Visual C# (parte 3) Prof. Igor Conrado Alves de Lima – Orientação a objetos, Modificadores de acesso, Lista (List), e tratamento.

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Transcrição da apresentação:

Visual C# (parte 3) Prof. Igor Conrado Alves de Lima – Orientação a objetos, Modificadores de acesso, Lista (List), e tratamento de erros

Orientação a objetos

Orientação a objetos é um modelo de análise, projeto e programação de sistema de software baseado na composiçãoe interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. O que são objetos?

Orientação a objetos – Classe Classes são como modelos contendo especificações de características (propriedades), comportamentos (métodos), e eventos de objetos. Imagine, por exemplo, uma especificação completa de um carro onde nela contém todos detalhes característicos do carro e sua funcionalidade. O modelo seria uma classe e os carros que podem ser criados a partir desse modelo seriam objetos.

Go foi criada em 2007 para atender as necessidades da Google: Programação eficiente em larga escala Velocidade de compilação Sistemas distribuídos Por que uma nova linguagem? Combinar facilidade de uma linguagem interpretada e dinamicamente tipada com a eficiência e segurança de uma linguagem compilada e estaticamente tipada. Orientação a objetos – Classe

class Carro { public string Marca { get; set; } public string Modelo { get; set; } public string Cor { get; set; } public int Ano { get; set; } public string obterInformacoes() { return string.Format("{0} - {1} - {2} - {3}", this.Marca, this.Modelo, this.Cor, this.Ano); }

Modificadores de acesso

Modificadores de acesso são palavras-chaves usadas para especificar o nível de acessibilidade de membros e tipos. public: acesso sem restrição. protected: acesso limitado às classes que contém o elemento ou suas derivadas. private: acesso limitado ao contexto onde o elemento foi declarado. static: declara um membro estático que pertence ao tipo ao invés de a um objeto específico. Existem muitos outros modificadores. Confira a lista aqui

Lista (List)

Lista Listas são um pouco mais flexíveis que vetores. Ao contrário de vetores, listas não precisam que um tamanho limite seja especificado ao definí-las. List nomesAlunos = new List (); nomesAlunos.Add("Guinho"); nomesAlunos.Add("Zezinho"); nomesAlunos.Add("Luizinho"); foreach (string nome in nomesAlunos) { Console.WriteLine(nome); }

Utilizadades

Utilidades – Math A classe Math contém alguns métodos e propriedades pré-definidas para facilitar a resolução de alguns cálculos mais complicados. double meuValor; meuValor = Math.Sqrt(121); //meuValor = 11 meuValor = Math.Round( , 2); //meuValor = meuValor = Math.Abs(-50); // meuValor = 50 meuValor = Math.Log(24.212); //meuValor = 3.18 meuValor = Math.PI; // meuValor =

Tratamento de erros

É sempre bom produzir código que esteja imune a erros. Para isso,

Atividade extra 1.Acessem o curso “C# fundamentals for Absolute Beginners” (Fundamentos de C# para Iniciantes) nesse endereço courses/c-fundamentals-for-absolute-beginners-8295https://mva.microsoft.com/en-US/training- courses/c-fundamentals-for-absolute-beginners Tentem iniciar e finalizar o curso. 3.Na próxima aula, quem trouxer o certificado de conclusão terá 4 pontos extras válidos para a primeira nota. O curso é excelente, contém muito material interessante, e dura apenas aproximadamente 9hrs. “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”