De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
Advertisements

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
"Pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mt 12:37)
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
SEGUINDO JESUS NA VIDA DIÁRIA
A MISSÃO DE JESUS 08. A MISSÃO DE JESUS 08 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lc. 19:10.
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
 Adoração, na Bíblia, é assunto sério, não é uma questão de gosto pessoal, nem é uma questão de fazer as coisas preferidas ou seguir as próprias inclinações.
PALAVRAS DE VERDADE 09. PALAVRAS DE VERDADE 09.
A missionária inesperada
COMO LIDAR COM AS CONTENDAS
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
O QUE VOCÊ VAI RECEBER NÃO É O QUE ESTÁ VENDO 06.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Jesus: o Mestre das missões
Filipe como missionário
Missões transculturais
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Paulo: missão e mensagem
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
TEXTO ÁUREO “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a.
VIVENDO PELA FÉ 11. VIVENDO PELA FÉ 11 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”. Prov. 29:25.
Estudo Panorâmico da Bíblia
A crise (interna e externa)
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
A destruição de Jerusalém
REPREENSÃO E REPRESÁLIA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
JEREMIAS. O Jugo de Jeremias 09 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc. 9:23).
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
DE VOLTA AO EGITO Lição de dezembro de 2015.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Lição da Escola Sabatina 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015.
Crise no Céu 01. Crise no Céu 01 “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Ap 7:10.
Lição da Escola Sabatina 13 de dezembro a 19 de dezembro de 2015.
Mais tristezas para o profeta
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.
O chamado profético de Jeremias
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Filho de Davi 01 “Ele salvará o Seu povo do pecado deles”. Mateus 1:21.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho de Mateus. Os Últimos Dias de Jesus 12.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Lição da Escola Sabatina 04 de Maio a 10 de Maio.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

De volta ao Egito 12

“Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o seu Deus, nos ordenar em você”. Jeremias 42:5

conhecer a história de Judá após a destruição de Jerusalém pelos babilônios, caracterizada por assassinatos, intrigas e pelo êxodo ao reverso, isto é a volta para o Egito. sentir a tristeza do pecado e da natureza humana que se recusa a aprender com a história. Decidir aprender com a História e aceitar as lições que Deus precisa nos ensinar.

A graça não pode salvar aqueles que se recusam a aceita-la e se colocam além de seus limites.

Anarquia Política Baseado em Jr. 41, percebemos que a rebelião de Ismael trouxe medo e consequências para o Remanescente. Quais foram e o que podemos aprender com esse episódio de rebeldia? O medo fez com que o Remanescente temesse os Babilônicos e desejassem fugir para o Egito. A situação já era crítica e voltar para o Egito só agravaria a situação do Remanescente. Diante dos desafios de nossa vida, não podemos retroceder em nossa vida cristã ao “Egito” de onde saímos. Precisamos nos manter firmes apesar das dificuldades.

Buscando Orientação divina Diante do dilema de que caminho seguir, qual foi o procedimento acertado do povo? O que aprendermos para nossa vida para esse procedimento? Baseado em Jeremias 42. Diante da dificuldade o povo resolver buscar a orientação divina através do profeta Jeremias. Em resposta a busca sincera e a resolução de obedecer, Deus apontou o caminho. Fé e Obediência redundam em bênção. Desobediência redunda em miséria e morte.

Voltando para o Egito O que o povo e os líderes fizeram após clara orientação divina? (Jeremias 43:1-7). Qual o perigo de agir da forma que agiram? Desobedeceram a Palavra, por que era contrária as suas intenções ou desejos. Desobedecer a Palavra do Senhor através de seus profetas, podem nos causar grande dano. Israel falho no Êxodo, agora falhava novamente no tempo Babilônico e nós ainda falharemos nos mesmos erros agora?

Levados para o exílio Buscaram o Egito em busca de segurança. Buscamos o Egito em busca de segurança hoje também? Como podemos voltar para aquilo que nos destruía e que o Senhor nos Os refugiados esperavam encontrar segurança e proteção indo para o Egito. Devemos lembrar que a única proteção e segurança está em obedecer ao Senhor.   Voltar para velhos hábitos, vícios ou costumes que Deus nos libertara antes, só nos trará sofrimento.

Desafio Aberto O que os cativos estavam fazendo no Egito, que resposta deram a Jeremias e o que isso revela sobre eles? Queimando incenso a “Rainha dos céus” (Ishtar ou Astarote). Responderam a Jeremias que suas calamidades vieram pois haviam deixado de adorá-la. Estavam completamente cegos espiritualmente e sofreriam ainda mais em consequência disso.

A rebelião contra Deus sempre traz consequências desastrosas, cedo ou tarde. ao buscarmos orientação divina, precisamos estar dispostos a obedecer prontamente. Voltar ao Egito, ou seja, a antigos hábitos ou pecados só agrava as consequências da desobediência. Não podemos ser como Israel, se voltar para o “Egito” e para suas práticas. Temos que abandonar o mal e o pecado e cumprir fielmente o “assim diz o Senhor”.

Departamental de Ministério Pessoal e Escola Sabatina COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb.adventistas.org www.maisumdiscipulo.com   TEXTO: Walter Teixeira de Lima Departamental de Ministério Pessoal e Escola Sabatina Missão Ocidental Sul-Rio-grandense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico marcosgularte@gmail.com

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site