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O que é Ciência
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Ciência e Senso Comum “A Ciência nada mais é que o senso comum refinado e disciplinado” O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver e melhor sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos , os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. (Rubens Alves,1983, p. )
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Ciência É uma forma especial de conhecimento da realidade empírica;
É um conhecimento racional, metódico e sistemático, capaz de ser submetido à verificação.
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Ciência Ciência Nasce da necessidade de compreender o mundo a fim de viver melhor e sobreviver. Busca respostas (soluções) para os problemas. Função: é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais siginificativa
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Classificação da Ciência
Formais – Puras Filosofia, lógica formal, matemática Factuais – Aplicadas Naturais: física, químico, biologia Sociais: sociologia, psicologia., economia, administração.
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Conhecimento O conhecimento procura explicar o real, o passado, o presente e predizer o futuro. Na área de administração, o conhecimento visa a solução de problemas práticos e a pesquisa está orientada para situações de trabalho, buscando melhorar a eficácia, a harmonia entre trabalhadores, a satisfação.
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Tipos de conhecimento Empírico – Experiência; Religioso – Fé;
Filosófico – Razão; Cientifico – Investigação.
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Conhecimento Empírico:
- Empírico = significa experiência; - Conhecimento da experiência, via sentidos físicos; - conforma-se com a aparência, preocupa-se só com os fatos e não com as causas das mesmas; - Refere-se a vivências, aos sentidos físicos; - Não se manifesta sempre de uma forma crítica; - Não procede com rigor de método.
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Conhecimento Filosófico:
- É valorativo – seu ponto de vista consiste de hipóteses que não poderão ser submetidas a experimentação; - não é submetido à experimentação; - O objeto são as idéias; - Usa o método racional – a razão; - Não tem soluções definitivas.
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Conhecimento Teológico:
- Implica na crença de que as verdades tratadas são infalíveis, indiscutíveis; - As verdades são reveladas pelo sobrenatural; - As verdades que os homens chegaram mediante a aceitação dos dados da revelação divina; - A adesão é um ato de fé.
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Conhecimento Cientifico:
- É produzido pela investigação; - Procura descobrir e demonstrar as causas ou as razões dos fatos; - busca respostas para os por quês; - é metódico, sistemáticos, ordenado, segue um plano; - é verificável; - É comunicável – é informativo – formulado de tal modo que outros investigadores possam verificar seus dados e hipóteses; - Deve ser considerado como propriedade de toda humanidade.
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Na busca desse conhecimento sistemático o que a ciência utiliza?
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- Métodos - Processos -Técnicas
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MÉTODO CIENTIFICO
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Método Científico Pode-se definir método como caminho para se chegar a determinado fim. E método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicas adotadas para atingir o conhecimento.
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Método é a forma ordenada de proceder ao longo de um caminho
Conjunto de processos ou fases empregadas na investigação, na busca de conhecimento Pode ser um processo intelectual e operacional (a própria ordenação da ação da pesquisa
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Em que consiste o método?
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1. Formular questões ou propor
problemas; 2. Efetuar observações; 3. Registrar cuidadosamente a observações feitas, procurando responder às perguntas formuladas ou resolver problemas propostos; 4. Rever conclusões, idéias e opiniões anteriores que estejam em desacordo com as observações e as respostas resultantes.
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Método: estabelece o que fazer Técnica: é como fazer
Diferença entre: Método: estabelece o que fazer Técnica: é como fazer
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Nas ciências sociais a busca do conhecimento encontra-se inserida na realidade histórica
Provisoriedade O objeto das Dinamismo pois ciências sociais Especificidade é histórico
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Fornecer referencial para a montagem de trabalhos científicos
Integração do conhecimento mediante a utilização do conteúdo de outras disciplinas no processo de pesquisa; Desenvolver uma postura holística; Desenvolver o próprio projeto de estudo, sistematizando suas atividades.
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Método Indutivo Possibilita o desenvolvimento de enunciados gerais sobre as observações acumuladas de casos especificos que possam ter validades universais. O ponto de partida é a observação dos fatos e dos fenômenos, da realidade objetiva. O ponto de chegada é o estabelecimento de leis, a ordenação que regem os fatos ou fenômenos. Parte de dados particulares suficientemente constatados e infere uma verdade geral universal. Conclui de fatos particulares para todos os fatos semelhantes, presentes e futuros. Conduz a conclusões prováveis.
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Elementos fundamentais do método indutivo:
- Observação dos fatos (fenômenos) com a finalidade de descobrir as coisas; - Comparação entre os fenômenos para descobrir a relação existente entre eles; - Generalização para fenômenos semelhantes.
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Método Dedutivo Procura transformar enunciados complexos universais em particulares; Tem como ponto de partida, um principio tido como verdadeiro; A conclusão não fornece um conhecimento novo;
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Método Cartesiano Princípios:
- A dúvida sistemática, aceitando apenas aquilo que é evidentemente certo; - Princípio da análise,da decomposição; - Princípio da síntese ou da composição; - Princípio da enumeração ou da verificação (fazer recontagens e revisões).
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Método Dialético - Tudo no universo é movimento e transformação nada permanece como é. - O foco é o processo; - As coisas estão em constante fluxo e transformação; - Estuda o fenômeno dentro de um contesto que é a totalidade; - As mudanças quantitativas graduais geram mudanças qualitativas
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