A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre."— Transcrição da apresentação:

1 Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre

2 Imagine o homem antigo explicando:

3 Em diferentes civilizações, as primeiras buscas de respostas convincentes, resultaram no surgimento de mitos.

4 FUNÇÃO DO MITO Explicar o mundo, construindo um saber que permitisse ao homem um pouco mais de poder e controle sobre as coisas à sua volta.

5 MITO HOJE O mundo atual também possui os seus mitos (celebridades criadas e impostas pela mídia como modelos para o modo de ser e viver das pessoas).

6 MITOS DA ANTIGUIDADE Os mitos da Antiguidade não eram pessoas, mas personagens de narrativas espontâneas que procuravam dar sentido ao mundo e à existência do homem.

7 MITOS DA ANTIGUIDADE Através de figuras fantásticas, deuses e heróis, o homem tentava compreender os mistérios que o cercavam: o mundo divino ou heróico servia de modelo para o mundo humano.

8 IMPORTÂNCIA MITOS Questionamentos, hipóteses e mitos antigos foram importantes para a construção histórica do pensamento e do raciocínio do homem.

9 MITO X FILOSOFIA Há vários séculos (Grécia) os primeiros filósofos consideraram imaginativas e insatisfatórias as explicações míticas da realidade.

10 FILOSOFIA Buscaram um novo tipo de conhecimento que pudesse ser explicado e compreendido exclusivamente pela razão humana.

11 O QUE É MITO?

12 ARISTÓTELES Segundo Aristóteles, o mito pode ser o contrário da verdade, mas também pode ser algo próximo a ela.

13 MITO X SENSO COMUM Nesse aspecto, aproxima-se do senso comum (pensamento baseado em aparências, tradições e especulações) mas também pode ser um caminho para explicar e resolver um determinado problema.

14 DEFINIÇÃO MITO O mito é uma forma simbólica e não-cientifica de explicação dos fenômenos a nossa volta, é comum em todas as culturas e ainda sobrevive.


Carregar ppt "Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google