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CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.

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1 CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente E-mail: profdecio@outlook.com 1

2 EXERCÍCIOS Identifique as características pertencentes à Ciência e ao senso comum. Senso comumCiência É crença não justificada É uma interpretação lógico-racional dos dados Aceita uma explicação sem a questionar Apoia-se na tradição e na experiência colectiva da comunidade e não na investigação É uma interpretação lógico- racional dos dados Aceita uma explicação sem a questionar Apoia-se na tradição e na experiência colectiva da comunidade e não na investigação É crença não justificada

3 EXERCÍCIOS Nasce da actividade sensível e da experiência pessoal acumulada Identifique as características pertencentes à Ciência e ao senso comum. Combina invenção, lógica e experimentação É um conjunto de procedimentos lógico-matemáticos e experimentais repetíveis É uma construção racional com base na análise metódica e objectiva dos fenómenos Senso comumCiência Nasce da actividade sensível e da experiência pessoal acumulada Combina invenção, lógica e experimentação É uma construção racional com base na análise metódica e objectiva dos fenómenos É um conjunto de procedimentos lógico- -matemáticos e experimentais repetíveis

4 Exercício F ? … não responde pela eficácia da investigação. V ? … é o critério que permite distinguir os conhecimentos científicos dos não científicos. V ? … dá credibilidade aos resultados da investigação. O método científico… Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. V / F

5 Exercício F ? O método indutivo tem as seguintes etapas 1. Formulação de uma hipótese; 2. Dedução de consequências preditivas da hipótese; 3. Submissão das consequências da hipótese a provas experimentais; 4. Conclusão. F ? O método hipotético-dedutivo tem as seguintes etapas: 1. Observação; 2. Formulação de uma hipótese; 3. Experimentação; 4. Generalização. V ? Há, na Ciência, dois grandes modelos metodológicos: o indutivo e o hipotético-dedutivo. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

6 Exercício V ? Teoria corroborada é a teoria que resistiu às tentativas de falsificabilidade. V ? Falsificabilidade é o processo de confrontar uma teoria com dados de observação na tentativa de provar a sua falsidade. F ? Falsificabilidade é o processo voluntário de criar teorias científicas falsas. F ? Falsificabilidade é o processo involuntário de provocar erros nas teorias científicas. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

7 Exercício V ? Não existe fundamentação lógica para a indução. V ? Segundo Popper, a Ciência é uma conjectura. V ? Karl Popper é defensor do método hipotético-dedutivo. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

8 Exercício Indique os conceitos em falta nos espaços em branco. determinismo. teorias científicas. A convicção de que existem relações fixas e necessárias entre fenómenos naturais é o Os modelos teóricos descritivos e interpretativos que combinam e interligam conjuntos de leis e hipóteses explicativas coerentes são

9 Exercício F ? Nicolau Copérnico propôs a teoria da relatividade. V ? Charles Darwin propôs a teoria da evolução das espécies. F ? Albert Einstein propôs a teórica heliocêntrica. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

10 Exercício F ? Chama-se revoluções científicas às transformações radicais dos regimes políticos com poder sobre a investigação científica. V ? Chama-se ciência extraordinária ao período de crise e polémica durante o qual se confrontam hipóteses de solução para as « anomalias ». F ? Chama-se ciência paradigmática ao processo de renovação de uma teoria científica. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

11 Exercício V ? Revoluções científicas são as transformações radicais dos modelos em que assenta a visão do mundo de uma determinada época. F ? Chama-se incomensurabilidade dos paradigmas à impossibilidade de comparar os paradigmas com o senso comum. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. V ? Chama-se incomensurabilidade dos paradigmas à impossibilidade de comparar os paradigmas mediante um critério comum, por serem modelos incompatíveis entre si.

12 Exercício F ? Nos laboratórios de Matemática, os matemáticos e os professores de matemática realizam experiências, cuja finalidade é testar as teorias matemáticas. F ? Descobrir uma teoria consiste em testar essa teoria. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. F ? Entre os filósofos da ciência, é consensual pensar que a indução desempenha um papel relevante na justificação das crenças científicas..

13 Exercício V ? A obtenção de um resultado inconsistente com o paradigma ou a incapacidade para resolver um problema constitui uma anomalia na aplicação do paradigma. F ? Kuhn defendeu que a ciência é exemplarmente racional e objectiva. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. V ? A noção de paradigma aplica-se quer aos resultados exemplares fundadores de uma tradição científica, quer ao conjunto de crenças, de valores e de técnicas de investigação partilhados pelos membros de uma dada comunidade científica

14 Exercício F ? Nos períodos de crise, quando emerge um paradigma rival, a comunidade científica compara os dois paradigmas, a partir de um conjunto de critérios independentes, entre os quais se destaca a concordância com a evidência factual e a capacidade para resolver problemas F ? A revolução científica consiste na substituição de um paradigma por outro e completa-se com a conversão de toda a comunidade científica ao novo paradigma. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. F ? Segundo Kuhn, a transição de um paradigma para outro implica tanto o abandono súbito, e de uma só vez, de um paradigma, como a adesão súbita, e de uma só vez, ao outro.

15 Exercício F ? Segundo Popper, a falsificação das melhores teorias disponíveis faz com que a ciência regrida na sua capacidade para descrever, explicar ou prever exactamente o comportamento de algum aspecto do mundo. V ? Kuhn defende que cientistas comprometidos com a mesma lista de critérios de apreciação de um novo poaradigma podem chegar a conclusões diferentes. V / F Afirmações Diga quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas. V ? A perspectiva falsificacionista tem a implicação seguinte: uma única falsificação das consequências de uma teoria é mais esclarecedora do que um conjunto extenso de verificações das consequências dessa teoria.

16 Exercício F ? Falsa, porque é um conhecimento prático não dando respostas gerais sobre os problemas mais profundos. F ? Falsa, porque apresenta demasiados erros e incongruências para o considerarmos válido V / F Afirmações O Senso comum, apesar das suas limitações, não deixa de ser um tipo de conhecimento importante. Esta afirmação é: V ? Verdadeira, porque é a base do conhecimento e permite uma resposta prática para os problemas do dia-a-dia de cada pessoa.


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