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SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.

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Apresentação em tema: "SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados."— Transcrição da apresentação:

1 SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados

2 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

3 Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5

4 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

5 É formada por um conjunto de habilidades que tem como fonte as Orientações Curriculares da rede e dá origem aos itens que compõem os testes das avaliações em larga escala. Pode ser compreendida como um recorte do currículo e, por isso, não deve ser confundida com o mesmo.

6 TÓPICO: agrupamento de um conjunto de habilidades indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. DESCRITORES: detalhamento das habilidades

7 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

8 É uma “questão” do teste de proficiência. É unidimensional. Pode ser dicotômico ou politômico (no caso do teste de escrita). Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele.

9 Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item Comando: texto relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada Distratores: alternativas incorretas, mas plausíveis, porque devem referir-se a raciocínios possíveis Gabarito: alternativa correta.

10 Avaliação dos textos – Por SITUAÇÃO DE CORREÇÃO: Normal; Branco; Não alfabético; Anulado; Insuficiente; Fuga ao tema; Fuga à tipologia; Cópia; Escrita ilegível. – Por COMPETÊNCIA: Registro Coerência temática; Tipologia textual; Coesão.

11 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

12 Apresenta os resultados obtidos pelos estudantes em uma espécie de régua na qual os valores são ordenados e categorizados em intervalos ou faixas que indicam o grau de desenvolvimento das habilidades para os alunos que alcançaram determinado nível de desempenho. Ordena as habilidades avaliadas de acordo com a complexidade em uma escala nacional, que permite verificar o desenvolvimento dos alunos.

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14 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

15 Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

16 Os alunos demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos alunos e, portanto, com maior percentual de acertos. ABAIXO DO BÁSICO RECUPERAÇÃO

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18 Os alunos ainda não demonstram o desenvolvimento considerado apropriado das habilidades básicas avaliadas pela Matriz de Referência, para a etapa de escolaridade em que se encontram. Contudo, respondem itens com menor percentual de acerto e que avaliam habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. BÁSICO REFORÇO

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20 Os alunos demonstram o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, baseadas na Matriz de Referência. Demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de competências, em consonância com o seu período escolar. ADEQUADO APROFUNDAMENTO

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22 Os alunos demonstram ir além do que é considerado básico para a sua etapa escolar. Costumam responder corretamente, com base na Matriz de Referência, a um maior quantitativo de itens, englobando aqueles que avaliam as habilidades consideradas mais complexas e, portanto, com menor percentual de acertos, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. AVANÇADO DESAFIO

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24 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

25 Nível 2 – 175 a 200 Localizar informação explícita em contos e reportagens. Localizar informação explícita em propagandas com ou sem apoio de recursos gráficos e em instrução de jogo. Identificar o assunto principal em reportagens e a personagem principal em fábulas. Inferir características de personagem em fábulas. (...) Nível 3 – 200 a 225 Localizar informação explícita em sinopses e receitas culinárias. Identificar o assunto principal em reportagens e a personagem principal em fábulas, contos e letras de música. Inferir ação de personagem em crônica. Inferir informação a respeito do eu lírico em letra de música. Reconhecer sentido de expressão, elementos da narrativa e opinião em reportagens, contos e poemas. (...) BÁSICO

26 MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM ESCALA DE PROFICIÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO PERFIL DE ESCRITOR

27 INADEQUADO ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO INTERMEDIÁRIO ADEQUADO AVANÇADO 0,0 0,1 a 2,0 2,1 a 4,0 4,1 a 6,0 6,1 a 8,0 8,1 a 10,0

28 NOTA 6 INTERMEDIÁRIO Esse texto revela que seu autor já desenvolveu grande parte das habilidades de produção de uma narrativa esperadas de um estudante dessa etapa de escolaridade. Sua escrita já se encontra em nível ortográfico e a proposta de produção de texto foi bem compreendida, apesar de algumas inadequações. O clímax, por exemplo, não é bem delimitado e não se articula com um desfecho plausível, atrapalhando a manutenção temática, mas o espaço e o tempo da narrativa são bem delimitados. O texto é narrado sob a ótica de um narrador-personagem e não se observa a interação direta com outros personagens, excetuando-se a figura feminina vislumbrada no espelho, uma personagem meramente secundária. A narrativa se organiza através de fatos sequenciados que se encerram com um desfecho coerente, além de não se observar, também, um grande repertório de recursos coesivos, com predomínio do emprego da conjunção aditiva “e”.

