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ANEXO II Edital Pibid n°011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

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Apresentação em tema: "ANEXO II Edital Pibid n°011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)"— Transcrição da apresentação:

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2 ANEXO II Edital Pibid n°011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

3 1. Nome da InstituiçãoUF UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN 2. Subprojeto de Licenciatura em: PEDAGOGIA – Campus de Caicó 3. Coordenador de Área do Subprojeto: Nome: GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS CPF:29497280491 Departamento/Curso/Unidade: EDUCAÇÃO/PEDAGOGIA/CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ Endereço residencial: RUA GENERINA VALE, 1210 – CENTRO – CAICÓ - RN CEP:59300000 Telefone: DDD (84) 9943 0530 – (84) 8889 5886 E-mail:grinauraufrn@yahoo.com.br Link para o Currículo Lattes:HTTP://Lattes.cnpq.br/2113435776155178

4 4. Apresentação da proposta (máximo 1 lauda) Este subprojeto destina-se à implementação de ações educativas voltadas para a educação básica e parte da consideração do estado da arte acerca deste tema no Brasil. Fundamentalmente dois modelos vêm povoando o discurso sobre a educação básica no país: um que se reporta à sua potencialidade emancipadora e outro que deita raízes na função reguladora do Estado. Daí a importância de, neste momento, termos consciência das matrizes teóricas e ideológicas decorrentes destes aportes, para podermos repensar a partir de nova ótica, as ações educativas pertinentes para as novas gerações de alunos e alunas que compõem o universo da educação básica; problemáticas, pertinências, aspirações e perspectivas que circundam esta realidade.

5 A Educação Básica tem chamado a atenção da sociedade e se colocado como objeto de discussão e questionamento em diferentes âmbitos e dimensões das políticas educacionais no Brasil, através dos meios de comunicação, da exposição de novas políticas, da produção acadêmica e dos mais variados textos em circulação no meio social. A formação dos professores tem sido realçada como ponto de extrema relevância na discussão acerca dos resultados apresentados nos últimos anos sobre a estatística da Educação Básica. Desta forma, é pertinente destacar a dimensão da docência para referendar a importância desta enquanto exercício de iniciação para os licenciandos do Curso de Pedagogia.

6 A profissão professor é importante, antiga e complexa, uma profissão consagrada pelo mundo inteiro como sendo indispensável à condição humana de tal modo que o ensino se caracteriza como uma atividade eminentemente complexa. A prática da atividade profissional docente realça a importância da declaração dos professores ao afirmarem que aprendem a ensinar ensinando. Em história da Pedagogia, Cambi (1999), assinala as multifacetadas investidas sobre a pedagogia na últimas décadas, a emergência e urgência de novas formas educativas, novos processos formativos/educativos e novas orientações político- culturais. Temas e problemas foram marcando essa revolução no pensamento pedagógico, levando os pedagogos à compreensão de que fazer pedagogia é abraçar a discussão de uma realidade múltipla que abarca temas mais amplos que transcendem o processo de ensino-aprendizagem. Para o autor, a pedagogia é um saber que se tornou cada vez mais central e todos esses problemas implicam um empenho de formação, um itinerário de intervenção, uma obra de orientação, de acompanhamento, de interpretação. Ela é para Cambi (1999, p. 641-42) “um saber que se reexamina, que revê sua própria identidade, que se reprograma e se reconstrói”.

7 O objetivo geral do subprojeto é a valorização da docência enquanto dimensão pedagógica de grande importância na formação do licenciando em Pedagogia de modo a favorecer o redimensionamento acerca da compreensão histórico-cultural sobre a Educação e o contexto escolar, suas modalidades de intervenção e dimensão socioeconômica e política, possibilitando uma reflexão sobre a função social do pedagogo e sua responsabilidade frente à problemática educativa.

8 Objetivos específicos: a) compreender a práxis pedagógica como objeto de estudo e de trabalho do professor desenvolvendo experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino- aprendizagem; b) aprofundar o estudo e a prática de aspectos metodológicos dinamizando a aprendizagem por meio do uso de materiais tradicionais e alternativos de modo a dar significado aos conteúdos; c) planejar atividades didáticas considerando as dimensões teóricas, políticas e instrumentais do saber e do fazer docente; d) incorporar o uso de recursos tecnológicos no contexto de ensino e aprendizagem; e) instigar o diálogo entre os licenciandos, professores e demais atores sociais atuantes na rede pública, colaborando para a reflexão sobre alternativas de trabalho pedagógico que visem à melhoria do ensino; f) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica;

9 g) valorizar a sala de aula como espaço de criação e de criatividade; h) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia; i) compreender o ensino-aprendizagem como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e atinente aos contextos de aplicação; j) valorizar o estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecendo o objeto e os objetivos do Ensino Médio; k) Atribuir sentido às atividades de planejamento, elaboração e análise de material didático inovadores que redimensionem o ensino; l) intervir de forma educativa, ética e cidadã para a superação de situações-problemas apresentadas no contexto das aprendizagens.

