LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
Aquecimento Global Carla e Eliane 9º Ano.
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
Efeito de estufa.
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
Reações químicas.
Camada de ar que envolve a Terra
Aquecimento Global O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade.
POLUIÇÃO DO AR.
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
Palestrante: José Eustáquio Viola
Palestrante: José Eustáquio Viola
Programa UFBA Ecológica
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA AMÉLIA Vítor Diniz
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia!
Eco-92.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Política e Meio Ambiente
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Os fenômenos climáticos e a interferência humana
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
GASES ATMOSFÉRICOS Cláudia Maria Coleoni Universidade de São Paulo – ESALQ LGN0478 Genética e Questões Socioambientais Profª Drª Silvia Molina.
CICLOS DO N2, O2 , CO2.
Problemas Ambientais.
Ainda ontem, o mundo não pensava como hoje! Cleiton Stigger Perleberg.
Ciências Naturais – 8.º ano
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
Efeito de estufa.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
O Efeito Estufa.
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Química ambiental – Problemas ambientais
Química Ambiental Atmosférica
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Fluxos e fontes de energia
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Sistema climático global
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
O Efeito Estufa.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
EFEITO ESTUFA.
Mudanças Climaticas Globais Reinaldo Haas. Glaciação.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais GASES ATMOSFÉRICOS LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais Fredericko Baraldi

Introdução Definição (atmosfera) Funções Camada de gases que envolve o planeta. Funções Em sua composição existem gases que absorvem radiação e a emitem posteriormente, mantendo o planeta aquecido (Gases efeito estufa). Manutenção da vida.

Intensificação do efeito estufa Aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera levam a um aumento da temperatura terrestre, causando o conhecido “Aquecimento Global”. Redução do fluxo de ondas longas (infravermelho) que seriam perdidos no espaço.

Gases efeito estufa Vapor d’água (principal) Dióxido de carbono Metano Óxido nitroso Ozônio Clorofluorcarbonetos (CFCs) Hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) Hexafluoreto de enxofre

Quais gases do efeito estufa que apresentam constante aumento em sua concentração atmosférica?

Dióxido de Carbono Presença na atmosfera decorre, em grande parte, das atividades humanas. Anualmente cerca de 2 650 bilhões de toneladas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera. Tempo médio de residência do CO2 na atmosfera é de cerca de cem anos.

Metano O gás-estufa mais importante depois do CO2 Estima-se que sua emissão atinja um total de pelo menos 515 milhões de toneladas por ano. Tempo médio de residência do CH4 na atmosfera é cerca de dez anos.

Emissão de GEE no Brasil A maior fonte de emissão de dióxido de carbono no país são as queimadas em florestas da região amazônica. Também trazem uma notável contribuição as queimadas de campos, cerrados e de canaviais. A contribuição em metano também pode ser considerada significativa, dada a existência de grandes rebanhos de gado bovino.

Repercussão do aumento da concentração dos GEE na atmosfera Iniciou-se no ano de 1972 conferencias da ONU voltadas a debater o problema. Conferência de Estocolmo (Suécia, 1972) Conferência de Toronto (Canadá, 1988) Criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) Conferência de Genebra (Suíça, 1990) Conferência no Brasil (Rio de Janeiro, 1992) Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD)

Conferência de Berlim (Alemanha, 1995) Conferência de Genebra (Suíça, 1996) ficou decidido pelas partes que os relatórios do IPCC iriam direcionar às futuras decisões sobre o clima e meio ambiente. Conferência de Kyoto (Japão, 1997) Foi criado o Protocolo de Kyoto. Um documento legalizado que sugere a redução de gases do efeito estufa (cujas metas foram de 5,2%) Entre outras conferencias, sendo que as diretrizes mais recentes foram estipuladas e enfatizadas na Conferência no Brasil (Rio de Janeiro, 2012) Rio +20

Considerações finais O aumento de GEE na atmosfera proporciona uma maior retenção de energia no planeta, elevando a temperatura global. Deve-se diminuir a emissão desses gases cessando as atividades que contribuem para tal.

Referencias TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C. A química no efeito estufa.Química Nova na Escola, n. 8, 2015. MOLION, Luiz Carlos Baldicero. Aquecimento global: uma visão crítica.Revista brasileira de Climatologia, v. 3, p. 4, 2008. Protocolo de Kyoto <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 18 de novembro de 2015.

Obrigado!