Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
Advertisements

Configuração de um servidor DHCP
DNS Introdução.
DNS Suporte - DI.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes
Aula 9 - Camada de aplicação
DNS (Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínios
Endereçamento IP.
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
ANTONIO LIMEIRA EDUARDO FRANKLIN LUCAS ARANHA RANIERI VALENÇA RODRIGO PIGATTI DNS.
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
TCP/IP.
Termos – redes de computadores
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Informática Industrial N8INF
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Redes de computadores I
Curso Superior em Redes de Computadores OSPF – Parte 2 Prof. Sales Filho.
Configuração de VLANS em ambiente CISCO Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST BGP – Parte 1 (Histórico) Prof. Sales Filho.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Informática Básica Aula 4 – Redes de Computador.
PROF. ABRAHÃO LOPES História da Internet. Breve História da Internet Em plena guerra fria, a União Soviética põe em órbita o primeiro satélite.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Sistemas Operacionais de Redes Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) IGOR ALVES.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede (DHCP, NAT, ICMP) IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Active Directory IGOR ALVES.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Transporte IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
Profº Eliakim.  É a interligação de computadores através de um meio.
Rede de Computadores.
Camada 4 A Camada de Transporte
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Carta: Regulamentação dos serviços postais, define carta como: "objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 8: Divisão de Redes IP em Sub- Redes.
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Endereçamento IP Básico
Redes de Computadores Camada de Rede
Ethernet A Ethernet é uma rede de interconexão para redes locais, chamada de Local Área Network (LAN). Esta fornece ligações através de cabos e de sinais.
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS IPV4 Classe C Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson.
Endereçamento IP.
Transcrição da apresentação:

Aula 6

 Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações de rede no Windows  Configuração de rede no Linux Debian - Instalado

 Protocolo TCP/IP (protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet):  É um conjunto de protocolos de padrão industrial criado para conexões de redes de larga escala abrangendo ambientes de rede local (LAN) e de rede de longa distância (WAN).  As origens do TCP/IP datam de 1969, quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos nomeou a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET). Fonte :Microsofttechnet

Número com 32 bits ( binário) Exemplo Máscara:

Classe A - 10 a 126 Classe B – 128 a 191 Classe C – 192 a 223 Alguns endereços reservados pela IETF para intranet: – Classe A: a – Classe B: a – Classe C: a Endereços reservados – Broadcast – Final 255. – Rede – Final 0. – Loopback Local – (faixa inteira 127)

Classe1o OctetoNo Max. De RedesNo Max. De HostsFormatoExemplo A R.H.H.H B R.R.H.H C R.R.R.H

Exemplo IP : e Máscara : Em binário os octetos são representados: wxyz IP M

Total de Ip´s = 2 x – 2 onde x é o número de bits não ocupados. Exemplo : Rede : e Máscara : Rede: M Qual é o número de máquinas ou Ip´s desta Rede?

 IPv6 mantém as principais características do IPv4  Expansão da capacidade de endereçamento e encaminhamento - IPv6 aumentou o endereçamento de IP de 32 bits para 128 bits.  Capacidade de qualidade de serviço;  Capacidade de providenciar autenticação e privacidade;  Simplificação dos cabeçalhos.

 Os 128 bits ou 16 bytes de um endereço IPv6 pode ser descrito por oito grupos de 4 dígitos hexadecimais (base 16: de 0 a F), com o símbolo de dois pontos “:” separando cada grupo.  Exemplo:  9000 : 0000 : 0000 : 0000 : 0123 : 4567 : 89AB : CDEF  Para facilitar a escrita, um ou mais grupo de 0000 pode ser substituído por “:” somente uma vez, assim como um zero à esquerda pode ser suprimido.  Exemplo:  9000 :: 0123 : 4567 : 89AB : CDEF

 O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído e opera segundo duas definições: a primeira é examinar e atualizar seu banco de dados e a segunda, reproduzir a informação do banco de dados entre servidores.

 As aplicações utilizam endereços IP de 32 bits quando vão abrir conexões ou enviar datagramas IP.  Os hosts são identificados por nomes ao invés de números.  O funcionamento básico está em pegar o nome que a aplicação forneceu e devolver o número IP correspondente, mas, isso só acontece porque o servidores possuem algoritmos de pesquisas locais e remotas bem como um banco de dados com as informações sobre os domínios no qual eles são responsáveis.

O DNS é administrado por uma Autoridade de Inscrição de Nome na Internet. Esta entidade é responsável por manter domínios de nível de topo que são nomeados através de organizações e por fim, por países. Estes nomes de domínio seguem o Padrão Internacional 3166.

com - Organizações Comerciais edu - Instituições Educacionais org - Organizações Filantrópicas net - Redes (backbone da Internet) gov - Organizações Governamentais mil - Organizações Militares num - Números de telefones arpa - Reverso de DNS xx - Código dos Países (br, ar e tw como exemplo)

 Para encontrar o nome "empresa1.com.br" na Internet pode ser necessário fazer pesquisa em até quatro servidores de nomes. Inicialmente, é consultado o servidor central denominado Raiz que então, indica o servidor de nomes responsável pelo ".br", e este, indica o servidor responsável pelo domínio "empresa1.com.br".

 Roteador, equipamento que interliga uma rede à outra, geralmente recebe o primeiro endereço da rede.  Exemplo: 

 Endereço IP dinâmico: Ip é atribuido a uma interface de rede através de um servidor DHCP na rede. Esta atribuição é feita no momento da ativação da interface, ou quando o computador é ligado à rede, podendo obter-se números diferentes a cada ativação.  Endereço estático: a atribuição é feita manualmente e as configurações permanecem fixas e não são alteradas a cada ativação.

 Verificar configurações de rede no Windows  Realizar configuração de rede no Linux Debian utilizando Ip estático e Ip dinâmico.