Sistemas de Arquivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Advertisements

Arquitetura de Sistemas Operacionais
Sistema Operacionais Sistemas de Arquivos.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas Operacionais - 6
Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk). O que é HD? O Hd é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível.
História do Windows XP Significa Windows “eXperience”.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
SSC541 - SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 19 – Sistemas de Arquivos
SSC541 - SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 13 – Gerenciamento de Memória
Softwares.
Hard disk – disco rígido – winchester.
O Portal do Estudante de Computação
Sistemas Operacionais
Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos,
PROF. PAULO NAJAR
Sistemas Operacionais
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
EQUIPE: SIDNEI, MAICKON, GUILHERME, FILIPE
Redundant Array of Independent Drives Raid
ALUNOS: Juliano H. Nuernberg Orlando Fernandes Paulo Roberto
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
O que é um sistema de arquivos?
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Montagem e Manutenção de Computador I
Sistemas Operacionais
1 Byte = 8 bits 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes 1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes 1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes 1 Terabyte (TB) = 1024 gigabytes 1 Petabyte.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
G ERENCIANDO V OLUMES. D ISCO R ÍGIDO Armazenar dados (em massa) Memória não-volátil Memória secundária Repositório do Sistema Operacional Tipos: IDE,
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos.
Componentes básicos de um computador
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL INFORMÁTICA COMERCIAL AULAS 5 e 6.
Trabalho realizado por: Ricardo Costa 12ºL
Sistemas Operacionais Aula 15 Sistema de Arquivos
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
(Sistema de Processamento de Dados)
Empresa ISKI.  Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco.
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Memória Virtual O problema é que temos um espaço limitado de memória RAM e, cada vez mais, os aplicativos consomem partes maiores dela. E o que o processador.
Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL
História dos Sistemas Operativos
Formatação e Sistemas de Arquivos
Gerenciamento de Arquivos
Aula – Sistemas Operacionais
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Tipos de Sistemas Operacionais
BIOS (Aula Extra) Prof. Rafael S. Ribeiro
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.

MEMÓRIAS.
ARMAZENAMENTO WINDOWS E LINUX. DEFINIÇÕES Partição: Uma partição é uma parte de uma unidade de disco rígido que funciona como se fosse uma unidade separada.
Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Sistemas Operacionais Linha de tempo Microsoft Marcelo Josué Telles Timeline and File Systems of Microsoft Operations System.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
MySQL STORAGE & TRANSACTIONs Pedro da Silva. Índice 1. Storage 1.1. Tabelas MyISAM 1.1. Tabelas MyISAM 1.2 Tabelas InnoDB 1.2 Tabelas InnoDB 2. Transactions.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Sistemas de Arquivos
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Arquivos

Sistema de arquivo Um sistema de arquivos é um conjunto de estrutoras lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rigido. Ou seja, é a forma que os arquivos são armazenados e organizados no Sistema operacional. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos - Controla a localização dos aquivos. - Responde a comandos para manipular arquivos - Controla Pedidos de entrada e saida de arquivos - Processa-os na ordem em que são recebidos - Organiza o armazenamento de acordo como tamanho

IMPORTANTE Devemos saber que o HD por padrão só trabalha com Setores de 512 Bytes e o sistema de arquivos com tamanhos de cluster diferentes (dependendo do tipo do sistema de arquivo) 512Bytes

Tipos de Sistemas de arquivos Windows FAT12 FAT16 FAT32 EXFAT NTFS ReFS Linux UFS EXT EXT2 EXT3 EXT4 Swap Reiser

FAT16 (Tabela de Aalocação de Arquivos - File Allocation Table) FAT16 fornece 65536 enderços para armazenamento para termos esse valor devemos elevar 2 na 16. FAT16 não reconhece mais do que 2GB por ser 16 bits, ultilizando clustes com no máximo 32KB a 64KB. Caso haja um disco com mais de 2GB, serão necessario particiona-lo em pedaços máximos de 2GB. Para calcular, devemos multiplicar o valor do cluster do sistema de arquivos (nesse caso 32KB), por 1024 que é o valor dele em Bytes, então dividiremos o resultado pelo valor de cada setor do HD (512 Bytes), então obteremos a quantidade de setores que serão utilizados para formar um Cluster de 32 KB 12 x 1024 / 512 = 64 Cada Setor do HD tem 512bytes, e o cluster do FAT16 utilizado é de 32KB, então serão utilizados 64 setores do HD para formar um cluster de 32KB para armazenamento.

FAT32 (Tabela de Aalocação de Arquivos - File Allocation Table) Com o FAT32, o desperdício em disco foi reduzido. O FAT16, utilizava clusters de até 64 KB enquanto o FAT32 pode utilizar clusters de 4 KB. Se um arquivo ocupa 4 KB de espaço, tanto no FAT16 como no FAT32 a ocupação será de 1 cluster, porém, no caso do FAT16 os 60 KB restantes serão desperdiçados, apesar de ficarem fisicamente vazios. Quando setores serão utilizados para formar um Cluster de 4 KB? 8 4 x 1024 / 512 =

NTFS (New Technology File System) NTFS também criara cluster de 4KB, porém, tem a vantagem de um sistema de recuperação: em caso de falhas, como o desligamento repentino do computador, o NTFS é capaz de reverter os dados à condição anterior ao incidente. Isso é possível, em parte, porque, durante o processo de boot, o sistema operacional consulta um arquivo de log que registra todas as operações efetuadas e entra em ação ao identificar nele os pontos problemáticos.

CARATERÍSTICAS DO SITEMA NTFS - O tamanho limite do arquivo varia de acordo com o tamanho do volume. - Tem suporte a criptografia, e compactação. - Seus clusters podem chegar a 512 bytes. - É mais seguro que o FAT - Permite política de segurança e gerenciamento. - Menos fragmentação. - Melhor desempenho. - Recuperação de erros mais fácil. - Caso seja usado em mídias, podem se corromper mais facilmente. - É um pouco mais lenta que o FAT32 devido as medidas de segurança que o FAT32 não tem e precisam ser acessados durante leitura e gravação de dados.

Site com a tabela de Locação e outros Sistemas https://support.microsoft.com/pt-br/kb/140365