A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO

2 Atitude Científica x Senso Comum

3 SENSO COMUM Definição: É o conhecimento acumulado no cotidiano o qual pecorre o caminho que vai do hábito à tradição. Quando estabelecida, passa de geração para geração. O senso comum integra, de um modo precário, o conhecimento humano.

4 SENSO COMUM Características do senso com comum:
*São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; * São generalizadores, pois tendem a reunir numa só opinião ou numa idéia coisas e fatos julgados semelhantes;

5 SENSO COMUM Características do senso comum:
*Em decorrência das generalizações, tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou entre fatos; *São qualitativos, pois as coisas são julgadas pelas pessoas como grandes ou pequenas, doces ou azedas, quentes ou frias, etc.

6 SENSO COMUM Características do senso comum:
*Por não compreender o que seja investigação científica tende a identificá-la com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o incompreensível; *As certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo social cristalizam-se em preconceitos como os quais passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos.

7 ATITUDE CIENTÍFICA CONCEITO: É um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais complexo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria científica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes sejam compreendidos como semelhantes e submetidos às mesmas leis e vice-versa.

8 ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica:
* É objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; * É quantitativo,isto é, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes; * É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.

9 ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica:
* Só estabelecem relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes; * Surpreende-se com a regularidade, a constância, a freqüência, a repetição e a diferença das coisas e procura mostrar que o maravilhoso é um caso particular do que é regular, normal, frequente;

10 ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica:
* Formular uma teoria geral sobre o conjunto dos fenômenos observados e dos fatos investigados, isto é, formular um conjunto sistemático de conceitos que expliquem e interpretem as causas e efeitos, as relações de dependência, identidade e diferença entre todos os objetos que constituem o campo investigado.

11 SENSO COMUM X ATITUDE CIENTÍFICA
A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

12 PASSOS NA PESQUISA CIENTÍFICA
A disposição de tratar com fatos e não com as opiniões; A rejeição ao saber da autoridade; A disposição de aceitar fatos, mesmo quando eles são opostos aos seus desejos; A capacidade de ficar sem uma resposta, até que seja encontrada uma resposta satisfatória; Tendência a evitar conclusões prematuras até que tenha encontrado as resposta plausíveis;

13 INTRODUÇÃO A PESQUISA TEMA DA PESQUISA:
- Indica o assunto que se deseja estudar; - O importante é a elaboração, que ele se torne algo “concreto”, determinado, preciso; - Para tanto é necessário observar a realidade que nos interessa de maneira cuidadosa e persistente; - Fazer uma boa consulta a livros, períodicos, etc.

14 TEMA Indica a área na qual se deseja desenvolver um trabalho, neste caso, de cunho científico Significa uma área de interesse a ser investigado. Trata-se, então, de uma delimitação ainda bastante ampla, tendo várias possibilidades de abordagens (qualitativos ou quantitativa, sociais ou biológicas. Não confundir TEMA com TÍTULO.

15 PROBLEMA Após escolhido o tema, o projeto de pesquisa vai solicitar a formulação do problema. Costuma ser apresentado na forma de uma proposição interrogativa. Formular um problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade, com a qual nos defrontamos e pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas caracterísitcas.

16 PROBLEMA Exemplo: A aplicação de um novo método de ensino aos alunos do ensino médio do Colégio X produzirá aumento de rendimento escolar? Deseja saber se a aplicação de um novo método de ensino traz aumento de rendimento escolar aos alunos do ensino médio do Colégio X. (Interrogativa indireta)‏

17 HIPÓTESE O enunciado dela vem logo após a formulação do problema. É uma tentativa que se faz para explicar o que se desconhece, uma suposição provisória e deverá ser testada para verificar sua validade. Critérios: Tem que ser plausível, consistente, específica, verificável, clara, simples, econômica e explicativa. Pode vir na forma: “Se X, então Y”. Se isso acontece, então aquilo poderá mudar.

18 TEMA / PROBLEMA / HIPÓTESE
Tema: A influência de tóxicos em crimes de homicídios cometidos por delinqüentes juvenis em Goiânia. Problema: A maior incidência de crimes de homicídios cometidos por delinqüentes jovens em Goiânia, encontra-se entre os viciados em tóxicos? Hipótese: (1) Existe uma equivalência entre os números de homicídios praticados por delinqüentes toxicômanos e não-toxicômanos; (2) A maior parte dos homicídios praticados por delinquentes juvenis em Goiânia encontra-se entre os viciados em craque.


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google