COORDENADORA DE GEOGRAFIA: JOSANDRA MELO PROFESSOR SUPERVISOR: GIUSEPP CASSIMIRO ALUNA BOLSISTA: VANESSA FREITAS. ESTUDANDO OS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
Estilo de vida anos 60.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
O mundo do ponto de vista de Moscou
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Imagem e Memória da República
Os lugares que formam o mundo
Projeto vida consciente
Independência do Brasil
A família real portuguesa
A indepêndencia do Brasil
GEOGRAFIA DA PARAIBA.
Campina Grande Rumo Aos 150 Anos
IPANEMA Musa Centenária
Colégio Imaculada Conceição-CIC
A Belle Époque Tropical
Campina Grande, Rumo aos 150 anos...
Goiânia: Embarque nessa viagem.
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
As referências da sociedade de Campina Grande
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
Campina Grande 150 anos de economia.
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
TRABALHO II PROJETO TURISMO E LAZER NO ESPAÇO URBANO: (nome do seu projeto)
BIOMAS BRASILEIROS.
Patrimonio Cultural Material de Campinas SP
Escondida... no planalto da Borborema... à 120 quilômetros de João Pessoa......surge entre o verde... a encantadora cidade de Campina Grande - PB.
COMPLEXOS REGIONAIS.
BEM VINDOS AO RIO GRANDE DO NORTE
Economia Indiana ● O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente, porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia.
O rio de janeiro e as Copas
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Copa do Mundo Turma 33.
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Alunas: Eduarda Santos, Lavinia e Thiffany
PORTIFÓLIO.
Apresentação Etwinning
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Urbanização brasileira
Festas típicas e populares em São Paulo
Escola: Pirlimpimpim Aluna: Giovanna N. Medeiros Professora: Paula
RIO GRANDE DO SUL.
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
CIDADES GLOBAIS, METRÓPOLES MEGACIDADES E MEGALÓPOLES
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ANO D. Nos dois primeiros Séculos de sua história, Campina Grande permaneceu relativamente inerte. Como que incubando.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vnessa Freitas. Análises dos bairros de Campina Grande-PB.
sub – regiões nordestinas
- São Paulo: Minha Cidade! -
Fotos inéditas do RIO ANTIGO É sempre bom relebrar os velhos tempos de vez em quando MC.
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
 Foi fundado em  Marcado por várias épocas: ◦ Tropeirismo; ◦ Fazendas; ◦ Madeira; ◦ Pecuária; ◦ Agricultura; ◦ Insdustrialização; ◦ Geração de.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Transcrição da apresentação:

COORDENADORA DE GEOGRAFIA: JOSANDRA MELO PROFESSOR SUPERVISOR: GIUSEPP CASSIMIRO ALUNA BOLSISTA: VANESSA FREITAS. ESTUDANDO OS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO DE CAMPINA GRANDE-PB.

Campina Grande-PB.

Mapa de localização das mesorregião e microrregião da Paraíba

A cidade de Campina Grande está situada na parte Oriental do Planalto da Borborema, na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião de Campina Grande, incluído na área de abrangência do semi-árido brasileiro. Encontra-se há 120km de capital de João Pessoa,área de abrangência territorial do município abrange 599 km². Encontra-se com altitude média de 550 metros com uma temperatura anual de 24,6ºC. O tecido urbano é composto por 49 bairros e três Distritos ( São José da Mata; Galante e Catolé de Zé Ferreira), Dentre os bairros os mais importantes são: Liberdade, Prata, Bodocongó,Palmeira, Monte Santo, Conceição.

 Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de Mesorregião do Agreste Paraibano  Mediante posicionamento Geográfico Campina Grande integrou o sertão servindo de passagem para viajantes tropeiros do Oeste para o Litoral paraibano.  Campina Grande passou a ser município em 11 de outubro de 1864 nessa época a cidade possuía apenas duas igrejas, três lagos, quatro ruas cerca de trezentos casas.

