A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Níveis de conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Níveis de conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Níveis de conhecimento

2 Conhecimento Vulgar ou Senso Comum
Baseado na tradição; Contenta-se com os fatos e não com as causas; É verificável e impreciso; Difícil de se atingir relações mais sofisticadas; Não é criativo.

3 Conhecimento Filosófico
Filosofar é interrogar, é um contínuo questionar, a si e a realidade. A interrogação parte da curiosidade. A curiosidade é própria do ser humano. O homem procura desvendar os “mistérios” que o envolve. A tarefa da filosofia se resume na reflexão. Assim, a filosofia: Não é passível de experimentação, valoriza a coerência lógica Seu método é o Racional , baseado na razão e no trabalho mental.

4 Conhecimento Religioso ou Teológico
Conjunto de verdades que o homem chegou, não com o auxílio da inteligência, mas diante a aceitação dos dados da revelação divina da fé. O conhecimento religioso é baseado principalmente na fé. Os conhecimentos adquiridos nos livros sagrados passam a ser verdades e devem ser aceitos sem contestação. Assim, o conhecimento religioso apóia-se em : Valorativas e inspiracionais; Verdades infalíveis e indiscutíveis (exatas); Conhecimento sistemático; Evidências não verificadas.

5 Conhecimento Científico
Busca investigar as relações existentes entre os fenômenos. Desta forma, possui as seguintes características: O conhecimento é adquirido através da experimentação e não da razão \ há investigação e não esperança; É sistemático\ há demonstração (necessita de teoria); Falível (não existem verdades absolutas); Aproximadamente exato.

6 Resumindo: Conhecimento Popular Conhecimento Filosófico Conhecimento
Teológico Científico Valorativo Real Reflexivo Racional Inspiracional Contingente Assistemático Sistemático Verificável Não verificável Falível Infalível Inexato Exato Aproximadamente exato


Carregar ppt "Níveis de conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google