TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Encontro Computação em Nuvem
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Virtualização de serviços
Sistemas Distribuídos
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Tópicos I – Prof. Eduardo Zagari Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA: Eduardo Stuchi RA: Rafael Curi RA:
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
Virtualização de sistemas operacionais
Anatomia de uma máquina virtual
Carlos Maziero PPGIA CCET PUCPR
Virtualização de Máquinas
Virtualização..
Sistemas Operacionais
#mivp Webcast: Virtualização com Hyper-V para pequenas e
Prefeitura de Santo André
Cloud Computing.
Professora Vanessa Fonseca
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
Intel Virtualization Technologies
Sistemas Distribuídos
Máquinas Virtuais e Emuladores
______________________
Montagem e Manutenção de Computador I
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
MY DRIVERS.
Introdução à Informática
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas Operacionais
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Processos.
Sistemas Distribuídos
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Gestão da Tecnologia da Informação
Virtualização de Máquinas Uma visão geral e informal.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Intel Virtualization Technology (VT) Redes de Computadores II Felipe Figueira Horta Professores: Luis Henrique e Otto Carlos.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Virtualização Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Tipos de Sistemas Operacionais
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
Leandro Ramos  De acordo com a própria Microsoft, o Hyper-V é o recurso de virtualização baseado em hipervisor incluso como uma.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Instalação e Manutenção de Computadores
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
Manutenção e Configuração de Micros Aula 07 - Inicialização Prof. Fabrício Azor á 62.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário Final Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius Rasch.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES VIRTUALIZAÇÃO TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES

Qual a definição de virtualização hardware? É o processo de executar vários sistemas operacionais em uma única máquina. Ex.:

Origem da Virtualização A virtualização surgiu na década de 60, criada pela empresa IBM e usada em servidores de grande porte chamados de “MAINFRAMES”. Era utilizado o software VM/CMS para virtualizar.

Os tipos de virtualização Virtualização de hardware - consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Virtualização da apresentação - trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Virtualização de aplicativos - A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual, os usuários que desejarem ter acesso a tal aplicativo podem acessa-lo diretamente.

Virtualização A virtualização foi criada com o intuito de aproveitar o hardware de maneira eficiente, já que um computador utiliza apenas uma parte da sua capacidade de processamento.

Características da Virtualização É a forma transparente com que o hardware nos é apresentado nas máquinas virtuais. E o isolamento de falhas de segurança no nível de hardware A independência de hardware, onde se pode migrar a máquina virtual para qualquer servidor físico.

Virtualização no dia-a-dia Podemos usar a virtualização para: Criar ambientes de testes; Manter cópias de segurança de um ou vários S.O.; Monitoramento de invasões.

Vantagens de um sistema virtualizado Economia de hardware; Economia de energia; Gerenciamento centralizado; Alterações totalmente reversíveis; Flexibilidade nos drives; Segurança (sistema de backup).

Economia de hardware A maior de todas as vantagens da vitualização talvez seja a economia de hardware. Existem servidores que usam apenas 15% da sua capacidade de processamento, podemos consolidar vários servidores virtuais de cargas baixas em apenas 1 servidor físico, iria aproveitar muito melhor o hardware.

Green computing Com a escassez de recursos naturais, a corrida por energia limpa torna-se inevitável. Quanto mais gastamos para “esquentar” um pc, mais gastamos para “resfriá-lo” Economia de energia

Economia de espaço Quando nos atentamos para mercado coorporativo, espaço físico costuma a pesar muito na aquisição de novos hardwares de servidores. A virtualização pode ser um meio de consolidação de vários servidores virtuais em um único físico, resultando numa grande economia de espaço.

Economia de tempo em migração Por estarem em uma mesma máquina física, as migrações de sistema, usuários, dados e etc, tornam-se muito mais fáceis, rápidas e dinâmicas já que estão numa mesma máquina física.

Exemplo

Salvar o estado da máquina É o recurso de salvar o estado de sua máquina e consequentemente retornar a ela quando há necessidade.

O que é hypervisor ou VMM? É a camada que fornece um ambiente( através de multiplexação de hardware) idêntico ao da máquina física e que conta com uma ou várias máquinas virtuais.

Existem dois tipos: Hypervisor do tipo I ou Bareon metal Hypervisor do tipo II ou Hosted

Hypervisor do tipo I ou Bareon metal A virtualização do tipo I normalmente é utilizada por servidores por proporcionar um desempenho muito próximo do desempenho nativo de uma máquina. Nesse caso o Hypervisor encontra-se entre o hardware e as máquinas virtuais.

Software de virtualização VMWare Hyper-V Proxmox

Hypervisor do tipo II ou Hosted A virtualização do tipo II é a virtualização mais comum e a que usamos normalmente em casa devido a facilidade de sua instalação e configuração. Agora o Hypervisor encontra-se entre o sistema operacional e as máquinas virtuais. O S.O. anfitrião é chamado de host enquanto as máquinas virtuais de S.O. Guest.

Software de virtualização VMWare (desktop) VirtualBox VirtualPC Parallels

PROXMOX

Dúvidas

Atividade