A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL
Discos Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL Escola Secundária Sebastião da Gama

2 Disco Rígido Disco Rígido, popularmente chamado também de HD , memória secundária é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. 

3 Placa lógica do HD: A placa lógica, é a parte "pensante" do HD.
É a controladora que faz a interface com a placa-mãe, controla a rotação do motor e o movimento das cabeças de leitura, de forma que elas leiam os setores corretos. Outro dispositivo comum à placa lógica é um pequeno chip de memória conhecido como buffer que tem a tarefa de armazenar pequenas quantidades de dados durante a comunicação com o computador.

4 Estrutura do disco rígido:
Pratos; Braços; Cabeça de leitura e gravação; Motor de rotação; Atuador; Placa principal.

5 Pratos Conjunto de unidades circulares cobertas por película magnética, montado para leitura e escrita, num sistema idêntico ao do gira- discos, em que os pratos rodam em torno de um eixo.

6 Braços Peça que se move longitudinalmente, com auxilio de um mecanismo de posicionamento, tendo cada um duas cabeças de leitura e gravação, correspondendo à face do superior e inferior conforme a quantidade de pratos.

7 Cabeça de leitura e gravação
Componente instalado na face inferior e superior de cada braço, que lê e grava os dados na superficie física de cada prato do disco.

8 Motor de rotação Componente que faz rodar os pratos em torno de um eixo. A velocidade de rotação influencia directamente a rapidez de acesso aos dados.

9 Atuador É responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e com isso permitir que as cabeças façam o seu trabalho, para que a movimentação sai perfeita o atuador leva dois imanes paralelos.

10 Placa principal Como em todos os dispositivos electrónicos, esta placa interliga todos os componentes do disco.

11 Gravação e leitura de dados:
A superfície de gravação dos pratos é composta por materiais sensíveis ao magnetismo. A cabeça de leitura e gravação manipula as moléculas deste material por meio de seus polos. Para isso, a polaridade das cabeças muda em uma frequência muito alta: quando está positiva, atrai o polo negativo das moléculas e vice-versa.

12

13 O disco é “dividido” faixas e cilindros
As trilhas são numeradas de dentro para fora, cada trilha é dividida em trechos regulares chamados de setor.

14 A diferença entre as faixas e cilindros
As cabeças que acedem aos discos estão bloqueadas juntas. Devido a esta disposição , muitas vezes, a localização da faixa das cabeças não é referido como um número de faixa , mas sim como um número de cilindros. Um cilindro é basicamente o conjunto de todas as faixas.

15 Cluster e setor Setor: a informação alí contida é sempre Positivo ou Negativo, Magnetizado ou Desmagnetizado, zero ou um, etc. Cluster: a informação lógica alí contida são dados, informações possíveis de interpretação pelo Sistema Operacional.

16 Fragmentação É chamada de fragmentação quando temos informação separada, isso coloca problemas de lentidão ao disco. Para que fique mais rápido faz-se a desfragmentação que coloca toda a informação junta e organizada.

17 Master Boot Record (MBR)
O Master Boot Record, é criado aquando da criação da primeira partição e fica localizado no sector 1, lado 0, track 0. O Master Boot Record contem a “Tabela de partições” e um pequeno executável que examina a tabela de partições e identifica o Sistema de ficheiros. Depois de identificado o Sistema de ficheiros, o Partition Boot Sector é carregado e copiado para a memória.

18 Formatação Existe 2 tipos de formatação: Formatação Física;
Formatação Lógica;

19 Formatação física Formatação física é a “divisão” dos discos em trilhas e setores. Este procedimento é feito na fábrica.

20 Formatação lógica Formatação lógica, consiste na aplicação de um sistema de ficheiros apropriado a cada sistema operativo. Por exemplo, o Windows é capaz de trabalhar com sistemas de ficheiros FAT e NTFS.


Carregar ppt "Disciplina: SDAC Nome/ano/turma: Nuno bandola 12ºL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google