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Ana Cláudia Kasseboehmer Fevereiro/2012.

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Apresentação em tema: "Ana Cláudia Kasseboehmer Fevereiro/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Cláudia Kasseboehmer claudiaka@gmail.com Fevereiro/2012

2 Sumário - Apresentação Por que formar professores de Química; O que é formar professores de Química para a Educação Básica; Legislação; O espaço da PCC e do EC nos cursos de Licenciatura.

3 Por que formar professores de Química? PISA (OCDE) 2009: entre 65 países Brasil em 53° lugar em Ciências; ENEM 2005: desempenho entre insuficiente e regular; “(...) O desempenho insatisfatório de grande parte dos participantes, tanto provenientes de escolas públicas quanto de escolas privadas, remete ao problema do déficit de qualidade do ensino no País (...)” (INEP, 2006, p.39)

4 Por que formar professores de Química? Imagem da Química...

5 Por que formar professores de Química? 13% dos professores de Química em exercício possuem formação; Demanda em 2002: 23.514 e 55.231 Formados em licenciatura em Química 1990 a 2001 - 13.559; 2002 a 2010 - 25.397 (estimativa)

6 Por que formar professores de Química? Qual o papel da universidade nesse cenário? Relação Candidato/vaga: Bacharelado USP: ~6 / Licenciatura USP: ~4; Química UFMG: ~4 / Licenciatura UFMG: ~2; Evasão nas Licenciaturas em Química – até 75%.

7 O que é formar professores de Química para a Educação Básica? Breve Histórico da Formação de Professores Falta de formação; Críticas autonomia do professor é ilusória; choque do contato inicial do professor iniciante com a realidade de trabalho; sensação de que o curso superior não o ajudará a lecionar; concepção de que a profissão docente pode ser um “bico”; desconsideração da realidade de trabalho do professor. Racionalidade Técnica modelo [3+1]; modelo de complementação pedagógica

8 O que é formar professores de Química para a Educação Básica? Pesquisas sobre Formação de Professores Professor reflexivo; Professor crítico-reflexivo. Educar é um ato político; Reflexão = análise da própria prática do professor e também das condições sociais que influenciam essa prática.

9 O que é formar professores de Química para a Educação Básica? Professor de Química na Educação Básica Brasileira: Universalização da escola; Conteúdo precisa “fazer sentido” para o estudante; Exercício da cidadania; Desenvolvimento do senso crítico e da independência de pensamento; Discernimento sobre ciência e tecnologia.

10 O que é formar professores de Química para a Educação Básica? Saberes do Professor Saberes de interface Saberes de conteúdo Saberes pedagógicos

11 Legislação para formação de professores de Química Parecer CNE/CES nº 1.303, de 06/11/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química - e a Resolução CNE/CES nº 8 de 11/03/2002 que expressam as diretrizes para a formação do químico, em todas as suas habilitações;

12 Legislação para formação de professores de Química Parecer CNE/CP 009/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. cursos com identidade própria; vivência das situações de ensino na prática é defendida; formação pela simetria invertida; princípio da ação-reflexão-ação.

13 Legislação para formação de professores de Química Parecer CNE/CP 28/2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e nas Resoluções CNE/CP 1/2002 e CNE/CP 2/2002. a) 1800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural; b) 200 horas para outras formas de atividades acadêmico- científico-culturais; c) 400 horas de prática como componente curricular e, d) 400 horas de estágio supervisionado como componente curricular.

14 Legislação para formação de professores de Química Consulta CNE/CES 197/2004 de 07/07/2004 um quinto da carga horária total do curso de licenciatura exceto aquela correspondente à prática como componente curricular e ao estágio curricular deve ser dedicada à formação pedagógica “pura”, ou seja, aquela referente aos conteúdos de Didática, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação e Legislação Educacional ;

15 Legislação para formação de professores de Química Parecer CNE/CES 15/2005 - Características da PCC: atividades destinadas à utilização das competências e habilidades adquiridas nos diferentes momentos do curso, ou seja, durante a formação pedagógica e a em Química, para obter experiências de aplicação de conhecimentos ou desenvolvimentos de procedimentos relacionados à docência; podem representar disciplinas ou estar acopladas a outras, caracterizando disciplinas práticas da formação pedagógica, mas não as da formação Química; Já o termo ‘prática de ensino’ é compreendido como sinônimo de EC.

