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Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira

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Apresentação em tema: "Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira"— Transcrição da apresentação:

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2 Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
de Cidadania Financeira Escola de Líderes Escola de Formação Profissional Escola de Finanças para Públicos Estratégicos

3 Escola de Cidadania Financeira
Objetivo: ajudar as famílias brasileiras a terem bem-estar financeiro por meio do uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros. Primeira iniciativa:

4 A vida financeira da população brasileira atravessa um momento único.
dinheiro compra crédito financiamento dívida consumo

5 Como educar financeiramente num cenário de otimismo?
É preciso falar do tempo. Porque existem dois pilares fundamentais: A importância de consumir hoje e sempre Saber quando e como trazer o futuro para o presente

6 Consumir hoje e sempre A educação financeira não pode ser contra o consumo, pelo contrário, deve tratá-lo como uma linha contínua e não como momentos isolados na vida das pessoas. Somente assim fará sentido falar em poupança, pois ela não se torna inimiga do consumo.

7 Trazer o futuro para o presente
O crédito possibilitou que milhões de brasileiros trouxessem o futuro para o presente. E as pessoas precisam de um estímulo alto para abrir mão do presente em benefício do futuro. O resultado é a garantia do consumo perene, sem sobressaltos. E o consumo perene é inviável quando se vive sem reservas financeiras, no “fio da navalha”.

8 mostrou os desafios terá de enfrentar. que a educação financeira
A pesquisa que fizemos com a população mostrou os desafios que a educação financeira terá de enfrentar.

9 O Consumo é sinônimo de inclusão social para a classe média brasileira
Comprar um tênis de marca e um aparelho celular de última geração significa ser aceito socialmente. Principalmente para os jovens que tiveram uma infância de privações, entraram cedo no mercado de trabalho e são responsáveis por uma parte importante do orçamento financeiro familiar.

10 A mulher é a organizadora das finanças da família
Ela faz pesquisa de preços. Diz a última palavra na hora de decidir o que comprar. A mulher é a grande aliada da educação financeira.

11 primordial de um programa de educação financeira
Trabalhadores do mercado formal, com carteira assinada, possuem menos controle financeiro do que os trabalhadores informais. E se ainda forem jovens e sem filhos, a situação se agrava. Eles são o público-alvo primordial de um programa de educação financeira

12 no limite, qualquer soluço...
As pessoas somente se sentem endividadas quando não conseguem pagar suas dívidas. Enquanto elas estão pagando as dívidas, não há a percepção do endividamento. Vivem no limiar, no limite, qualquer soluço...

13 Principais vilões do descontrole financeiro
Não existem reservas para imprevistos. Pequenas despesas não são contabilizadas no orçamento doméstico e de grão em grão...

14 E quando a linha do consumo se rompe...
A classe média usa a lógica comunitária. Emprestam dinheiro e o cartão de crédito entre si. Buscam ajuda e aconselhamento dos amigos e familiares. Desconhecem os produtos financeiros e não buscam orientação nos bancos.

15 Além disso, as pessoas não se consideram responsáveis pela sua inadimplência.
São fatores externos ou as fatalidades que causam o descontrole financeiro das pessoas e não a forma como administram seu orçamento.

16 Para mudar a falta de controle do uso do dinheiro e o desconhecimento dos produtos financeiros pela população... É preciso mostrar a importância de cuidar da linha do consumo. Apresentar uma linguagem simples, direta e objetiva. Trazer situações reais para o uso do dinheiro e do crédito. Explicar os produtos e serviços bancários com clareza. Apontar caminhos para reforçar o controle financeiro, inclusive dos pequenos gastos. Mostrar que é possível fazer economia, consumindo de forma consciente, agora e sempre. E reforçar que... As reservas financeiras garantem o consumo perene.

17 Para sensibilizar o consumidor de classe média
É preciso utilizar dois caminhos: Conceituar Prestar serviços Educar

18 É preciso deixar o Bolso em Dia
Educação Financeira

19 É preciso deixar o Bolso em Dia
Meu Bolso em Dia: ferramentas e informações financeiras para o dia a dia da população. É preciso deixar o Bolso em Dia

20 É preciso deixar o Bolso em Dia
Ferramentas interativas: facilitam o entendimento do conteúdo e envolvem o usuário pela participação ativa. É preciso deixar o Bolso em Dia

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