etapas do sistema de avaliação? 8
9
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Determinação da população avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI 5 9
10
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz 10
11
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz 11
12
PROVA SALVADOR 2014 ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES Itens
13
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Item 13
14
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Item 14
15
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação 15
16
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 16
17
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 17
18
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 18
19
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho LP 19
20
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 20
21
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 21
22
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 22
23
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 23
24
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho MT 24
25
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 25 Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio
26
PROVA SALVADOR 2014 Onde/Como os dados podem ser acessados? 26
27
PROVA SALVADOR 2014 27 Como os dados podem ser acessados? – Revista Impressa; – Acesso ao portal – PROVA SALVADOR
28
PROVA SALVADOR 2014 28 Como os dados podem ser acessados? Acesso ao portal: http://www.provasalvador.caedufjf.net/
29
PROVA SALVADOR 2014 29
30
PROVA SALVADOR 2014 30
31
PROVA SALVADOR 2014 31 Resultados: - Por escola: - foco na TRI; - Por aluno: - foco na TCT.
32
PROVA SALVADOR 2014 32
33
PROVA SALVADOR 2014 33 Selecione as opções: etapa e disciplina Clique aqui para abrir o resultado! Resultado por escola
34
PROVA SALVADOR 2014 34 Resultado por escola: LP 9º EF
35
PROVA SALVADOR 2014 35 Resultado por escola: LP 9º EF
36
PROVA SALVADOR 2014 36 Resultado por escola: LP 9º EF
37
PROVA SALVADOR 2014 37 Resultado por escola: LP 9º EF
38
PROVA SALVADOR 2014 38 Resultado por escola: LP 9º EF
39
PROVA SALVADOR 2014 39 Resultado por aluno Selecione as opções: etapa e disciplina Clique aqui para abrir o resultado! Selecione a turma
40
PROVA SALVADOR 2014 40 Resultado por aluno
41
PROVA SALVADOR 2014 41 Resultado por aluno
42
PROVA SALVADOR 2014 42 Resultado por aluno
43
PROVA SALVADOR 2014 43 Resultado por aluno
44
PROVA SALVADOR 2014 44 Resultado por aluno...
45
PROVA SALVADOR 2014 45 Resultado por aluno (hierarquia escola)
46
PROVA SALVADOR 2014 1. Conhecer os resultados As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso somente aos seus resultados, que são encaminhados pelas revistas impressas e resultados divulgados no site. Os resultados no site também podem ser acessados pela equipe técnica. 46
47
PROVA SALVADOR 2014 Como as intervenções podem ser realizadas?
48
PROVA SALVADOR 2014 48 O trabalho da equipe gestora diretores e coordenadores
49
PROVA SALVADOR 2014 49 O Acesso aos Resultados Como se dá, no ambiente escolar, o acesso e apropriação dos resultados pela equipe gestora (direção e coordenação)? Como seria esse acesso e apropriação dos resultados pela equipe pedagógica (coordenadores e professores)?
50
PROVA SALVADOR 2014 50 O Acesso aos Resultados Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.
51
PROVA SALVADOR 2014 51 Equipe Gestora Os resultados gerais da escola: 1.Etapas avaliadas e percentual de participação; 2.Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; 3.Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina;
52
PROVA SALVADOR 2014 52 Resultado por escola: LP 9º EF
53
PROVA SALVADOR 2014 53 Resultado por escola: LP 9º EF
54
PROVA SALVADOR 2014 54 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observar o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%); Analisar os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%); Pensar em intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola.
55
PROVA SALVADOR 2014 55 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola: – Apresentar o sistema à comunidade; – Apresentar o sistema aos professores; – Inserir o sistema no contexto escolar; – Conhecer os resultados; –...
56
PROVA SALVADOR 2014 56 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observar a proficiência média; Alocar a proficiência média na escala de proficiência Relacionar a proficiência média com o padrão desempenho;
57
PROVA SALVADOR 2014 57
58
PROVA SALVADOR 2014 58
59
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 59
60
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 60
61
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 61
62
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 62
63
PROVA SALVADOR 2014 63 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Refletir sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes e qual era o desenvolvimento esperado (das habilidades) que não foi alcançado nesta avaliação?
64
PROVA SALVADOR 2014 64 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacionar o resultado alcançado com as ações/intervenções de gestão e pedagógicas implementadas na escola;
65
PROVA SALVADOR 2014 65 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Comparar, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: – Com base nos resultados, compreender o desenvolvimento dos estudantes de uma etapa de escolaridade para outra;
66
PROVA SALVADOR 2014 66 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Questionar à equipe pedagógica: – Como possibilitar que os estudantes, que chegarão a esta etapa, desenvolvam as habilidades esperadas? – Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?
67
PROVA SALVADOR 2014 67 Resultado por escola: LP 9º EF
68
PROVA SALVADOR 2014 68 Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identificar o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho: – A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?
69
PROVA SALVADOR 2014 69 Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?
70
PROVA SALVADOR 2014 70 Orientando a equipe pedagógica...
