A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O método científico em Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O método científico em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 O método científico em Psicologia

2 Conceito de Método Define-se como seguir um caminho ou a ordem que se sujeita a qualquer tipo de atividade, com vista a chegar a um fim determinado. Pode ser conceituado como regra, norma, busca da verdade, detectação de erros na tentativa de alcançar um objetivo desejado.

3 Resumo do Método Científico
Rejeitar o subjetivismo; Descartar o argumento de autoridade; Rejeitar as verdades eternas e infalíveis; A verdade surge por procedimentos metodizados.

4 Características para que o método seja considerado científico:
Verificação empírica; Definição Operacional: Observação controlada: Generalização Estatística; Confirmação empírica.

5 Métodos e Técnicas de Pesquisa
Método Dedutivo – tem suas proporções nas situações gerais para explicar as particularidades e chegar a conclusão das afirmativas. Método Indutivo – Constitui-se na observação e na experimentação obrigando o pesquisador a seguir etapas de: experimentação, criação de hipóteses, repetição, teste das hipóteses, generalização e formação das leis. Sua base essencial é fazer afirmações do particular para o geral.

6 Método Hipotético-Dedutivo = podem ser constituído em conjecturas que precisam ser testadas de diversas maneiras para se chegar as hipóteses que resistem para se transformar em verdades. Método Dialético – Equivale ao diálogo e consiste na obtenção das informações junto ao sujeito da pesquisa através de auto-informe.

7 Classificação de pesquisa em Psicologia

8 Conceito de Pesquisa “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.”(Cervo e Bervian). “A Pesquisa científica consiste na observação dos fatos, tal como ocorre, espontaneamente na coleta de dados, no registro de variáveis, presumivelmente relevante para análises posteriores” (Barros e Lehfeld).

9 Tipos de Pesquisa: Pesquisa Bibliográfica – é feita com base em documentos já elaborados, tais como livros, dicionários, enciclopédias. Pesquisa Documental – é trabalhada com base em documentos que não receberam tratamento de análise e síntese. Embora se identifique com a pesquisa bibliográfica, esta só se realiza sobre os documentos analisados e pertencentes a autores que deram estudo pronto e acabado.

10 Pesquisa Experimental ou de Laboratório – é aquela que determina o objeto de estudo, relacionando as variáveis de modo a conceituar as formas de observação e controle. É muito usada nas Ciências Humanas. Pesquisa Ex Post Facto – é aquela em que o experimento é efetivado depois dos fatos. Nela o pesquisador não tem controle sobre as variáveis.

11 Pesquisa Levantamento – Refere-se ao estudo interrogando-se de forma clara e direta, os indivíduos dos quais se objetiva saber o comportamento. Pesquisa Estudo de Caso – é o estudo que analisa com profundidade um ou poucos fatos com vista à obtenção de um grande conhecimento, pela riqueza de detalhes do objeto estudado.

12 Pesquisa-ação – é controvertida e obriga o investigador que tenha um estreito relacionamento com a realidade, isto é, pessoas e objetos da pesquisa. Pesquisa Participante – está a exigir o mesmo grau de interação do pesquisador e população, bem como com os elementos que participam do estudo.


Carregar ppt "O método científico em Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google