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UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.

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1 UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações = entender e dominar → descrever com detalhes = início do conhecimento científico → comparação, classificação e interpretação = causas, fatores, modificação no tempo e no espaço → dedução e/ou estudos controlados/experimentação = ESTUDOS ANALÍTICOS

2 1.2 O método científico Método = procedimento sistematizado, passível de ser repetido, para se conseguir algum resultado (material ou conceitual) Científico = modo de proceder próprio da Ciência = raciocínio e formulação de hipóteses → testadas nos experimentos → “Lógica aplicada à ciência” = estuda as formas de pensamento e de raciocínio de cada ciência em particular: ARGUMENTO = coleção de enunciados = premissas e conclusão ENUNCIADO = sentença que engloba uma asserção factual definida

3 Exemplo 1: Todos os alunos da Faculdade têm idade > 17 anos. (P1) João é aluno da Faculdade. (P2) ---------------------------------------------------------------------------- João tem idade > 17 anos. (Conclusão) A verdade das premissas assegura a verdade da conclusão → LÓGICA DEDUTIVA

4 Exemplo 2: Teoria matemática dos conjuntos: A B. João População Temos, então, os conjuntos: A = {X\X = maior do que 17 anos} B = {X|X = ser alunos da Faculdade} P1 = B C A P2 = João E B, logo João E A

5 Exemplo 3: LÓGICA INDUTIVA = PROBABILIDADE O time de futebol A é o último colocado do campeonato. O time A joga no campo do adversário. O adversário do time A é o primeiro colocado no campeonato. O goleiro do time A contundiu-se em jogo anterior e foi substituído por um “frangueiro”. Os dois melhores atacantes do time A receberam cartão vermelho em jogo anterior e não podem jogar. ---------------------------------------------------------------- O time A perde o jogo para o time B.

6 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS = LÓGICA INDUTIVA → INCERTEZA = Probabilidade e Estatística → Estabelecimento de diagnósticos John Stuart Mill (1843)= postulados (epidemiologistas) 1 – Método da concordância = relação causa-efeito 2 – Método da diferença = estudos de casos-controles 3 - Método da variação concomitante = relação dose-efeito 4 – Método dos resíduos = causas conhecidas são removidas

7 1.3 A pesquisa em ciências da saúde Campo da saúde = disciplinas básicas e específicas e intersecção com outros campos do conhecimento → Métodos e técnicas da pesquisa social: Estudo de caso (antropologia, sociologia) Grupos focais (antropologia, psicologia, demografia) Observação participante (antropologia, epidemiologia) História oral (antropologia, história) Entrevistas (antropologia, sociologia, história)

8 2. As Etapas do Trabalho Científico 2.1 ESCOLHA DO ASSUNTO 2.2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.3 ESCREVER O PROJETO DE PESQUISA 2.3.1 Introdução 2.3.2 Material e Métodos 2.3.3 Avaliação dos custos e recursos necessários 2.3.4 Cronograma 2.3.5 Declaração sobre os Aspectos Éticos 2.3.6 Referências Bibliográficas

9 2. As Etapas do Trabalho Científico (cont.) 2.4 Execução do trabalho 2.5 Apuração, análise e apresentação dos dados 2.6 Redação do Trabalho

10 2.3.2 Material e Métodos (tópicos) : - Definição da população de estudo e de referência - Definição dos participantes e dos não-participantes (critérios) - Definição do material a ser utilizado e sua procedência - Definição dos recursos humanos necessários - Definição dos métodos de medidas e critério de avaliação - Padronização dos processos de medida - Definição do processo de amostragem - Descrição da organização do trabalho de campo (supervisão) - Descrição dos modelos de análise dos resultados

11 Resumindo: São 5 as fases do trabalho científico 1 – Fase preliminar (2.1 e 2.2); 2 – Fase preparatória (2.3); 3 – Fase de coleta de dados (2.4); 4 – Fase de computação e análise dos dados (2.5); 5 – Fase de redação do trabalho científico (2.6).

12 MODELOS GERAIS DE ESTUDO - Epidemiologia descritiva = estudo de doença ou agravo à saúde, de acordo com a distribuição no tempo, no espaço e segundo dos atributos individuais. -Hipótese a ser testada = ESTUDO ANALÍTICO 1) ESTUDOS EXPERIMENTAIS (ou de intervenção) = o próprio investigador introduz um fator de exposição e controla os outros fatores. 2) ESTUDOS OBSERVACIONAIS = os indivíduos estudados já estão ou não expostos ao fator em estudo, o investigador apenas observa a ocorrência ou não da doença.

13 MODELOS GERAIS DE ESTUDO 2.1 ESTUDOS OBSERVACIONAIS TRANSVERSAIS: “corte instantâneo” em uma população via amostragem examina- se, simultâneamente, a presença ou ausência da exposição e a presença e ausência da doença. 2.2 ESTUDOS OBSERVACIONAIS LONGITUDINAIS: Estes estudos podem ser do tipo coorte (prospectivos ou retrospectivos) e do tipo caso-controle. Verifica-se, a partir de determinado período, entre expostos e não expostos, o aparecimento ou não da doença.

14 REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS MODELOS GERAIS DE ESTUDOS ANALÍSTICOS _____ presente ------- ausente _________|_______________ Efeito da -------------|----------------------- exposição | ________________|_______________ Exposição ao ----------------------- |----------------------- fator de estudo ________________|______________________________ 0 1 tk (tempo) 2

15 DELINEAMENTO DE ESTUDOS ANALÍTICOS 1)ESTUDOS EXPERIMENTAIS = introdução do fator de exposição = medida terapêutica ou preventiva efeito terapêutico ou protetor 1.2 Experimento Clínico Controlado = pesquisa de intervenção - Experimento duplo-cego - Seguimento dos pacientes - Experimento clínico controlado realizado em estudos multicêntricos - Análise dos dados

16 Representação de Experimento Clínico Controlado População alvo População De estudo Partici pantes GT GC R1 R2 Não participantes Placebo ou tratamento Expressos em tabela 2x2


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