A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e Declarar Objetos

3

4 Vamos agora criar uma classe em sua IDE e como instanciar os objetos dessa classe. Para isso, vamos usar o conceito de Orientação a Objeto, criando uma classe chamada Aluno, que usaremos em nossa próxima aula para conter o nome e notas de alunos, bem como preencher e acessar os dados desses objetos.

5 Sem mais delongas, crie seu projeto de Java. Eu chamei o meu de PrimeiraClasse. Ao criar esse, note que se chamará PrimeiraClasse.java Vamos criar outra classe, a classe "Aluno", que o Java irá chamar de "Aluno.java". Criando uma classe em Java

6 Para isso, se estiver no NetBeans vá em File -> New File Em Categories, escolha Java Class, e Next. Dê o nome de Aluno para sua nova classe. Pronto. Sua nova classe está criada. Note que apareceu outra aba, ao lado da "PrimeiraClasse.java", e se chama "Aluno.java" Nesse novo arquivo, deverá ver algo como: public class Aluno{ }

7 Que é nossa classe, e que, ainda, está em branco. Criada a classe, vamos aprender como criar os objetos dessa classe.

8 Vamos criar um objeto, um aluno da classe "Aluno". A sintaxe é (digite isso na aba da PrimeiraClasse.java): Aluno donaFifi = new Aluno(); Aluno patropi = new Aluno(); Aluno programador = new Aluno(); Pronto, criamos três objetos do tipo Aluno. Declarando um objeto de uma classe em Java

9 Poderíamos ter feito: Aluno donaFifi; donaFifi = new Aluno(); O new Aluno() é o que cria o objeto. E atribuímos ele à variável donaFifi. Essa variável, porém, não é um objeto. Ela contém uma referência ao objeto. É como se ela apontasse, como se tivesse o endereço da localização do objeto. Então, sempre que mudamos essa variável, estamos mudando diretamente o objeto.

10 Porém, fica muito caxias dizer 'declare uma referência ao objeto Aluno'. No dia-a-dia, simplesmente dizemos: criamos um objeto do tipo Aluno. Mas na verdade essas variáveis não são objetos, e sim referências a objetos. O importante é saber disso.

11 Qualquer coisa, métodos ou dados que colocarmos na classe "Aluno", fará parte dos objetos "donaFifi", "patropi" e "programador". Na próxima aula você verá bem isso. Por exemplo, se quisermos adicionar o campo para armazenar o nome completo deles, criamos uma string dentro da classe "Aluno", assim, todos os objetos terão essa string. Qual a vantagem disso?

12 Ora, criamos esse campo somente uma vez! Na classe! E todos os objetos herdaram isso! Imagine numa situação real! Em uma escola, com milhares de alunos. Você declara a string uma vez, e ela passa a fazer parte da ficha do cadastro de milhares de alunos. Muito útil esse Java e a Orientação a Objetos, não?

13 Em seguida vamos ver: Acessando e modificando variáveis de Classes e Objetos


Carregar ppt "Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google