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ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –

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Apresentação em tema: "ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – mauriceiasilvana@hotmail.com ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN – anabeatrizdebrito17@gmail.com JUDSON RODRIGO DIOGO DE OLIVEIRA/UFRN – judsonrodrigocn@hotmail.com ORIENTADORA: SANDRA KELLY DE ARAÚJO/UFRN – skaraujo@hotmail.com MATERIAIS E MÉTODOS: Durante o processo metodológico, foram feitas diversas indagações e perguntas sobre a temática a exemplo de: “O que é orientação espacial?”, “Como sabemos a direção em que estamos?”, “Qual a importância de se localizar no espaço?” “De qual ponto devemos iniciar?” “Quais são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais?”, dentre outras. Optamos por fazer um círculo na sala e posicionamos a rosa dos ventos embaralhada sobre o chão, onde convidamos os alunos a definirem a posição correta dos pontos da rosa dos ventos. Em seguida, fizemos diversas atividades práticas, a exemplo, solicitamos que direcionassem os seus braços para a direção norte, sul, leste e oeste. A partir do que foi exposto e praticado em sala de aula e no seu exterior, os alunos fizeram também um exercício escrito utilizando figuras no espaço para detectarem suas posições. Os recursos metodológicos utilizados foram a rosa dos ventos, o diálogo e o exercício impresso. CONCLUSÕES:. Consideramos que o nosso objetivo foi alcançado, em relação a nossa preocupação em identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, assim como ter ajudado os mesmos a superar em parte suas dificuldades acerca do tema. O resultado foi bastante satisfatório, tendo em vista que as necessidades foram supridas através das avaliações teóricas e práticas. Notamos que as aulas teóricas serviram como base fundamental na compreensão do conteúdo posto em prática, por que a partir do que foi posto na sala de aula, foi possível identificar por parte dos alunos o interesse em saber a localização de determinados lugares (direção das suas respectivas residências, da sua sala de aula, da escola, dos pontos mais conhecidos da cidade) e posições no espaço (norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, sudoeste, noroeste). INTRODUÇÃO: Este trabalho é o relato de pesquisa realizada por ocasião do desenvolvimento de projeto de ensino na área de Geografia na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo – Caicó/RN, em 2013, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Este projeto investigou o conhecimento prévio dos alunos acerca da capacidade de localização espacial, abordando conceitos de Geografia em relação à localização (pontos cardeais, pontos colaterais e subcolaterais presentes na rosa dos ventos). REFERÊNCIAS: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. 6. ed. _____: Editora Mediação. 2008. CARVALHO, M. I. Fim de Século: a escola e a geografia. 2. ed. ____: Editora Unijui. 2004. KIMURA, S. Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Editora Contexto. 2008. MORAM, J. M.; MARCOS, T. M.; MARIDA, A.B. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 13. ed. São Paulo: Papiro editora, 2009. PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. VESENTINI, J. W. O Ensino de Geografia no Século XXI. São Paulo: Papirus, 2008. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa nos possibilitou identificar a forte deficiência por parte dos alunos em relação ao tema trabalhado. Notamos que os mesmos em muitos casos não tinham o conhecimento em relação a sua própria localização espacial, e aos poucos que tinham certo conhecimento, se dava de forma teórica, já que na prática não sabiam impô-los. Quando questionamos sobre as direções, alguns apontavam para o ponto certo, outros não. Neste caso, a partir do nosso trabalho que foi o de ensinar como se situar no espaço e de que maneira mais didática eles poderiam por em prática tais conteúdos, sejam eles em relação aos assuntos referentes à localização espacial ou aos usos desse conteúdo no cotidiano, os alunos foram capazes de identificar todos os pontos presentes na rosa dos ventos, assim como localizar-se espacialmente utilizando-se de cada um deles como ponto central de localização, dentro da própria escola.


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