10 5. Ações Previstas a) analisar o perfil sócio-cultural e as trajetórias familiares dos alunos de pedagogia e dos sujeitos das escolas participantes do subprojeto; b) diagnosticar e caracterizar as necessidades relativas às perspectivas didático-pedagógicas das escolas participantes deste subprojeto e também dos sujeitos nele envolvidos; c) aprofundar as reflexões sob os pontos de vista epistemológico, filosófico e didático-pedagógico a respeito dos modelos e tendências na educação básica; d) instigar a instrumentalização e politização da questão da didática em sala de aula; e) exercitar o trabalho de planejamento e ação em equipe atentando para as necessidades apresentadas pelos alunos e pelo professor; f) planejar, a partir das necessidades identificadas na escola, atividades de ensino inovadoras tendo como referência as orientações contidas nos documentos legais para a Educação Básica, assim como os resultados das pesquisas relativas ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio;

11 g) empreender um planejamento de ensino que contemple seqüências didáticas para o Ensino Médio; h) planejar e realizar em equipe (professores supervisores, alunos bolsistas e coordenadora do subprojeto) oficinas e ateliês que visem à elaboração de material didático que potencializem a sistematização dos conteúdos nos alunos; i) instigar o exercício da pesquisa através da observação, descrição e interpretação das ações; j) oferecer aos envolvidos no subprojeto espaços de estudos e reflexões (grupos de estudos, encontros sistemáticos para planejar e replanejar ações) que atendam às necessidades de conteúdos imprescindíveis para o ensino na Educação Básica, bem como a elaboração e confecção de materiais didáticos que contribuam para uma melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos das escolas; k) proporcionar aos alunos do Ensino Médio, em horário alternado com o de sala de aula, atendimento às suas demandas de aprendizagem;

12 l) realizar atividades criativas que visem à formação de um sujeito participativo e crítico e ao enriquecimento cultural; m) incentivar a curiosidade pelas tecnologias da informação e da comunicação promovendo a inclusão digital; n) acompanhar, refletir e avaliar as ações desenvolvidas no que diz respeito ao desempenho dos bolsistas e ao envolvimento dos supervisores; o) avaliar o resultado das ações desenvolvidas nas escolas para a melhoria da formação inicial e continuada dos professores e a qualidade do ensino desenvolvido nas escolas; p) criar condições para instigar a investigação sobre a prática docente, tendo como pressuposto a dinâmica da ação/reflexão/ação;

13 q) impulsionar o aprofundamento de estudos acerca da prática docente a partir dos referenciais da área; r) propiciar a realização de atividades interdisciplinares que podem se efetivar por meio de projetos de ensino; s) participar do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó bem como da Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN para divulgar, tanto nas escolas participantes como na Universidade, as diferentes ações desenvolvidas de modo a valorizar a participação e o empenho de todos os sujeitos envolvidos neste subprojeto; t) publicar durante e ao final da experiência a produção em revista e em livro com o relato das atividades desenvolvidas e uma análise reflexiva da mesma.

14 6. Resultados Pretendidos Por meio das ações a serem desenvolvidas neste subprojeto espera-se que: a) tenhamos contribuído para com a formação dos licenciandos de Pedagogia – Ceres/Caicó, do professor supervisor das escolas públicas selecionadas e dos estudantes da educação básica envolvidos nas experiências metodológicas e práticas docentes, articuladas com a realidade das escolas; b) o diagnóstico das escolas, das trajetórias dos alunos e suas realidades sócio-culturais constituam um documento de investigação qualitativa tendo em vista o aprimoramento das ações pedagógicas dos alunos de licenciatura, dos professores em formação e dos professores em exercício; c) as relações entre a instituição formadora e as escolas tenham sido construídas pautadas no princípio de cidadania, respeito e ética;

15 d) os efeitos destas ações resultem na melhoria do desempenho escolar dos alunos; e) as ações desenvolvidas tenham se traduzido para os estudantes que optam pela carreira docente, notadamente na área de Pedagogia, no incentivo a promoção da melhoria da qualidade da educação básica; f) a interdisciplinaridade tenha sido adotada pelos futuros professores através das experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local das escolas; g) tenhamos plantado a semente da formação continuada de professores para a educação básica; h) tenhamos promovido a autonomia pedagógica dos alunos da licenciatura;

16 i) tenhamos incentivado a pesquisa e a elaboração do pensamento a fim de que a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores na Licenciatura de Pedagogia tenha sido elevada a patamares mais adequados; j) tenhamos contribuído com a aproximação da UFRN com a rede pública e vice-versa de modo que a integração da educação superior com a Educação Básica no Ensino Médio tenha sido implementada; k) o uso de recursos de tecnologia da informação e da comunicação tenha colaborado com a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; l) os professores supervisores e os alunos participantes tenham tido a possibilidade de refletir e modificar suas ações docentes no campo pedagógico e na revisão e reformulação de conceitos.

17 7. CRONOGRAMA Atividade Mês de início Mês de conclusão Seleção de bolsistas de Iniciação à Docência 01 Seleção de professores supervisores nas escolas 01 Diagnóstico da realidade escolar (coordenadores, bolsistas e supervisores, representantes da comunidade escolar) 02 Diagnóstico sócio-cultural dos alunos do Ensino Médio diretamente envolvidos 02 Planejamento das ações didático- pedagógicas de acordo com as necessidades apontadas no diagnóstico realizado com relação às dificuldades teórico-metodológicas encontradas no estudo dos componentes curriculares 0305

18 Encontros semanais de estudo, planejamento e acompanhamento das ações 0212 Execução das ações planejadas através da realização de oficinas didático- pedagógicas 0412 Realização de oficinas para a produção de materiais didático-pedagógicos 0410 Confecção de materiais (revista e livro) para a aplicação e divulgação dos resultados 0412 Realização de evento nas escolas para a discussão acerca do desenvolvimento das ações e de seus resultados 11

19 Participação em eventos científicos para o debate, difusão e apresentação dos resultados alcançados 12 Debate sobre a escolha das profissões a ser realizado com os alunos do Ensino Médio 0412 Elaboração do relatório final12 8. Outras informações relevantes (quando aplicável)


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