 Tendo como principais atividades econômicas: extração mineral; culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, de beneficiamento e de desenvolvimento de software; comércio varejista, atacadista e serviços.  O município é grande produtor de software para exportação.  Historicamente, Campina Grande teve, e continua tendo, papel destacado como pólo disseminador da arte dos mais destacados artistas arraigados na cultura popular nordestina, a exemplo dos "cantadores de viola", "emboladores de coco", poetas populares em geral. Especialmente na música, é inegável a importância desta cidade na divulgação de artistas do quilate de Luiz Gonzaga, Rosil Cavalcante, Jackson do Pandeiro, Zé Calixto, dentre muitos, e até pelo surgimento de outros tantos como Marinês, Elba Ramalho, etc

 Na década de 80 com a redemocratização reformas das praças estes locais passaram a exercer múltiplas funcionalidades voltadas para: comércio formal e informal, correios, praças de táxi, festivais de inverno, locais para propagandas políticas e ate mesmo aos profissionais do sexo.

 A Marques do Erval foi uma praça que guardava-se, algodão por extensos períodos, tivemos também o captorio um cinema de elite o qual foi tombado em Toda dinâmica da cidade acontecia e ainda hoje ocorre no centro, em função do movimento diário de pessoas.  O Espaço que hoje em 2015 pertence á loja Aluísio Calçados foi sede de uma das maiores livrarias do centro onde a elite Campinense se reunia para apreciar bons livros. A Telpa foi um dos primeiros processos de telefonia antes das antenas de celulares e o telefone fixo onde o individuo ligava para a telpa e a telefonista realizava a ligação.

 Rua João Pessoa era o caminho das pessoas que vinham do Sertão ligando a Estação Velha onde surgiu o 1º bonde. Os Edifícios mais antigos Rique e o Juazeiro.  A Venâncio Neiva/ Cardoso Vieira tudo foi destruído e reconstruído em arte de co, porque antes era em barroco onde funcionava a feira em largos calçadões em praças públicas.

 Virginiou decretou a reforma urbana na cidade de Campina Grande década de 80. Somos o Segundo maior acervo em artes de cor perdendo apenas para o Rio de Janeiro.  Feira de gado sítio Marinho (1ª feira de gado) Lagoa Seca onde ela passava dava uma dinâmica ao espaço chegando em Itabaiana e vindo para Ingá chamado Rua do Emboca pelo fato do emborcar.  Cristiano Lauristis o prefeito de Campina Grande trás o trem para Campina Grande que ligava a cidade ao Recife

 Museu do Furnê: Feira surge com a Vila Nova da Rainha expandindo-se e construindo o Museu da Furnê estrada do Sertão e de pessoas que vinham da cidade de Queimadas.

 Vila nova da Rainha: foi a primeira rua de Campina Grande sendo sede dos índios Ariús antes da reforma urbana a elite campinense morava nesta rua. Na rua Quebra quilos foi palco de revoltas recebendo este nome devido a estes acontecimentos mudança de quilos para peso por isso este nome Quebra Quilos.  Cassino Eldorado mais conhecido como (cabaré da feira) era um dos mais luxuosos da cidade onde era palco para cantores famosos que vinham fazer show internacionais (Manuel Pereira de Araújo), no estilo francês.

Influência dos bairros Bodocongó e a Prata.

“Eis o que é Espaço Urbano: fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campos de lutas. É assim a própria sociedade em uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais [...]”. CORRÊA 1989

Referências ara%C3%ADba+mostrando+campina+grandepb&newwindow=1&tbm =isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCPOc1q6 RzMgCFQEKkAodLuEEQg&biw=1366&bih=667#imgrc=cYkLVeH_ 8EdqZM%3A ara%C3%ADba+mostrando+campina+grandepb&newwindow=1&tbm =isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCPOc1q6 RzMgCFQEKkAodLuEEQg&biw=1366&bih=667#imgrc=cYkLVeH_ 8EdqZM%3A CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. – 2.ed.- editora ática, setembro de OLIVEIRA, Roberto Véras de.Campina Grande em debate: a condição urbana da periferia pela lente do trabalho e das Políticas Públicas/ Campina SILVA,C.A; Guimarães, R.B. Urbanização e redes urbanas. Observatório de Geografia. 1º Ed. São Paulo: Moderna,2009. SANTOS, Ademilson Dari dos. Vila Olímpica Plínio Lemos em Campina Grande-PB: Transformações socioespaciais de um espaço público. Ademilson Dari dos Santos. Pará de Minas, MG: Editora VirtualBooks, x20 em 111p.