Globalização e Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Crise Ambiental.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Políticas territoriais e meio ambiente
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Quais são os principais problemas ambientais a serem enfrentados?
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
RIO +20.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Dinâmica da Atmosfera.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
GLOBALIZAÇÃO – RISCOS E INCERTEZAS
Constituição do planeta Terra:
A DESFLORESTAÇÃO.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!.
Evolução histórica da questão ambiental
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Aquecimento Global.
Ecologia e relações internacionais
Tecnologia e Meio Ambiente
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Patricia Grazinoli EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
Professora Manuela Cardoso
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Globalização e Meio Ambiente Percurso 7

Os debates internacionais sobre meio ambiente Depois da II Guerra Mundial os problemas ambientais se tornam mais visíveis: Aumento da população mundial; Difusão dos padrões de consumo; Rápida industrialização e urbanização das sociedades; Consequência: crescente uso dos recursos naturais.

1972: Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia) Organizado pelas Nações Unidas Participação de 2 conjuntos de países: 1. Países desenvolvidos Defendiam a necessidade de controlar o crescimento econômico de base industrial. Eram considerados poluidores e consumidores de recursos não renováveis. 2. Demais países Interpretavam a proposta como uma tentativa de impedir sua industrialização e a preocupação com o meio ambiente não poderia impedir seu crescimento econômico.

1992: Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Rio de Janeiro, Brasil. Rio-92 ou ECO-92. Participação de 178 países e 114 chefes de Estado. Base: desenvolvimento sustentável. Primeiras tentativas de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. https://www.youtube.com/watch?v=0uxPGcqxZkc

2002: Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Johanesburgo, África do Sul. Estabelecimento de metas quanto ao uso de energia renováveis.

Rio +20 https://www.youtube.com/watch?v=hX5IXxabFa8

Principais problemas ambientais do século XXI Degradação dos solos Queimadas A ameaça de escassez dos recursos hídricos A biodiversidade em perigo

Degradação do Solo Pode acontecer por meio: da erosão; da acidificação; da acumulação de metais pesados; desmatamento – facilita a erosão superficial. Voçorocas. despejo de resíduos industriais; Agrotóxicos; Uso de máquinas pesadas; Sobrepastagem – compactação.

As queimadas Destroem as camadas superficiais do solo e aceleram o processo de desgaste e esgotamento. Contribui para o efeito estufa. Compromete o habitat de inúmeras espécies.

A ameaça da escassez dos recursos hídricos Fatores: Crescimento demográfico Desenvolvimento industrial Expansão da agricultura irrigada (70%) https://www.youtube.com/watch?v=D9Xw5Rj6by8

A biodiversidade em perigo Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – Rio-92: Orienta ações em vários países para a conservação da biodiversidade, na utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos. Ações antrópicas que levam à extinção de espécies: Desmatamentos, a exploração madeireira, a construção de barragens, a exploração mineral e o desenvolvimento urbano.

Crises e desigualdades no mundo global Percurso 8

Efeito estufa: de fenômeno natural a desafio da humanidade Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) Organização Meteorológica Mundial (OMM) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) 2007: relatório com projeções de aumento da temperatura global entre 1,8 a 4 graus Celsius. https://www.youtube.com/watch?v=YB9Ckfmtq64

Efeitos do Aquecimento Global Degelo nos polos Alteração no regime das chuvas Inundações

Energia e meio ambiente

Padrões de consumo baseado nos combustíveis fósseis tornam inviável o desenvolvimento sustentável. Busca por fontes de energia renovável Agroenergia (milho, cana-de-açúcar e palma) Hidrelétrica Eólica Geotérmica Solar Energia dos oceanos Agência Internacional de Energia (AIE)

A produção e o consumo desiguais dos recursos naturais A Globalização é assimétrica, ou seja, não atinge todos os países e populações ao mesmo tempo. Países ricos (concentram riqueza, rendimentos, recursos e altos níveis de consumo) x Países menos desenvolvidos (pobreza, fome, doenças e busca pela participação no comércio internacional)

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Órgão intergovernamental que, a partir de 1961, passou a reunir os países mais industrializados do mundo. Hoje é composto por 30 países (UE, EUA, JAP e CAN) Concentram 21% da população mundial; Ocupam 24% das terras do planeta; Consomem 75% da energia global; Consomem 90% da produção mineral mundial dos metais mais usados (ferro, alumínio e cobre); Respondem por cerca de 73% do comércio mundial; Possuem 78% dos veículos em circulação; Consomem 76% da madeira comercializada.

Modelo econômico versus meio ambiente Os países desenvolvidos se apropriam de grande parte das riquezas mundiais e figuram entre os principais poluidores do mundo e os que mais consomem recursos naturais. Consequência: pressão sobre o meio ambiente. Pegada ecológica (WWF) http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/sua_pegada/calculadora/

A sociedade de consumo e os valores sociais O “ter” se tornou mais importante que o “ser”. Poder e prestígio ou status social. Consumo foi transformado no grande sentido da vida. Publicidade e propaganda contribuíram para esse novo modo de vida. Ilusão de que novas necessidades conduzem à plena felicidade.