A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo;"— Transcrição da apresentação:

1  Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo; Josafá Batista Pinto; Mateus Grochoski Felini; Matheus Gaspar da Silva; Milaine Aparecida Pichiteli; Rosana Dal Col; Vinicius Filipe Rodrigues Soares. Supervisão: Marlei Deleutério. Coordenação Leonardo Dirceu de Azambuja. O Subprojeto Pibid de Geografia da UEM projeta para o período 2014-2017 o desenvolvimento de Ações integradoras da Universidade Estadual de Maringá - UEM e o Colégio de Aplicação Pedagógica – CAP. No ano letivo de 2014 o trabalho esteve focado em duas Ações de estudo sobre a escola e sobre a comunidade. Num primeiro momento o Grupo Pibid fez estudos sobre o Projeto Pedagógico do CAP e observações dos espaços-tempos da escola. A imersão na escola e comunidade foi continuada com a realização de Estudo do Meio envolvendo além dos bolsistas ID, também os funcionários, professores e alunos. O Estudo do Meio constou da realização de entrevistas e de questionários com sujeitos da comunidade escolar, observações no entorno da escola, coleta de informações nos planos de ensino e ou em diálogo com os professores sobre a Geografia ali ensinada. Essas Ações diagnosticaram necessidades, dentre essas, a produção de recursos didáticos acompanhadas das respectivas práticas de sala de aula. Assim, em 2015 foram desenvolvidos estudos sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação, e do livro didático. Resgatou-se estudos anteriores sobre Cartografia Escolar e sobre atividades com jogos lúdicos no ensino de conteúdos de Geografia. Foram realizadas então pelos bolsistas ID, com a colaboração de professores de Geografia da escola mais a professora Supervisora, práticas docentes em sala de aula e das quais os acadêmicos elaboraram registros na forma de Diários de Aulas. Também o diagnóstico de dificuldades vivenciadas pelos alunos da escola sugeriu a proposição do Projeto de Produção Textual já em execução com a organização de turmas voluntárias em contraturno. Esse Projeto pode incluir atividades relacionadas com diferentes linguagens, tais como, texto escrito, charges, linguagem cartográfica e gráfica. Desses estudos e práticas docentes resultaram sistematizações na forma de resumos expandidos, banners e oficinas apresentadas em eventos científicos pelos bolsistas ID da geografia UEM. Publicação: PASSINI, Elza Yasuko e AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Práticas e Aprendizagens Coletivas no Pibid Geografia UEM. Coleção Fundamentum nº 96. Maringá: Eduem, 2014. (Registra atividades do período 2010 a 2013) Resumo expandido apresentado no V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário nacional do PIBID e XI Seminário Nacional de Iniciação à Docência em Natal-RN. Título: Análise do meio escolar: O Colégio de Aplicação Pedagógica e seu público estudantil. Autores: Leonardo Dirceu de Azambuja; Danielli Sarcetta de Carvalho; Milaine Aparecida Pichiteli. Banner e exposição de trabalhos na Semana de Interação Escola Comunidade do CAP 2014. 2015 - Plano de Estudo sobre recursos didáticos. Tema – 01: Novas tecnologias (TICs), educação escolar e ensino de Geografia. Tema – 02: Recursos didáticos para o ensino de Geografia na Educação Básica: livro didáticos, jogos lúdicos, tecnologias de informação e comunicação. Iniciação à docência. Consta da elaboração e aplicação de recursos didáticos e está em desenvolvimento nas turmas regulares de Geografia do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental. Projeto de Produção Textual em desenvolvimento com turmas de alunos voluntários em contraturno. Este Projeto teve seu lançamento na Semana de Interação Escola Comunidade do CAP 2015. Trabalhos e atividades desenvolvidas no 1º Encontro Paranaense do Pibid Geografia: o estado da arte da pesquisa em ensino de Geografia e prática pedagógica escolar realizado na UNICENTRO em Guarapuava-PR. Título: O uso de recurso didático e a aula de campo nas escolas. Autora: Amanda Lorenzzi Título: Despertando novos olhares: Tecnologia e trabalho de campo aliados para a leitura da paisagem.Autores: Elivelton Custodio de Oliveira e Milaine Pichiteli. Oficinas: Mapa interativo para pincel de quadro branco. Autores: Jesse Ulisses Be/rtolo e Mateus Grochoski Felini. O Pibid Geografia UEM está em atividade desde o ano de 2010. Até o ano de 2013 teve como foco temático a Alfabetização Cartográfica. A partir de 2014 a abrangência temática foi ampliada com o conceito de recursos didáticos. O Estudo do Meio enquanto metodologia utilizada para a imersão e conhecimento da comunidade escolar instigou a definição de ações relacionadas com a elaboração e aplicação de recursos didáticos diversos por meio de atividades de iniciação à docência pelos pibidianos. Algumas dificuldades quanto aos espaços-tempos pedagógicos precisaram ser superadas para a efetivação das ações. Na escola se estabelecem concomitâncias com as práticas de Estágios Supervisionados sobrepondo a presença de acadêmicos nas salas de aula o que exige procedimentos organizativos por parte de todos. Ao par dessas dificuldades conclui-se que a iniciação à docência contribui positivamente na formação dos licenciando. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná A ideia de imersão no ambiente escolar orientou os estudos iniciais de reconhecimento dos espaços-tempos da escola envolvendo a organização e dinâmicas internas e externas. O método de Estudo do Meio oportunizou observações e coleta de informações da comunidade produzindo então um conhecimento sobre a realidade e evidenciando oportunidades de ações para os pibidianos. A prática de estudo sobre temas relacionados com recursos didáticos foi desenvolvida por meio da elaboração de fichas de leitura de textos selecionados e posterior apresentação e debate no Grupo. As atividades de iniciação à docência ocorreram tanto em salas de aula com a colaboração dos professores de Geografia, quanto em turma organizada no contraturno. As divulgações dos resultados aconteceram por meio da produção de resumos expandidos, banners e oficinas em eventos acadêmicos e ou Semana de Integração da própria escola. Além do Blog Pibid Geografia – UEM. 2014 - Texto relatório: Estudo do Meio do Colégio de Aplicação Pedagógica – UEM. Autores: Amanda Lorenzzi; Carlos Vinícius Ramos; Danielli Sarcetta; Elivelton Custodio de Oliveira; Guilherme Passos Anjos; João Vitor Estabile Ferraz; Milaine Pichiteli. Supervisão: Marlei Deleutério. Coordenação Leonardo Dirceu de Azambuja. // www.pibidgeografiauem.blogspot.com


Carregar ppt " Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google