Ana Rodrigues Aflatoun International

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Jovens e a Política As atitudes e os comportamentos políticos dos jovens em Portugal.
Advertisements

British Council Luciana Brasil Gerente de Projetos, Brasilia
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Viver de Cara Limpa 2.0 O PROJETO.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
                             VIPES/Dipes.
Educação para o Turismo
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
DISTRITO FEDERAL.
ONG – AME Associação Missão.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Educação e Tecnologias
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
Julho de 2007.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público.
Qualificação de gestores: o que falta ao setor público para melhorar a sua relação com a imprensa Congresso de Comunicação no Serviço Público agosto -
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Atuação dos agentes de Controle Social
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
AS REGIÕES DO BRASIL.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude
Consultor de Planejamento
Plan International Brasil
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Educação Financeira para crianças e Jovens Orçamento.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,
Rede ECPAT Brasil Pelo fim da prostituição infantil, pornografia infantil e tráfico de crianças para fins sexuais.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Janeiro Integrando Tecnologias. Construindo Resultados. [Selmo Mariano] Inovar Consultoria & Soluções Ltda. Software Integrado de Gestão Empresarial.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Ana Rodrigues Aflatoun International Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira” 3 de Novembro, 2015 Brasília, Brasil Ana Rodrigues Aflatoun International

A F L A T O U N É:

História… O programa Aflatoun teve início na Índia com a organização Meljol, e em 2003, um dos membros da equipa MelJol, foi viver para Amsterdã. O nome do Programa “Aflatoun” significa Platão em árabe. Este nome foi dado pelas crianças da Índia, pois era o mesmo nome de um personagem empreendedor de um desenho animado. Em 2005, foram feitos 10 projectos piloto no resto do mundo.

Aflatoun Internacional Inspirar as crianças e adolescentes para se capacitarem social e economicamente para que possam ser agentes de mudança das suas próprias vidas e em prol de um mundo mais equitativo (desde 2005) Pilares estratégicos: Conceito: Equilíbrio entre Educação Social e Financeira Programa: No sistema formal e de educação alternativa (aprender-fazendo) Rede: Crianças e adolescentes, membros de organizações da sociedade civil, professores/as, pais, entidades governamentais e financeiras. Social Financeira

Aflatoun Internacional Aprendizagem centrada na criança Comportamento Financeiro Link para video: https://youtu.be/msYLiEtG79k 1. Rwanda study 2. Ghana RCT – no program (v1), programme with only financial (v2), and programme with social and financial (v3) OECD has recommended that financial education should start as early as possible and be taught in schools. OECD and INFE. Financial Education in Schools. http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/FinEdSchool_web.pdf A global study on Life Skills Education (LSE) has discovered that LSE has achieved positive outcomes but still needs to enhance its programming. UNICEF Global Study on Life Skills Education - UNICEF Global Study on Life Skills Education Auto-conhecimento e do outro Direitos e Responsabilidades Poupanças e Gastos Planejamento e Orçamento Empreendimentos

Aflatoun Internacional e a rede 2. Resultados e dificuldades enfrentadas TOTAL Crianças Jovens 3,956,620 Professores 112,545 Crianças/jovens alcançados através de campanhas de sensibilização 1,111,420 No Brasil 2700 crianças em 2014 + 7000 (2015-2016) Alagoas Minas Gerais Rio Grande do Norte Tocantins Ceará Maranhão Pernambuco Piauí A compra de uma bicicleta por um aluno da escola Gentil Malta, localizada no sitio Curralinho, pois, o mesmo tinha muita vontade de possuir uma bicicleta, mas a família não tinha condições de comprar, no entanto, todos os meses ele ganhava algum valor em dinheiro dos avós, dos pais e de um padrinho, e gastava tudo em lanches quando vinha à cidade. Porém, após conhecer a metodologia AFLATOUN, colocou em mente, que iria guardar uma pequena quantidade desse valor para comprar a sua bicicleta, assim fez, e depois de alguns meses poupando ele conseguiu realizar o seu sonho, comprou a sua bicicleta que mesmo sendo usada, vai ser utilizada por ele todos os dias para chegar até a escola. Alagoas (Canapi, Inhapi, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Maceió) Minas Gerais (Itinga,  Ponto dos Volantes, Caraí, Comercinho, Jequitinhonha, Veredinha, Minas Novas, Belo Horizonte) Rio Grande do Norte (Janduís, Governador Dix Sept Rosado, Apodí) Tocantins (Cariri - Lavras da Mangabeira, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Orós, Solonópole) Ceará – (Fortaleza - Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Limoeiro do Norte, São Luís do Curu, Sobral, Itapiúna, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ocara) Maranhão - Codo, Sao Luis, Sao Jose do Ribamar e Paço do Lumiar Pernambuco - Jaboatão dos Guararapes Piauí – Teresina TOTAL Aflatot (3-6 anos) - 22,935 Aflatoun (6-14 anos)- 2,575,090 Aflatoun (6-14 NF) - 992,134 Aflateen (15 +anos)- 366,461 113 países

II Parte Discussão em pequenos grupos: Quais são as tendências deste tema no Brasil? ex: há bastante trabalho já realizado com um público alvo ‘y’, mas pouco com público alvo ‘x’ Como os diferentes setores (incluindo a minha organização/instituição) pode apoiar esta rede a desenvolver o seu trabalho? ex: o setor financeiro pode criar rede de voluntários dos bancos para serem mentores de empreendimentos iniciados por jovens. Recomendações para próximos passos ex: A rede de parceiros Aflatoun poderá apoiar com sensiblização de secretarias de educação, formação de professores, e implementação de programas fora do marco escolar.