Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Redes de computadores I
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Hardware de Topologia e
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Topologias de Rede.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Modelos de Referência.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
REDES DE COMPUTADORES II
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Protocolos e o Modelo OSI
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
TCP/IP.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Inicio dos trabalhos.....
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Redes e Tipos topologias de redes.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Informática Industrial N8INF
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 10/02/2010.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Equipamentos de interligação de redes
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação A. Redes Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho

Conteúdo Configuração XP no Server 2008 Organização das redes de computadores. Mais topologias. Caracterização das redes. Modelo de referência TCP/IP.

Organização das redes de computadores Qualquer sistema de comunicação consiste de uma origem, um meio e um destino. No caso das redes de computadores, existe um outro fator a ser considerado: qual método é empregado para a informação transmitida chegar ao destino. Neste contexto, as redes podem ser dividias em duas grandes áreas: – Sistemas por Difusão (Broadcast): Mensagens transmitidas são recebidas por todos os nós. – Sistemas Direcionados (Unicast): Mensagens transmitidas são recebidas apenas pelo nó destino. As características de uma rede particular dependem muito da maneira como os componentes da redes são conectados uns aos outros: sua topologia.

Lembra-se da última aula? Topologias: – Árvore – Estrela – Anel – Barramento – Malha

Outras topologias Duas topologias ficaram de fora da última aula, por serem bem distintas: – Árvore – Malha

Topologia Árvore

Características: – Comumente utilizada em Redes de Longa distância. – Se a maioria das tarefas é associada ao nó do topo, então ele poderá se tornar um gargalo. – Se o nó do topo sai fora de operação, então toda a rede é desabilitada. – Nós adicionais podem ser facilmente colocados na parte de baixo da árvore.

Topologia Malha

Características: – Utilizadas em Redes de Longa Distância. – Se todos os nós estão conectados com todos são denominadas de “totalmente conectadas”. – Relativamente imunes a gargalos e falha de componentes. – Como existe uma variedade de caminhos, tráfego pode ser roteado evitando nós com defeito. – Podem ter alto custo.

Caracterização das redes de computadores Podem ser caracterizadas por: – Latência. – Largura de banda. – Confiabilidade. – Protocolo.

Latência ou atraso Tempo necessário para a transferência de um bit de dado entre dois pontos comuns. Manifesta-se por várias fontes: – Velocidade da luz. – Nós em uma rede (Dispositivos, hardware, kernel). – A rede: Lan 10 ms. Man 60 – 150 ms. Wan 250 – 500 ms. A Internet via modem consome: 100 ms.

Largura de banda É a taxa de bits que a rede consegue enviar ao destino por unidade de tempo. Influenciada pelo tipo de conexão física (56Kbps a 1Gbps): – Modem (14Kbps a 56Kbps). – Lan (10 a 100 Mbps). – Gigabite (1 a 10 Gbps). Muito importante distinguir de latência.

Largura de banda

Confiabilidade Medida da quantidade de dado perdida pela rede na sua jornada da fonte para a origem: 1.Destarte: O pacote é descartado pelos elementos ativos da rede. 2.Corrupção: O pacote chega, mas seus dados se alteraram. CRCs Códigos de correção de erro (ECC)

Protocolos de comunicação Descrevem o conjunto de “regras” que duas aplicações utilizam para comunicar-se: – Formatos de pacotes. – Semântica. – Tratamento de erro. Ainda assim, definem o formato e a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades da rede, e mais, ações a serem tomadas na recepção e transmissão dessas mensagens. Exemplo: TCP/IP e IPX.

Modelo de referência TCP/IP 4Aplicação 3Transporte 2Internet 1Interface de rede

Modelo de referência TCP/IP O TCP/IP baseia-se em um modelo de referência de quatro camadas. Todos os protocolos que pertencem ao conjunto de protocolos TCP/IP estão localizados nas três camadas superiores desse modelo.

Absorvendo o padrão OSI/ISO Cada camada do modelo TCP/IP corresponde a uma ou mais camadas do modelo de referência de sete camadas de interconexão dos sistemas abertos (OSI), proposto pela International Standards Organization (ISO). Observe a tabela com as divisões no próximo slide.

Protocolo Suite TELNETFTPSMTPDNSRIPSNMP TCPUDP IGMP ICMP IPIPSEC ETHERN ET TOKEN RING FRAME RELAY ATM APLICAÇÃO TRANSPORTE INTERNET REDE

Camada de aplicação Define os protocolos de aplicativos TCP/IP e como os programas host estabelecem uma interface com os serviços de camada de transporte para usar a rede. Principais protocolos desta camada: HTTP, Telnet, FTP, TFTP, SNMP, DNS, SMTP, X Windows, outros protocolos de aplicativos.

Camada de transporte Fornece gerenciamento de sessão de comunicação entre computadores host. Define o nível de serviço e o status da conexão usada durante o transporte de dados. Principais protocolos desta camada: TCP, UDP, RTP.

Camada de Internet Empacota dados em datagramas IP, que contêm informações de endereço de origem e de destino usadas para encaminhar datagramas entre hosts e redes. Executa o roteamento de datagramas IP. Principais protocolos desta camada: IP, ICMP, ARP, RARP.

Camada de Rede Especifica os detalhes de como os dados são enviados fisicamente pela rede, inclusive como os bits são assinalados eletricamente por dispositivos de hardware que estabelecem interface com um meio da rede, como cabo coaxial, fibra óptica ou fio de cobre de par trançado. Principais protocolos desta camada: Ethernet, Token Ring, FDDI, X.25, Retransmissão de Quadros, RS-232, v.35.