A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO

2 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Qual a visão que vocês têm da realidade do mundo? Em qual perspectiva de conhecimento vocês se apegam para compreender o litoral do Paraná?

3 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Os Tipos de conhecimento: Popular, Religioso; Filosófico; Científico. Formam a gama de conhecimentos existentes no mundo 

4 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Conhecimento Popular: adquirido no percurso da vida cotidiana; Informal, espontâneo; Transmitido de geração para geração; Não depende de pesquisas ou aplicações de métodos. Portanto: modo comum e cotidiano de conhecer.

5 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
1 Superficial: não se preocupa em saber as causas dos fenômenos; se conforma com a aparência; 2. Sensitivo: adquirido no desenvolver da vida cotidiana, através de nossa experiência de vida; 3. Subjetivo: não segue um modelo, um método;

6 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
4. Verificável: como são fenômenos relacionados à vida cotidiana, podem ser verificados; 5. Falível e inexato: por ser um conhecimento superficial, se conformar apenas com a aparência, ele é passível de contestação.

7 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Conhecimento Religioso: é aquele relacionado à fé e a crença religiosa. Não importa a crença religiosa, o Deus em que o indivíduo acredita. O que importa é a fé. Portanto: Fornece explicação sobre algo misterioso, oculto, sobrenatural, coisas que a ciência não pode explicar.

8 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Suas principais características são: 1. Valorativo: apoia-se em doutrinas religiosas, reconhecidas como verdadeiras, que não podem ser comprovadas. São revelações divinas. 2. Não verificável: não há como verificar, através de experimentação ou observação, se o conhecimento de fato é verdadeiro ou não. 3. Infalível e exato: por ser considerado uma revelação divina esse conhecimento não é renegado, tido como verdadeiro

9 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Conhecimento Filosófico: conhecimento que estimula os indivíduos à reflexão, aos questionamentos, ao exercício do raciocínio. O conhecimento filosófico estimula, portanto, no indivíduo, uma reflexão crítica sobre os fenômenos existentes no mundo. Ele proporciona ao indivíduo um pensamento crítico e analítico acerca da realidade.

10 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Suas Principais características são: Valorativo: inicia a partir de hipóteses que não passam por testes. Surgem a partir do exercício da razão e, ao virar uma teoria, não passa por experimentação; Não verificável: Sem experimentação, esse tipo de conhecimento não pode ser comprovado; Racional: É construído por meio da utilização da razão pura, sem adotar métodos empíricos;

11 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Conhecimento Científico: procura alcançar a verdade dos fatos Através da pesquisa científica Utiliza-se de métodos e técnicas apropriados. Se destaca como científico pelo fato de poder ser verificado na prática, seja por demonstração, seja por experimentação.

12 DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Principais características: 1. Real, factual: lida com existências reais que se manifestam, de algum modo, no mundo físico; 2. Sistemático: é um saber ordenado lógica e coerentemente, formando, assim, um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos; 3. Verificável: as proposições podem ser verificadas, e, assim, comprovadas ou refutadas; 4. Falível, aproximadamente exato: nunca é definitivo, absoluto.


Carregar ppt "DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google