A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas."— Transcrição da apresentação:

1 O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas e demonstrações que nos permitem obter conclusões gerais/universais”.

2 A Ciência Resulta de esforço intelectual para pôr em causa ou desconstruir a imagem comum do universo. Exige justificação, ou seja, a demonstração da verdade das crenças.É o processo metodológico usado que dá garantia de verdade, tornando a crença objectiva e racional. Referir Einstein,pág.190 Pensar Azul

3 A Ciência Moderna Embora se tenha desenvolvido desde a Antiguidade, a Ciência, tal como hoje a conhecemos, apareceu no séc. XVII com Galileu e Newton que instituíram uma nova abordagem da natureza - um método novo para compreender e explicar o funcionamento da Natureza que, ao mesmo tempo, tornou possível agir sobre ela

4 Conclusão Assim, se conhecermos as leis da natureza, poderemos prever o que vai acontecer no futuro e controlar/ou modificar o seu funcionamento de acordo com as nossas necessidades. A ciência é vista como uma ferramenta útil e necessária para controlar os recursos naturais -nova atitude: Instrumentalização da Ciência e da Natureza - tecnociência

5 A preocupação fundamental da Ciência é a procura de leis constantes e invariáveis, que garantam a sua eficácia. Características da Ciência: construção racional Análise metódica e objectiva da realidade Explicação Operativa

6 Aproximação Sucessiva Explicação precisa, rigorosa e prática
O Método Científico: A Ciência utiliza um método preciso e rigoroso. O método dá credibilidade aos resultados da investigação; É o critério que permite distinguir os conhec. científicos dos não-científicos; É o responsável pela eficácia da investigação.

7 Definição Método Científico: o conjunto de procedimentos e técnicas que se utilizam nas diversas ciências para descobrir, investigar e alcançar os seus objectivos. Abrange os procedimentos ordenados e sistematizados que as diversas ciências seguem para estabelecer leis e teorias científicas.

8 Não há um único método mas vários de acordo com os critérios de cada ciência.
Exigência do método científico: Invenção de hipóteses explicativas; Comprovação da sua validade, Há dois grandes modelos: O indutivo O hipotético-dedutivo

9 O Método Indutivo Definição: os procedimentos metodológicos que, partindo dos factos, formulam hipóteses a partir de dados de observações. Este método foi usado por F.Bacon (séc.XVII) e, depois por Stuart Mill e tem grande aplicação nas ciências experimentais. A indução parte do particular para o geral.

10 Etapas do Método Indutivo
1.Observação Científica Imparcial, rigorosa e neutra Metódica e sistemática Utiliza instrumentos e técnicas Medição e Quantificação 2.Formulação de Hipótese Propõe explicação provisória: Análise e interpretação de dados Criatividade do investigador 3.Experimentação Verificação da hipótese Instrumentos e técnicas Conf. Hipótese- lei científica* 4.Generalização A lei é universal* Carácter preditivo da lei científica . Criatividade no sentido de propor uma relação entre os dados da observação e a sua causa provável A confirmação da hipótese transforma-a em lei. Aplicável a todos os casos do mesmo tipo, mesmo os ainda não observados.

11 Método Hipotético-dedutivo
Defendido por Galileu e Descartes; Defende que as hipóteses são criações do espírito humano propostas como conjecturas para melhor explicar os fenómenos da natureza.

12 Etapas do método Hipotético-dedutivo
1.Formulação de uma Hipótese Invenção de uma solução provisória que deve ser verificável A hipótese deve: Ser compatível com os dados a explicar Ser coerente c outras hipóteses Ser susceptível de verificação Servir para explicar e prever o fenómeno 2.Dedução de consequências da Hipótese Consiste em deduzir da explicação proposta ( geral) conseq. Menos gerais- aplicação a casos particulares

13 3.Submissão das consequências a Provas Experimentais
Confronto das Conseq. Com a experimentação ( conf. ou Refuta Hipótese); Implica: Definir a quantificação/medida; Criar/aperfeiçoar instrumentos de investigação; Consequência derivada da Hipótese Formulação de uma nova Hipótese Verificação/ Experimentação 4.Conclusão Confirmação da Hipótese_ Lei Refutação – Formulação de nova Hipótese Ver exs do mov.uniformemente acelerado- quedas dos corpos .Exp de Galileu. Págs 196 pensar azul .Ponto 3