29 A compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação educacional externa em larga escala requerem o entendimento das informações coletas pelo instrumento. Atualmente, há duas formas de produzir a medida de desempenho de alunos submetidos aos testes. Você sabe quais são elas? TCT Teoria Clássica dos Testes TRI Teoria de Resposta ao Item

30 Além dos Resultados de Desempenho, produzimos informações relativas aos Fatores Associados. Os denominados Fatores Contextuais são investigados a partir do instrumento questionário. Quais fatores são considerados nos questionários contextuais? EXTRAESCOLARES Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais INTRAESCOLARES Gestão e administração Práticas pedagógicas Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

31 A apropriação dos resultados requer conhecimento sobre os canais de divulgação. VOCÊ SABE ONDE ESTÃO/SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO SAETHE?

32 Atualmente, a Secretaria, em parceria com o CAEd, divulga informações para a interpretação dos resultados na Revista da Gestão e na Revista Pedagógica, da Coleção SAETHE, presente no site. www.saethe.caedufjf.net

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34 REVISTA PEDAGÓGICA Direcionadas aos professores da disciplina/etapa de escolaridade e à equipe pedagógica da escola. Apresentam informações pedagógicas, estudos de caso relacionados à prática pedagógica dos educadores e textos que tratam de temas da área avaliada. Veiculam o resultado da escola: os volumes são divididos por disciplina/etapa de escolaridade avaliada.

35 Resultados por Escola (TRI)

36 Componentes do Resultado por Escola (TRI) Identificação da Escola e do Resultado Escola. Município Zona. Etapa. Disciplina. Níveis de Resultado – Proficiência média, participação, evolução do percentual de alunos por Padrão de Desempenho Resultado da Rede. Resultado da Zona. Resultado da Escola.

37 Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Em cada agrupamento: Rede, Zona e Escola. Distribuição por Padrões de Desempenho. Componentes do Resultado por Escola (TRI)

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40 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral Língua Portuguesa – Leitura 7º Ano do Ensino Fundamental Proficiência média geral: 215,7

41 Resultados por Aluno (TCT)

42 Descritores avaliados, número de acertos e número de itens apresentados no teste de cada estudante Percentual Médio de Acertos, Categoria de Desempenho, Proficiência e Padrão de Desempenho Componentes do Resultado por Aluno (TCT)

43 ATENÇÃO, no painel de Resultados por Aluno (TCT), entenda: Identifica, por meio de cores diferentes, o quartil de categoria de desempenho em que o estudante está alocado – até 25% de acerto, de 25% até 50% de acerto, de 50% até 75% de acerto e acima de 75% de acerto. Categoria de Desempenho Identifica o Padrão de Desempenho em que o estudante está alocado, de acordo com Proficiência Média alcançada por ele. Os Padrões possuem nomenclaturas próprias, conforme os cortes na Escala de Proficiência. Padrão de Desempenho

44 Análise de Resultados por Escola (TRI)

45 O objetivo desse primeiro passo é contribuir com um levantamento das informações produzidas sobre a sua escola, bem como de toda a rede. Trata-se de uma caracterização da escola com base nos resultados da avaliação nas ultimas edições do SAETHE.

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47 Análise dos Resultados por Aluno (TCT)

48 Percentual de acerto por descritor (REDE) LÍNGUA PORTUGUESA (LEITURA)

49 D24 45,8 1EF ao 7EF 9º ANO Diferenciar fato de opinião relativa a um fato LÍNGUA ESCRITA (USOS E FORMAS): LEITURA D11 50,0 1EF ao 9EF 9º ANO Identificar o gênero de um texto. LÍNGUA ESCRITA (USOS E FORMAS): LEITURA D23 50,1 1EF ao 9EF 9º ANO Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa. LÍNGUA ESCRITA (USOS E FORMAS): LEITURA D28 52,1 6EF ao 9EF 9º ANO Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. LÍNGUA ESCRITA (USOS E FORMAS): LEITURA

50 Percentual de aluno por perfil de escritor (REDE) LÍNGUA PORTUGUESA (PRODUÇÃO DE TEXTO)

51 Por fim, é hora de planejar o futuro. De posse de todas as informações sobre a escola na avaliação do SAETHE, nas últimas edições, sugerimos um roteiro de planejamento que poderá ajudá-lo na elaboração e organização de estratégias para que a, escola como um todo, e cada aluno, em particular, possam apresentar melhor desempenho nas próximas edições do SAETHE.

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54 capsaethe@caed.ufjf.br


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