16 Legislação para formação de professores de Química Críticas Utilização do termo “competências”: pode sugerir o professor como apenas quem executa currículo e não reflete criticamente sobre ele; Excessiva fragmentação da carga horária – dicotomia teoria e prática; Foco nos processos de ensino e de aprendizagem, mas não no processo de formação dos professores.

17 Contemplando a PCC em cursos de Licenciatura em Química deve acontecer desde o início da formação e se estender ao longo de todo este processo; deve estar intrinsecamente relacionada ao estágio e às atividades de trabalho acadêmico, contribuindo “conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador”; deve-se estabelecer uma correlação entre teoria e prática, entremeando o saber e o fazer na “gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar”; deve transcender a sala de aula para o ambiente e a própria educação escolar.

18 Contemplando a PCC em cursos de Licenciatura em Química Disciplinas de Educação Química Conteúdos da área Acréscimo de carga horária em outras disciplinas Projetos envolvendo a Educação e/ou a Química

19 Conteúdos de Educação Química Transposição da Pedagogia para o Ensino de Química - Função do ensino de Química frente à sociedade da informação, ao mundo da tecnologia e ao apelo ao consumo; - Dimensões da educação científica: educação sobre, pela e em ciência; - Níveis de compreensão do conhecimento químico: mundo macroscópico, submicroscópico e representações simbólicas; - Preparo de aulas considerando a transposição didática, conhecimentos prévios e concepções alternativas em ciências; - Motivação no ensino de Química; - (In)disciplina e o ensino de Química; - Avaliação formativa dos processos de ensino e de aprendizagem.

20 Estratégias de ensino - Função social e política do currículo; - Ensino na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); - Desenvolvimento de projetos ou Situações de estudo; - Resolução de problemas e Método investigativo; - Não separação teoria-prática. Conteúdos de Educação Química

21 Recursos para o Ensino de Química - Contextualização de conceito científico; - Livros didáticos: análise crítica, detecção das concepções de ensino e aprendizagem presentes nos livros e papel dos livros didáticos; - Experimentação: papel do experimento para produção de conhecimento e para o ensino de conceitos; função e preparo de experimentos com utensílios do cotidiano; - Outros recursos didáticos para ensino de Química: imagens e computadores. Conteúdos de Educação Química

22 Contemplando a PCC em cursos de Licenciatura em Química Reflexão... Licenciandos possuem poucos hábitos sustentáveis; Pouco compreendem sobre modelos em ciências.

23 Acréscimo de PCC em disciplinas do saber curricular Integração entre a área de atuação do formador e o preparo para a docência Elaboração de temas CTS para a Educação Básica; Estudo de temas para preparar o futuro professor para a docência – o que é modelo científico; o que é sustentabilidade; a “química do protetor solar”; Análise e produção de materiais didáticos; Pesquisa sobre problemas e soluções da Educação em Química na Educação Básica.

24 Acréscimo de PCC em disciplinas do saber curricular Rosa e Rossi, 2002 Integração entre professora de Química Analítica e de PCC – desenvolvimento do tema “Efeito Estufa”; Professora de Didática: foco na transposição didática e na organização da sequência didática; Professora do IQ: precisão no tratamento das informações químicas e pertinência de determinados conteúdos abstratos para o Ensino Médio

25 Acréscimo de PCC em disciplinas do saber curricular Echeverría et al., 2006 Desenvolvimento de unidade didática sobre o tema Drogas; Pesquisa na formação inicial como norteador do trabalho; O processo de ensino durou cinco semanas de três horas/aula semanais ministradas pelos licenciandos e acompanhadas pela professora formadora.

26 Acréscimo de PCC em disciplinas do saber curricular Pinheiro et al., 2010 Método do estudo de casos para me­lhorar o entendimento de conceitos vistos em Físico-Química; Elaboração do tema O biodiesel na disciplina Físico- Química Básica I pelos licenciandos com aplicação de uma aula de 50 min para a turma e depois para os estudantes de ensino médio.

27 Contemplando o EC em cursos de Licenciatura em Química Deve iniciar a partir da segunda metade do curso; O licenciando necessariamente deverá apresentar regência de aula; Necessidade do vínculo entre universidade e escolas de Educação Básica.

