A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sétima Arte.
Advertisements

Movimentos artísticos
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
História da Fotografia
Módulo II História animada 06/12/2011
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
DESCOBERTAS E INVENÇÕES
Placa seca.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Breve História da Fotografia
INDÚSTRIA CULTURAL.
História e Técnicas de Animação
FOTOGRAFIA - NIÈPCE CINEMA - IRMÃOS LUMIÈRE PRIMEIRAS EMISSORAS DE TV. (experimentais) TELEVISÃO COMERCIAL VIDEO-CASSETE.
DESCOBERTAS E INVENÇÕES
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
História e Técnicas de Animação por Anna Morais Revisão – Parte 2.
Fotografia 1º Médio 3° Bimestre.
Luís Conde – Educação Visual – Abril de 2006
HAGOP GARAGEM Apresenta Imagens do Passado Parte III.
Leitura de Imagem Descrever: o que você vê na imagem
FOTOGRAFIA AULA 3.
Tópico 1 A fotografia e a sua evolução
DESCOBERTAS E INVENÇÕES
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
Texto de apresentação da Abertura da Exposição Garoto Cósmico Bem de Perto com desenhos originais mostrando o processo criativo do diretor Alê Abreu.
Os Elementos da máquina Fotográfica
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Mecânica I Alunos: Artur Ciriaco da Silva Leandro Felipe Moreira
Breve história da fotografia
© MARIO PERSONA Comunicação & Marketing Autor de: Moving On (2007-inglês) Dia de Mudança (2007) Marketing de Gente (2005) Marketing.
Teatro de Sombras.
Equipamentos de captura
DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO.
FOTOGRAFIA História da Arte Nomes: Carlos Henrique Karine Vieira Isabella Fassina.
Editoração. Art Nouveau O Art Nouveau foi o prelúdio ou, como querem alguns, o alarme falso do movimento moderno. O primeiro movimento orientado exclusivamente.
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
DESCOBERTAS E INVENÇÕES
Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens.
Precursores de uma nova revolução
A evolução da fotografia
Whiteboard Trabalho 2 Pablo Bioni. Ideia de funcionamento O objetivo deste projeto é criar uma maneira de conseguir filtrar imagens em movimento de imagens.
SIMETRIA CALEIDOSCÓPIO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
A Fotografia…. A arte de pintar com luz.
Cinema História do Cinema.
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Trabalho realizado por: Professora: Luísa Jesus -Gil Almada Nº10 -Jeniffer Lopes Nº12 -Sandro Veiga Nº25.
FOTOGRAFIA.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Biodiversidade Atividade de informática
Ana Catarina Ferreira Oliveira 1º de Fotografia.
SURREALISMO No ano de 1924, em Paris, foi publicado o Manifesto surrealista – André Breton (1896 – 1966). Praticamente, foi neste movimento que o Dadaísmo.
LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,
Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Introdução à fotografia
Arte Popular e Arte Erudita
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Imagens Tente descobrir.... 1) ácaros : São os ácaros da poeira, bichinhos comuns que estão agora aos zilhões dentro do teu travesseiro.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Oficina de Informática e Telemática: STOP MOTION
Transcrição da apresentação:

A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento: Desde a pré-história que a Humanidade demonstrou fascínio pelo movimento e tentou reproduzi-lo graficamente. Os exemplos de arte inspirada pela reprodução gráfica do movimento são inúmeros. Alguns exemplos: - A coluna de Trajano

- Arte Futurista

Carlo Carrá – Funeral do anarquista Galli

Marcel Duchamp – Nu descendo as escadas

Pré condições para o aparecimento do cinema: 1- Peter Mark Roget e o fenómeno da persistência retiniana. O artigo que publicou com o título “Explanation of an optical deception in the appearance of the spokes of a wheel when seen through vertical apertures” (1824) é frequentemente, e erroneamente, intitulado “On the Persistence of Vision with Regard to Human Motion” ou “Persistence of Vision with regard to Moving Objects”.

Durante o século XIX, uma série de invenções (brinquedos ópticos) exploraram a descoberta de Roget . 1832- Joseph Plateau e Simon Stampfer inventam simultaneamente o Fenaquistoscópio.

1833 – Invenção do Zootrópio

2 – A capacidade de projectar uma sucessão rápida de imagens numa superfície. Desde o século XVII que a lanterna mágica era usada por educadores e artistas.

3 – A possibilidade de usar a fotografia para construir uma sucessão de imagens Joseph Niépce – View from the window (1827)

1839 – Henry Fox Talbot inventa o negativo em papel 1839 – Henry Fox Talbot inventa o negativo em papel. Surgem as primeiras impressões. 1878 – Primeiras fotografias com obturação de meio segundo.

4 – A possibilidade de imprimir fotografias numa base suficientemente flexível para passar rapidamente através de uma câmara. 1888: George Eastman inventa a primeira “Kodak”. 1889: G. Eastman inventa a película transparente de celulóide.

5 – A criação de um mecanismo intermitente para câmaras e projectores. Na câmara, o filme teria que para por um instante para que a luz entrasse pela lente e sensibilizasse a película. O obturador protegeria o filme enquanto o mecanismo coloca outro pedaço de película no lugar da anterior. O mesmo mecanismo seria usado para o projector. Outros inventos do século XIX usavam este tipo de mecanismos intermitentes. Por exemplo, a máquina de costura (1846).

Precursores do cinema Em 1878, um ex-governador da Califórnia, Leland Stanford, pediu ao fotógrafo Eadweard Muybridge que encontrasse uma maneira de fotografar o galope dos cavalos.

Inspirado pelo trabalho de Muybridge, o fisiologista francês Étienne Jules Maray inventou em 1882 uma espingarda fotográfica para estudar o voo das aves e o movimento de outros animais.

Em 1877, Émile Reynaud construiu um brinquedo óptico a que chamou Praxinoscópio. Uma espécie de Zootrópio em que a imagem era vista através de uma série de espelhos. Por volta de 1882, aperfeiçoou o invento, acrescentando-lhe uma lanterna para projectar as imagens num ecrã.