14 Conclusão O resultado do Método consiste em enunciar leis e teorias científicas. Lei científica: é um enunciado universal postulado a partir da experimentação, que sintetiza numa fórmula um padrão constante de funcionamento da Natureza. Teorias Científicas: são modelos teóricos descritivos e interpretativos que combinam e interligam conjuntos de leis e hipóteses explicativas coerentes , permitindo deduzir novas leis ou formular hipóteses com vista à explicação de novos factos

15 Validade e Verificabilidade das Hipóteses
Serão as Hipóteses Verificáveis? A verificação/ experimentação testa a validade das hipóteses. O processo de Verificação é bastante complexo. Alguns autores defendem a impossibilidade de verificação das teorias científicas. Ex: Karl Popper Ler texto Pág.197 Pensar Azul

16 Karl Popper (1904-1994) Síntese: O Método de conjecturas e refutações:
Afirma o primado da teoria sobre a observação; Analisa os fundamentos lógicos do método indutivo: Não se pode verificar a generalização de um enunciado a todos os casos. Há sempre a possibilidade de factos ainda não observados do passado ou factos futuros virem a contradizer a conclusão. As inferências indutivas não conferem ao conh. Necessidade lógica nem validade universal. Seleccionar textos e esquemas. Questões aos alunos.

17 Os princípios da refutação e falsificabilidade
A finalidade da prova é verificar se as consequências de teoria respondem às exigências da prática: Se respondem positivamente, a teoria é provisoriamente aceite (pois não foi possível refutá- la– falsificabilidade); Se respondem negativamente, a teoria é rejeitada. Quando a teoria resiste às provas diz-se que foi corroborada.

18 Teoria corroborada é a teoria que resistiu às tentativas mais sérias e severas de falsificabilidade.
Falsificabilidade é o processo de confrontar uma teoria com dados de observação na tentativa de provar a sua falsidade.

19 Objectividade Científica
Definição: É a qualidade própria do conhecimento que é reconhecido e partilhado por toda a comunidade científica em virtude do rigor que permite obter sempre os mesmos resultados. Analisar texto pág.203 Pensar azul

20 A perspectiva de T.Kuhn (1922-1996)
A partir do início do séc.XX, devido ao progresso da física quântica e ao reconhecimento de que há fenómenos que não obedecem ao determinismo, operou-se uma revolução na epistemologia. Um dos epistemólogos que investigou esta transformação foi Kuhn. Analisou o desenvolvimento histórico da ciência e constatou que há momentos em que ideias científicas são substituídas por outras novas. Exs: heliocentrismo de Copérnico; C. Darwin- teoria da evolução; teoria da relatividade de Einstein.

21 Revolução Científica Definição: são as transformações radicais dos modelos em que assentava a visão do mundo por eles concebidos. Paradigma: o conjunto dos conceitos fundamentais e dos procedimentos padronizados, aceites pela comunidade científica, que orientam e determinam a prática científica numa determinada época.

22 Ciência Normal Definição: é o desenvolvimento da ciência realizado no respeito pelas crenças básicas e pelos procedimentos padronizados próprios de um dado paradigma. Ciência extraordinária: são os momentos de crise em que se confrontam propostas explicativas novas, incompatíveis com as crenças e os procedimentos característicos do velho paradigma.

23 A incomensurabilidade dos paradigmas
Corresponde a esta impossibilidade de comparar os paradigmas mediante um critério comum, uma vez que aqueles propõem modos de conceber a realidade e a ciência incompatíveis entre si. Da situação de crise e conflito entre paradigmas, duas alternativas podem surgir: Ou se alarga e reformula o paradigma de modo a enquadrar os elementos novos, solucionando as anomalias; Ou se desenvolve uma verdadeira rev.científica com imposição de um novo paradigma.


Carregar ppt "O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google