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REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.

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Apresentação em tema: "REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES

2 Há atualmente diferentes aplicações das revisões da literatura no âmbito da Enfermagem:  Com vistas a subsidiar o levantamento de evidências e favorecer decisões/ações clínicas na prática cuidativa (Enfermagem Baseada em Evidências)  Com vistas a subsidiar o levantamento de evidências e tendências e favorecer decisões/ações de pesquisa na prática investigativa. Vem sendo utilizada como parte de projetos ou relatórios de pesquisa (“estado da arte” ou justificativa); Mas também como trabalho de conclusão de curso e/ou artigo.

3 As REVISÕES emergem no contexto da Medicina Baseada em Evidência - MBE

4  Revisão Sistemática com Metassíntese  De Estudos Primários Qualitativos  De Estudos Primários Quantitativos  Revisão Sistemática Narrativa  Revisão Sistemática com Metanálise

5 Síntese da evidência científica: dos níveis de evidência aos graus de recomendação para a prática clínica. Coordenador: Professor João Alves Apóstolo. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal

6  Verificar se há revisão disponível on line em Bases de Dados e Centros Colaboradores  Verificar se há protocolo de entrada de revisão em um dos Centros Colaboradores  Verificar se há registro de título de revisão em um dos Centros Colaboradores

7  Segundo o IJB as revisões sistemáticas iniciam com uma questão do tipo PICOr (pesquisas quantitativas) e PICo (pesquisas qualitativas)  População  Intervenção  Comparador  Outcome (resultado)  População  Fenômeno de Interesse  Contexto

8  Quais são as experiências de cuidadores ao oferecer cuidados em domicílio a pessoas que vivem com HIV/aids na África ?  População  Fenômeno de Interesse  Contexto (P) (I) (Co)

9  Reunir as Conclusões dos Estudos  Criar Categorias segundo similaridades de significados das conclusões  Agregar tais significados para gerar uma Síntese do conjunto de indicações-proposições  Assim, não cabe interpretação das interpretações

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11 Brun CN.; Zuge SS. Revisão sistemática da literatura: desenvolvimento e contribuição para uma prática baseada em evidências na enfermagem. In: Lacerda MR.;Costenaro RGS. Organizadoras. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde. Porto Alegre: Moriá; 2015

12  Primeira Etapa: elaborar o projeto  Segunda Etapa: formular a pergunta de pesquisa (PICo). Exemplos: Quais são as tendências/experiências/evidências de autores enfermeiros/as (P) ao investigar sobre educação/práticas/saberes populares com indivíduos/famílias/comunidades (I) no Brasil (Co)? Quais são as experiências de enfermeiros/as (I) ao desenvolver práticas educativas em saúde com indivíduos/família/comunidade (I) em salas de espera/unidades de saúde no Brasil (Co)?

13  Terceira Etapa: definir os bancos de dados para a busca e unitermos (descritores e/ou palavras-chave e/ou unitermos)  Quarta Etapa: estabelecer os critérios de inclusão e exclusão e realizar Teste de Relevância Preliminar e Teste de Relevância I.  Quinta Etapa: avaliar os estudos e realizar Teste de Relevância II e III

14 Teste de Relevância Preliminar:  Tem resumo on line? Sim/Não;  O resumo tem no mínimo objetivo, método, principais resultados e conclusões? Sim/Não Teste de Relevância I:  O estudo aborda o tema e a temática de interesse? Sim/Não;  Foi publicado no período de interesse? Sim/Não;  Tá no idioma selecionado? Sim/Não;  etc. Poderá Incluir outras questões de acordo com a especificidade do tema- pergunta

15 Teste de Relevância II:  São delineamentos qualitativos? Sim/Não;  Indicam os critérios de inclusão e exclusão dos participantes? Sim/Não  As técnicas de produção de dados são adequadas ao delineamento qualitativo? Sim/Não;  As técnicas de análise são adequadas ao delineamento qualitativo? Sim/Não;  Etc. Teste de Relevância III:  O objetivo do estudo tem relação com a questão de pesquisa do projeto da RSL? Sim/Não;  A metodologia do estudo permite a sua reprodução?  O delineamento qualitativo está adequado para o alcance dos objetivos propostos no estudo?  Os resultados são compatíveis com a metodologia?  a aplicabilidade dos resultados é possível na prática?  Etc.

16  Sexta Etapa: extrair as informações com instrumento próprio ou validado e utilizar quadros do tipo sinóptico  A coleta de dados deve incluir: participantes, local, fenômeno, resultados, descrição da execução, tipo de estudo, dados dos participantes, limitações metodológicas, evidência dos resultados, aplicabilidade dos resultados, vantagens e desvantagens da utilização, etc.  A coleta de dados pode incluir uma Classificação de Evidência dos estudos

17 Três sistemas de classificação utilizados:  De 1998 com seis níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 4, com variação A-D, de acordo com a credibilidade da pesquisa (há que indicar as variações).  De 2005 com sete níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 5 (se revisões) ou 6 (se estudos únicos).  De 1999 com cinco níveis: as pesquisas qualitativas são de nível 4

18  Sétima Etapa: analisar as evidências.  Oitava Etapa: fazer a síntese interpretativa com base em convergências e divergências, com vistas a chegar na Metassíntese.  Nona Etapa: após a publicação, atualizar a RSL, com base em críticas e/ou novos estudos  Décima Etapa: respeitar princípios éticos, no que tange a autoria dos estudos (Lei N. 9.610/98).

19 A busca de evidências é hoje um caminho reconhecido nacional e internacionalmente Os resultados das pesquisas precisam ser transferidos para a realidade

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24  OBRIGADA  etfelipe@hotmail.com


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