71
PROVA SALVADOR 2014 71 Etapas anteriores e/ou concomitantes à utilização dos dados Leitura dos dados: – Organização em tabelas de leitura; Interpretação e apropriação dos dados: – Relacionar os dados com habilidades e competências;
72
PROVA SALVADOR 2014 72 Leitura dos dados É importante que os professores saibam identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: – As tabelas de leitura auxiliarão nesse processo.
73
PROVA SALVADOR 2014 73 Resultado por escola: LP 9º EF
74
PROVA SALVADOR 2014 74 Organize os dados na tabela...
75
PROVA SALVADOR 2014 75 Organize os dados na tabela...
76
PROVA SALVADOR 2014 76 Organize os dados na tabela...
77
PROVA SALVADOR 2014 77 Resultado por escola: LP 9º EF
78
PROVA SALVADOR 2014 78 Resultado por escola: LP 9º EF
79
PROVA SALVADOR 2014 79 Resultado por escola: LP 9º EF
80
PROVA SALVADOR 2014 80 Organize os dados na tabela...
81
PROVA SALVADOR 2014 81 Organize os dados na tabela...
82
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 82
83
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 83
84
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 84
85
PROVA SALVADOR 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho 85
86
PROVA SALVADOR 2014 86 Organize os dados na tabela...
87
PROVA SALVADOR 2014 87 Organize os dados na tabela...
88
PROVA SALVADOR 2014 88 Resultado por aluno (hierarquia escola)
89
PROVA SALVADOR 2014 89 Organize os dados na tabela...
90
PROVA SALVADOR 2014 90
91
PROVA SALVADOR 2014 91 Interpretação dos dados Após conhecer e saber diferenciar cada dado, faz-se importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos estudantes: – Saber relacionar às habilidades e competências da matriz (TCT), escala e padrões de desempenho (proficiência).
92
PROVA SALVADOR 2014 92 Interpretação dos dados Exemplo Relacione a proficiência média da escola ao nível de proficiência da escala: – é importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).
93
PROVA SALVADOR 2014 93 Interpretação dos dados Exemplo Relacione a proficiência média da escola com o padrão de desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de estudantes);
94
PROVA SALVADOR 2014 94 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo: Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: – Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? – Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?
95
PROVA SALVADOR 2014 Ainda não desenvolveram a habilidade. Começam a desenvolver a competência. Identificam o tema de textos curtos, de linguagem simples, cujo tema vem indicado no título. Identificam o tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Identificam o tema a partir da conjugação das pistas textuais e do conhecimento de mundo do leitor, desde que seja em textos de temática e gênero familiares. Identificam o tema em textos menos familiares que exijam a realização de inferências. Esses estudantes já consolidaram essa habilidade. Escala de Proficiência – Língua Portuguesa
96
PROVA SALVADOR 2014 Aspectos Contextuais Ligados ao Desempenho
97
PROVA SALVADOR 2014 Melhor Desempenho Escolar Atitudes e Práticas Positivas Contexto Institucional Favorável 97
98
PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais O processo de ensino-aprendizagem é mediado por diversos fatores. 98
99
PROVA SALVADOR 2014 99
100
PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais Política Educacional Cultura Institucional Nível Socioeconômico Entorno da Escola Extraescolares 100
101
PROVA SALVADOR 2014 Fatores Contextuais Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Hábitos de Leitura Intraescolares 101
102
PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Clima Escolar Características institucionais 102
103
PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Gestão Democrática Características institucionais 103
104
PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Práticas Pedagógicas Características institucionais 104
105
PROVA SALVADOR 2014 Estudante Proficiente Características individuais Hábitos de Leitura Características institucionais 105
106
PROVA SALVADOR 2014 Constatamos As relações entre fatores contextuais e os resultados de desempenho são similares nos diversos sistemas de avaliação com os quais trabalhamos e se sustentam em diferentes circunstâncias. 106
107
PROVA SALVADOR 2014 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. PROVA SALVADOR Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar: escolas e professores utilizam os resultados por escolas e professores como um recurso pedagógico capaz de modificar ou aperfeiçoar o trabalho pedagógico; 107
108
PROVA SALVADOR 2014 Edição5º EF9º EF 2014LP e MAT Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. PROVA SALVADOR 108
109
PROVA SALVADOR 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. 2. Analisar e compreender os resultados 109
110
PROVA SALVADOR 2014 110
111
PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Proficiente 111
112
PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR 112
113
PROVA SALVADOR 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Um recorte do padrão... Abaixo do Básico – 10,2% 113
114
PROVA SALVADOR 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 209,6Proficiente47,0 Projeto Escola Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 291,9Avançado21,0 Um exemplo de LP - 5º EF - 2014 114
115
PROVA SALVADOR 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.. Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Um exemplo de LP - 5º EF - 2014 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação 8.4117.68891,4 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação 171694,1 Projeto Escola 115
116
PROVA SALVADOR 2014 Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Do mais básico... Ao mais avançado... 116
117
PROVA SALVADOR 2014 Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos. Quais os Desafios? 117
118
PROVA SALVADOR 2014 Avaliação em larga escala Escola e Comunidade www.caed.ufjf.br oficinasecursos@caed.ufjf.br
119
PROVA SALVADOR 2014
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.