REVOLUÇÃO RUSSA 1917.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVISATVM Prof. Michel (msn)
SOCIALISMO Sociedade igualitária
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX)
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
História das Cavernas ao terceiro milênio
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Revolução Russa..
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Bolcheviques x Mencheviques
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A Revolução Russa.
Revolução Russa 1918.
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Clique para prosseguir! 
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Revolução Russa 1918.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
ESTADO SOCIAL.
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
A NEP. Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky.
Revolução Russa Rússia.
Revolução Russa.
A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano.
Revolução Russa Alan.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano.
Revolução Russa.  Segundo Karl Marx e Frederic Engels, o primeiro país a passar por uma revolução socialista seria a Inglaterra, pois nos dizeres desses.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO RUSSA 1917

1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO: A) Enquanto a maioria dos países da Europa tinham governos liberais, a Rússia ainda era administrada por um czar absolutista A monarquia czarista tinha o apoio da poderosa nobreza rural e do alto clero da Igreja Ortodoxa.

1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO: B) A maioria da população do país vivia no campo, onde a qualidade de vida era péssima (a servidão foi extinta na Rússia, somente nas décadas finais do século XIX).

1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO: C) Nas principais cidades (Moscou e São Petersburgo), industrializadas com a ajuda do capital estrangeiro, a vida do operariado também era muito ruim (salários miseráveis e excessiva jornada de trabalho).

2)O primeiro partido político: Nesse contexto, surge o Partido Operário Social Democrata Russo = inspirado nas ideias de Karl Marx. Em pouco tempo, o partido se divide, em: A)Bolcheviques (Vermelhos- maioria): Defendiam a tomada de poder pelo operariado. Eram revolucionários e queriam grandes transformações para a Rússia (liderança – Lênin) B)Mencheviques (Brancos – minoria): Defendiam um governo de alianças, entre trabalhadores e burgueses. Eram conservadores e queriam transformações graduais (liderança – Kerensky).

3)1905 – O ensaio geral: Nesse ano, a Rússia perde uma custosa guerra para o Japão, pelo território da Manchúria. A crise econômica se agrava e greves populares ganham força: 1º Domingo Sangrento: o exército do czar mata centenas de pessoas que estavam protestando em frente ao palácio Imperial, em São Petersburgo 2º A revolta do encouraçado Potemkim: Em Odessa, marinheiros se rebelam contra seus comandantes.

3)1905 – O ensaio geral: A reação do czar: de início, Nicolau II promete aos rebeldes diversas reformas liberais. Em pouco tempo, porém, as greves são reprimidas e os seus principais líderes são exilados (Lênin e diversos outros líderes bolcheviques, são expulsos do país) Nesse contexto, surgem os primeiros sovietes: conselhos políticos que representavam o povo.

3)1905 – O ensaio geral: A Revolução Russa se aproxima: Para piorar ainda mais a situação, em 1914 a Rússia entra na Primeira Guerra Mundial (agravamento da crise econômica e dos problemas sociais).

4)1917- O processo revolucionário: A) Fevereiro de 1917: 1ª fase: Os russos brancos (mencheviques, burguesia nacional e nobreza descontente com o czar) assumem o poder Ações: redução da jornada de trabalho, permissão para a volta dos exilados políticos e a permanência do país na Primeira Guerra Mundial (crítica dos bolcheviques) Lênin volta à Rússia, escreve as Teses de Abril (“todo poder aos sovietes!”) e passa a organizar uma “Revolução verdadeira”.

4)1917- O processo revolucionário: B) Outubro de 1917 – 2ª fase: Os bolcheviques chegam ao poder (Revolução comunista) Ações: A saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, o confisco das propriedades privadas e a estatização da economia.

5)Guerra Civil (1918-1921): Bolcheviques -> Exército vermelho comandado por Trotsky VS Russos brancos -> apoiados pelo capital estrangeiro (muitos países capitalistas estavam preocupados com as consequências da Revolução de Outubro) Resultado Final: Os Bolcheviques implantam o chamado “Comunismo de guerra” (boa parte de produção agrícola e industrial russa fora revertida para o abastecimento do Exército vermelho) e conseguem vitória.

5)Guerra Civil (1918-1921): No pós-guerra, porém, a Rússia estava destruída = crise na produção agrícola e industrial, miséria e fome = diversas greves e protestos surgem A reação de Lênin: NEP (Nova Política Econômica) = a união (temporária) de práticas capitalistas e socialistas. Pequenas empresas privadas são permitidas, assim como um tímido comércio interno Bancos e grandes empresas, porém, ainda são controladas pelo Estado.

6)A CRIAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA: Em 1922, é criada a URSS. Nesse contexto, uma intensa disputa pelo comando do Partido Comunista, se inicia: Trostsky – Tese da Revolução Permanente – a Revolução Socialista deveria abranger todo o mundo Stálin – Socialismo em um só país – para ele o socialista deveria primeira se consolidar na URSS, para depois ganhar o mundo Mais influente com a burocracia do partido, Stálin vence.

6)A CRIAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA: A)Ditadura Stalinista - característica centrais: Os planos quinquenais transformaram a URSS em uma grande potência internacional O governo de Stálin perseguiu e matou milhares de pessoas (as depurações ou expurgos) A coletivização forçada dos campos, gerou uma grande epidemia de fome Investimentos nos setores de educação e saúde.