28 Contemplando o EC em cursos de Licenciatura em Química Aprender a ver e analisar – enquadrando-se aqui o que diz respeito a conhecer as estratégias de professores experientes e a rotina de uma sala de aula; Aprender a ler, ouvir e explicar – o que compete interpretar a observação da realidade, confrontar seus distintos elementos constitutivos e explicitar suas próprias reflexões; Aprender a fazer – como um primeiro momento da aquisição dos saberes práticos, onde ocorre a experimentação das estratégias aprendidas teoricamente, mas com o respaldo dos formadores para lidar com as aflições e inseguranças do licenciando; Aprender a refletir – sendo que é necessário que a reflexão sobre a prática torne-se um hábito não apenas após a prática, mas que aconteça naturalmente no momento da ação;

29 Contemplando o EC em cursos de Licenciatura em Química Licenciando Formador universitárioProfessor em exercício

30 Contemplando o EC em cursos de Licenciatura em Química Estágio por pesquisa-ação Uma estagiária escolheu o tema de como envolver estudantes reconhecidos como “problemáticos” em atividades produtivas de sala de aula em uma escola de ensino fundamental; Geralmente atribuem-se as causas do problema aos próprios estudantes problemáticos e não a questões sociais e políticas da educação;

31 Contemplando o EC em cursos de Licenciatura em Química A estagiária observou que os estudantes problemáticos eram crianças de minorias raciais de bairros vizinhos à escola de um plano municipal de integração de famílias de baixa renda e de minorias sociais com crianças brancas e de classe média. Os estudantes representavam 30% dos alunos de cada classe; Assim, a estagiária, agiu de maneira diferente do que geralmente se observa. Ao invés de culpar os pais, os lares das crianças ou as próprias pelo seu comportamento problemático, ela aprofundou seu olhar sobre a situação e considerou os aspectos culturais. A futura professora então logrou avanços com as crianças foco de seu trabalho.

32 1 º Semestre 2 º Semestre 3 º Semestre 4 º Semestre PCC nos Saberes de Conte ú do - Inicia ç ão à Pesquisa - conhecendo o curso PCC nos Saberes de Conte ú do - Inicia ç ão à Pesquisa - conhecendo o ensino de Qu í mica na Edu. B á sica PCC nos Saberes de Conte ú do - An á lise de LD; - Elabora ç ão de experimentos para EB. PCC nos Saberes de Conte ú do - An á lise de LD; - Elabora ç ão de experimentos para EB. PCC Documentos legais para a Educa ç ão B á sica: DCN, PCN, PCN+, ENEM. EC PCC Transposi ç ão da Pedagogia para o Ensino de Qu í mica PCC Recursos para o Ensino de Qu í mica - teoria e produ ç ão PCC Recursos para o Ensino de Qu í mica - teoria e produ ç ão EC

33 5 º Semestre 7 º Semestre PCC nos Saberes de Conte ú do Estudo de temas para preparar o futuro professor para a docência. PCC nos Saberes de Conte ú do Elabora ç ão de temas CTS para a Educa ç ão B á sica. PCC - Pesquisa-a ç ão: escolha do objetivo e reda ç ão de projeto de pesquisa; - Metodologias de ensino: teoria e produ ç ão. PCC - Pesquisa-a ç ão: estudos e reflexões sobre o objetivo de pesquisa; - Metodologias de ensino: teoria e produ ç ão. PCC - Pesquisa-a ç ão: reflexão sobre os resultados ; Avalia ç ão da aprendizagem. EC Elabora ç ão e aplica ç ão de minicurso EC Regência: a ç ão- reflexão-a ç ão EC Pesquisa-a ç ão: desenvolvimento do projeto de pesquisa; - Colaboração com prof. PCC -Pesquisa-a ç ão: análise dos dados; - Relacionamento professor-aluno, motiva ç ão, (in)disciplina. EC Observa ç ão: da sala de aula, da fun ç ão de professor, da escola e da comunidade. PCC nos Saberes de Conte ú do Elabora ç ão de temas CTS para a Educa ç ão B á sica. PCC nos Saberes de Conte ú do Estudo de temas para preparar o futuro professor para a docência. 8 º Semestre 6 º Semestre

34 Considerações Finais Papel social da universidade; Possibilidades de publicação; Exigência para as universidades: integração com a sociedade; Exigência para os programas de pós-graduação: divulgação científica.

35 “Programados para aprender e impossibilitados de viver sem a referência de um amanhã, onde quer que haja mulheres e homens há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”. Paulo Freire

36 Discussão Qual o perfil de profissional que esta instituição deseja formar? Qual o papel de cada professor na formação dos licenciandos?


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