 Bancos de dado ou bases de dados são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Linguagem de Programação COBOL/ALGOL
Indexação Automática de Documentos
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Sistemas de Informação Gerencial
Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados SGBD / DBMS
Modelo Relacional Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
Indexação e Hashing Muitas consultas referenciam apenas uma pequena porção dos registros em uma tabela. Portanto necessitamos ser capaz de localizar estes.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Org. e Projeto de Banco de Dados
A História do Vaso Sanitário & Caixa D`água.
Arquivos Invertidos André Ferreira da Silva Jimy Marques Madeiro
MySQL Gerdson de Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas Maceió-AL, 21 de maio de 2009.
Balanceamento de Linhas
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Banco de dados Profª Kelly Medeiros.
1 Validador dos Arquivos de Dados Questionário de Varejo 22/12/2006 Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos.
Marco Antonio Montebello Júnior
Insertion Sort.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Unicer Águas Centro de produção de Castelo de Vide
Sistemas Operacionais
Usando Microsoft Access 2010
Gerenciamento de Dados
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Montagem e Manutenção de Computador I
1 Validador dos Arquivos de Dados Quantitativos Questionário sobre Cartões de Pagamento Convênio BC, SDE e SEAE 19/9/2006 Departamento de Operações Bancárias.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
Contexto da disciplina
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Bases de Dados Diogo Henriques - Sistemas de Informação e Gestão - CET DSAS 1.
Sarajane Marques Peres
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Estrutura de arquivos – Cap 4.1.2
Linguagem C.
INTERBASE 5º período Alunos: Marcelo Costa
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
Sistemas de Arquivos- Cap4
Banco de Dados I Introdução – UNIDESC O que é um Banco de Dados? Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
SisCol Modelo de Banco de Dados
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
 A linguagem Java tem diversas classes para a manipulação dos conjuntos de dados. Esses dados podem ser organizados de duas maneiras diferentes: ◦ Vetores.
ClassesfifriFi(%) Fixi [145, 150 [1 1 [150, 155[ 15 [155, 160[4 [160, 165[0,25 13 [165, 170[ [170, 175[50, ∑ 1,00--
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Modelo Relacional ABTécnico. M ODELOS DE DADOS Apoiando a estrutura de um BD está o modelo de dados: uma coleção de ferramentas conceituais.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
Modelo Relacional, Chaves e Relacionamentos
ARQUIVOS ALGORITMOS E CÓDIGOS EM C 1. CRIANDO E LISTANDO O CONTEÚDO DE UM ARQUIVO 2.
CIn-UFPE1 Projeto de Gerenciamento de Dados. CIn-UFPE2 Objetivos n Definir o que significa gerenciamento de dados do sistema; n Entender abordagens diferentes.
Modelo Relacional Introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em Utiliza o conceito de relação matemática. Possui base teórica na teoria dos conjuntos.
2-Jun-16TIC – 10ºAno – 2006/2007 Criação e manipulação de tabelas no MS Access Criação de tabelas Antes de se criar a estrutura de uma tabela, deve ter-se.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
INE5408 Estruturas de Dados Árvores B - Estrutura e peculiaridades -Algoritmos de inserção, pesquisa e deleção.
BANCO DE DADOS BASE DE DADOS – É UMA COLEÇÃO DE DADOS INTER- RELACIONADOS, REPRESENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE UM DOMÍNIO ESPECÍFICO. EX.: LISTA TELEFONICA,
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

 Bancos de dado ou bases de dados são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

 São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.

 Na década de 1950 e nos primeiros anos da década de 1960, o armazenamento e acesso a dados era ainda bastante rudimentar.  A grande maioria dos desenvolvedores ainda armazenava dados em arquivos de texto. Tais arquivos eram normalmente formados por campos de tamanho fixo, e o acesso a eles não requeria mais do que as operações de leitura e escrita em arquivos.

 Assim como a Internet, os bancos de dados como os conhecemos hoje começaram a ser concebidos no Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, em 1957.

 Em junho de 1963, duas divisões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América formaram uma conferência.Nesta conferência, o termo database (banco de dados ou base de dados), foi concebido e definido como se segue:  Um conjunto de arquivos (tabelas), onde um arquivo é uma coleção ordenada de registros (linhas), e um registro consiste em uma ou mais chaves e dados.