Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos
Encontro Computação em Nuvem
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Distribuídos
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Sistemas Operacionais
Engenharia de Software
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Informática Industrial
Maria Aparecida Castro Livi
Softwares.
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Prof. José Minuncio Neto 1 FACULDADE DE ENGENHARIA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. José Minuncio Neto.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Engenharia de Software
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Computadores Tipos e estrutura interna
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Sistemas Operacionais I
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Prof. Luciano R. Coutinho © 2001,02,07
Hardware Aula 03.
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Software de Aplicação Murilo Carvalho Pinho.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
I7 Informação Software CONCEITOS A ABORDAR: Software
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas Operacionais
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Aplicações de redes em sistemas de informação
O que são, quais existem e suas características.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
Descrever as tendências principais na área de software.
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Sistemas Operacionais
Ciência da Computação I
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução a Informática
Professor Maurício Maia
SOFTWARE LIVRE E LICENÇAS DE SOFTWARE
Informática e o Computador (Parte I)
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Introdução a Informática
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Engenharia de Sistemas (Lato Sensu) Victor Costa de Alemão Cisneiros Hudson Ramos Aracaju/SE COMPARAÇÃO ENTRE SERVIDORES WEB APACHE HTTP SERVER E NGINX.
Juntando as traduções de soft + ware, pode-se inferir que software une o conceito de “leve”, “macio” com o conceito de “artigo”, “produto”. “Leve” porque.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Transcrição da apresentação:

Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho

Introdução É a parte lógica do sistema de computação que é armazenada eletronicamente. É composto por um ou mais programas que capacitam o hardware a realizar tarefas específicas.

Evolução do Software Para compreendermos melhor o que os softwares podem realizar hoje é importante conhecer como evoluíram Primeiros anos Segunda era Terceira era Quarta era

Primeiros Anos (anos 50 até meados dos anos 60) Sistema de computação realizava sequencialmente conjuntos de instruções agrupadas em lotes, não era interrompido até o encerramento do processamento. Existiam poucos programas disponíveis no mercado, pois eram customizados (feitos especificamente para cada sistema de computação).

Segunda Era (início dos anos 60 até meados dos anos 70) Programas passaram a ser usados por várias pessoas ao mesmo tempo e em tempo real. Surgiram os primeiros programas de banco de dados, permitindo que os dados fossem armazenados no sistema de computação para tratamento específico. Começam a ser criados softwares para venda como produto, ou seja, o mesmo software utilizado por várias empresas.

Terceira Era (início dos anos 70 até final dos anos 80) Surgiu o conceito de sistemas distribuídos, que apresentam processamento realizado não somente por um computador central, mas também por outros ligados a ele. O software começou a ser usado em equipamento de uso diário. Era a chamada “inteligência” dos equipamentos. Computadores ficaram muito mais baratos permitindo que empresas e pessoas em maior número pudessem adquiri- los. Cresceram as vendas de software, transformando-os em produtos de consumo de massa.

Quarta Era (meados dos anos 80 até os dias de hoje ) Computadores pessoais passam a ter capacidade de processamento equivalente a antigos computadores de grande porte, disseminando o seu uso. Surgem as tecnologias orientadas a objeto, que procuram apresentar uma nova forma de criar software. Softwares passam a ser usados para tomada de decisões, inclusive com o surgimento dos Sistemas Especialistas, que permitem o uso do conhecimento humano como base de tomada de decisão. A inteligência artificial começa a apresentar aplicações práticas, aprendendo e corrigindo decisões futuras. Sistemas de computação começam a processar instruções de forma paralela, aumentando ainda mais a velocidade de processamento.

Daqui para frente Uso cada vez mais da computação distribuída. Aplicação de inteligência artificial cada vez mais próximas do usuário comum. Computadores com capacidade de armazenamento e processamento cada vez maiores, permitindo programas mais extensos e potentes. Softwares cada vez mais fáceis de usar, inclusive ajudando o próprio usuário a escolher maneira de realizar tarefas.

Categorias de Softwares Software de Sistema (Básico) – Sistema Operacional – Utilitários de Sistema Software Aplicativo Linguagem de Programação

Categorias de Softwares Software de Sistema (Básico): trabalha fortemente integrado com o sistema de computação, realizando as tarefas de gerenciamento necessárias ao seu desenvolvimento. Fazem parte dessa categoria: – Sistema Operacional: software responsável pelo funcionamento geral dos sistemas de computação, sem ele os sistemas de computação não funcionam. – Utilitários de Sistema: softwares que acompanham o sistema operacional e o auxiliam nas suas tarefas.

Categorias de Softwares Software Aplicativo: software que realiza algum trabalho para o usuário. Linguagem de Programação: software utilizado para a criação de softwares aplicativos.

Categorias de Softwares Sem falar que ainda existem aqueles de difícil classificação tais como: Middleware: software que faz a mediação entre um aplicativo e o sistema operacional ou entre dois aplicativos. Firmware: código impresso no processador ou gravado na memória ROM, é visto como parte do hardware.

Tipos de Softwares Freeware Free Software Open Source Shareware Adware Domínio Público

Tipos de Softwares Freeware: software distribuído gratuitamente, mas que não revela o código fonte. Possui licença para redistribuição, mas pode ter limitação para uso comercial. Ex: Acrobat Reader Free Software: a distribuição desse software pode ser gratuita ou paga, mas é permitido o seu uso, modificação e redistribuição. (Aqui o Free significa liberdade de ação). Ex: BR-Office e o Navegador Mozilla Firefox.

Tipos de Softwares Open Source: software distribuído sob licença de open source, cujo código fonte é de domínio público ou com copyright (direito autorais). Esse tipo de licença permite que o código fonte seja livremente modificado, mas, quando for redistribuído, deve permanecer livre para modificações. Além disso, existem algumas restrições quanto a modificações. É necessário manter o nome do autor original e o copyright (operação conhecida com copyleft). Ex: Apache (servidor web).

Tipos de Softwares Shareware: software distribuído gratuitamente, mas que requer pagamento depois de um período (teste) ou para obter mais funções (versão completa), também conhecido como CRIPPLEWARE. Adware: software distribuído gratuitamente, mas que requer que o usuário visualize propagandas para usar o software. Ex: Toolbars e aceleradores. Domínio Público: software sem copyright e, por isso pode ser distribuído gratuitamente.

Meios de aquisição de Software Discos Flexíveis: atualmente quase não são mais utilizados como meio de aquisição de softwares devido a sua capacidade de armazenamento. CD-ROM/DVD: os meios ópticos são os mais utilizados devido a sua capacidade de armazenamento. Download: os softwares são trazidos ao sistema de computação através de uma rede de computadores. Os softwares ficam armazenados em um computador e são transferidos para o destino por sinais que fluem em meios de comunicação.

Fim!!!