O Império Romano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Advertisements

IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ROMA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Civilização Clássica Ocidental - Romanos
O Império Romano.
A formação de Roma.
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
Roma.
Conseqüências da expansão:
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
Roma * Localização: Norte (Alpes), Sul (Mar Jônico), Leste (Mar Adriático), Oeste (Mar Tirreno)
Roma Antiga Professor Marcito.
ROMA.
A Queda do Império Romano
O declínio do Império Romano
Características Principais Religiões a nível Mundial
Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Império Bizantino.
ANTIGIDADE CLÁSSICA ROMA
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre;
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
O Estado imperial e o legado cultural romano
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma antiga Roma antiga.
Professor Romildo Tavares
O IMPÉRIO ROMANO.
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
ROMA.
Aula 03.
IMPÉRIO ROMANO.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
( Pax Romana ). ● IMPÉRIO ( 27 – 476 d.C.)  Alto Império  Apogeu.
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
Crise do Império Romano
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
CIVILIZAÇÃO ROMANA 753 a.C. – 476 d.C..
Como o Império Romano chegou ao fim?
Uma sociedade desigual
O Império Romano.
ROMA.
Roma antiga Roma antiga.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Localização. Localização Estrutura da República Romana (latim = coisa Pública) Dois Cônsules = responsável pelo governo e juiz, auxiliado por.
Civilização Romana.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA ( IMPÉRIO) PROFª: Mainara BOLSISTA PIBID: Karla Dayana.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
MONARQUIA-REPÚBLICA-IMPÉRIO
Antiguidade Clássica: Roma
A crise de Roma e o Império Bizantino
Roma de cidade a império
Transcrição da apresentação:

O Império Romano

Primeiro Triunvirato - 60a.C.: a) Júlio César; b) Pompeu; c) Crasso. Júlio César derruba o primeiro triunvirato com o apoio popular, mas sem o apoio do senado, estabelecendo, assim, uma Ditadura.

A ditadura de César: de 58 a.C. – 44 a.C. Reformas no sentido de agradar a população: política de Pão e Circo; Júlio César torna-se imperador com título do exército; O Senado se vê submisso ao poder de Júlio César, ele era uma ameaça para o senado; Morte de Júlio César pelo Senado, que assume o poder.

Segundo Triunvirato: 44 a.C. a 27 a.C: a) Otávio; b) Marco Antônio; c) Lépido. Otávio assimilou todos os títulos importantes de Roma. O Senado foi corrompido por Otávio, que detinha grande apoio militar. Se tornou o senhor absoluto de Roma; Estado teocrático no Império- Otávio recebeu o título de Augustus- o divino.       

Alto Império- séc. I a.C. – III d.C. Apogeu da Civilização Romana; Período da denominada política “Pax Romana”: - redução das conquistas para consolidação das fronteiras; - nascimento do cristianismo; - valorização cultural; - urbanização crescente.

O Império, foi em fim, um meio encontrado para solucionar o descontrole político republicano. Ao Imperador competia  exercer total controle político sobressaindo-se ao Senado. O imperador tinha a função de nomear magistrados, controlar o exército e até interferia em questões religiosas (Centralização do poder ); Os sucessores  de Otávio Augusto desestruturaram o governo, minando o modo de produção escravista que era a base da economia romana favorecendo o descontrole político. Com isso a fragilidade romana não mais podia  reverter sua decadência, já iniciava o processo de invasão dos povos vizinhos, iniciando o Baixo Império.

Baixo Império séc. III a V. a 476 d.C Foi marcado pela decadência, crises e anarquia. Devido principalmente a interrupção das conquistas e a falta de controle político e social que arruinou o modo de produção escravista (base da economia imperialista);

Imperador Diocleniano Como imperador do Império Romano marcou o fim da fase desastrosa da história de Roma conhecida como "Crise Imperial" (235-284). O seu governo de 21 anos caracterizou-se pela capacidade administrativa sustentada num caráter e numa personalidade carismáticas. Foi responsável por estabelecer as bases para a segunda fase do Império Romano que é conhecida como a "Tetrarquia", o "Império Romano Tardio" ou o "Império Bizantino". As suas reformas permitiram a sobrevivência do Império Romano do Oriente por mais de 1000 anos.

Imperador Constantino Reconheceu o cristianismo; Através do Edito de Milão concedeu liberdade de culto aos cristãos, que já tinham um grande número e influência; Com a Lei do Colonato, busca estabilizar a produção rural frente a escassez de mão-de-obra com a obrigatoriedade de fixação do colono na terra, já se dava o início do processo de substituição do trabalho escravo pelo trabalho servil; Fundação de uma segunda capital (Constantinopla, hoje Istambul) situada no Oriente com a função de garantir a proteção da fronteira oriental;

Imperador Teodósio Oficializou o Cristianismo; Dividiu  o Império Romano em dois:  Oriente (capital era Constantinopla) e do Ocidente (capital era Roma); Em 476 d.C. houve a queda definitiva do Império Romano do Ocidente causado pelas invasões bárbaras que derrubaram o último imperador romano Rômulo Augusto

Crise do Império Romano “Pax Romana”: a paz, a administração e a opção de Augusto (27 a.C.- 14 d.C. ) de paralisar as guerras, desmobilizar Legiões e proibir manumissão de escravos, crise econômica e de produção; Escassez de escravos: Carestia: com a escassez de escravos tem a elevação continua, descontrolada dos preços; Pressão do monoteísmo ético-moral cristão; Pressão dos Germanos no Reno: Invasão de Roma, Invasões Bárbaras: Imperialismo romano e guerras civis internas: ampliaram a militarização e aumentaram a instabilidade política; Anarquia militar: não se controlava mais o poderio bélico das legiões.