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Gerenciamento de Sala de Aula
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Função Social da Escola
A educação escolar é uma prática que tem como função criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
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A função da escola distingue-se de outras práticas educativas
TEM PROPOSTA PLANEJADA ORGANIZADA INTENCIONAL ESTRATÉGIA ESCOLA TEM OBJETIVOS (METAS) SISTEMÁTICA
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Ir para a Escola para Aprender e Ensinar, Construir e Interagir
Que tipo de aprendizagem? SIGNIFICATIVA TRABALHO SIMBÓLICO DE SIGNIFICAR ESTABELECEM RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES E OS CONHECIMENTOS PREVIAMENTE CONSTRUÍDOS POR ELES PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS
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Conteúdos re-significados
Nesta proposta, os conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assumem papel central... uma vez que é através deles que os propósitos da escola são operacionalizados, ou seja, manifestados em ações pedagógicas. O projeto educacional expresso nos demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma re-significação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir competências e habilidades, procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, os PCNs reafirmam a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno, e colocam a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. Os conteúdos atitudinais permeiam todo o conhecimento escolar. Ensinar e aprender atitudes requer um posicionamento claro e consciente sobre o que e como se ensina na escola.
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Metodologia... A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola. Na sala de aula o professor é o gerenciador da metodologia adotada, tendo em vista as orientações do PPP, do Regimento e dos Planos de Estudos. Como ser um professor gerenciador de novas tecnologias e recursos metodológicos? .Domínio do conhecimento teórico-prático da área de Atuação. Manejo de turma. Criatividade e inovação. Bom uso dos recursos disponibilizados pela escola. Otimizador do tempo.
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Avaliação do processo de gerenciamento de sala de aula...
Avaliar processos: * Averiguar o nível de aprendizagens significativas construídas ao longo do processo; * Lançar estratégias de recuperação (plano de ação); * Ter clareza no que se vai avaliar (competências e habilidades) e deixar claro para o aluno; * Estabelecer critérios avaliativos; * Colocar o aluno a par do processo sempre, não só na entrega de notas; * Professor e aluno são parceiros neste processo: avalia o que se ensina e o que se aprende.
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