A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa

2  HIPÓTESE As medidas de tendências central e de dispersão são ferramentas úteis para pesquisa, muitos pesquisadores tem algumas ideias preliminares quanto às relações dos dados com base nos objetivos de pesquisa é chamada hipótese. As hipóteses são desenvolvidas antes dos dados, geralmente como parte do plano de pesquisa

3  A hipótese nula é aquela em que não há diferença nas medidas dos grupos. Já hipótese alternativa é a de que há diferença entre médias de grupos  As hipóteses podem ser estabelecidas como direcionais ou não-direcionais, o uso de termos como “mais do que”,”menos do que” são variáveis de hipóteses direcionais. As hipóteses não- direcionais postulam uma diferença ou relação, mais não indicam uma direção para essas diferenças ou relações.

4  ESTATÍSTICA DE AMOSTRA A estatística inferencial ajuda-nos a fazer julgamentos sobre a população a partir de uma amostra. Uma amostra é um pequeno subconjunto do número total de respondentes em uma população. Na pesquisa em administração, a hipótese nula normalmente é desenvolvida de modo que sua rejeição leve a uma situação desejada. Já por sua vez a hipótese alternativa é sempre a que deve ser comprovada.

5  Passo Para Desenvolvimento e Teste de Hipótese 1 – Estabelecer as hipóteses nula e alternativa. 2- Examinar a distribuição da amostragem da população e selecionar teste estatístico. 3 – Decidir o nível de significância desejado. 4 – Coletar dados de uma amostra e computar o teste. 5 – Aceitar ou rejeitar a hipótese nula.

6 Os erros podem ser classificados em tipos I e II Escolha da Técnica Estatística Adequada.  O número de variáveis examinadas em conjunto é uma importante consideração na seleção da técnica estatística adequada. -- A mensuração e as escalas.

7  Testes de Hipótese Paramétricos versus Testes Não-Paramétricos. São procedimentos estatísticos, a principal diferença reside nas suposições subjacentes a respeito dos dados. Usamos a estatística de amostra para estimar parâmetros de população. O parâmetro de população é uma característica de toda população. Há três abordagens para analisar estatisticamente os dados de uma amostra: A estatística univariada, bilariada ou multivariada.

8 Teste de hipótese bivariado. Quanto mais um grupo está envolvido, os testes estatístico bivariados devem ser empregados. -- A tabulação cruzada é a distribuição de frequência de respostas de dois ou mais conjuntos de variáveis. Isso significa que tabulamos as respostas para cada grupo e as comparamos. Teste de hipótese bivariado. Quanto mais um grupo está envolvido, os testes estatístico bivariados

9 -- A estatística qui-quadrado é utilizada para testar a significância estatística entre as distribuições de frequência de dois ou mais grupos. A estatística qui-quadrado compara as frequências observadas das respostas com as frequências esperadas. -- Análise de Variância – ANOVA. É usada para avaliar as diferenças estatísticas entre médias de dois ou mais grupos. Os projetos de ANOVA bivariada envolvem uma única variável independente não-métrica e uma única variável dependente métrica. thyagoo.2@

10 MANOVA, (Análise de Variância Multivariada) é semelhante a Anova. A diferença é que, em vez de uma variável dependente métrica, a técnica pode examinar duas ou mais. O objetivo é o mesmo, já que ambas as técnicas avaliam as diferenças em grupos quando ao seu impacto sobre variável dependente métrica.

11 Discursão Sobre Hipótese. Ideias originam-se de pesquisas anteriores ou da teoria e são normalmente chamadas de hipóteses. Em estatística, uma hipótese é uma suposição ou proposição não comprovada que tenta explicar certos fatos ou fenômenos. Uma hipótese também pode ser considerada como uma suposição sobre a natureza de uma determinada situação. As técnicas estatísticas permitem-nos determinar se nossas hipóteses teóricas são confirmadas pela evidência empírica.

12 Sempre há risco de inferência do pesquisador sobre uma população estar incorreta. Já a escolha de uma técnica especifica depende de alguns fatores tais como, do numero de variáveis e da escala de mensuração. BIBLIOGRAFIA: HAIR JR, Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Joseph F Hair Jr, Barru Babin, Arthur H. Money e Phillip Samuel; Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005. Métodos Básicos de Análise de Dados. p. 281-308.


Carregar ppt "Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google