A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo o tema: Educação Financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo o tema: Educação Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo o tema: Educação Financeira
Palestra ministrada pelo Professor Tiago Borges

2 Conceito de Educação Financeira
Segundo a OCDE (2004) a educação financeira tem por propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, as suas decisões de poupança e investimento, consumir de forma consciente e ajudar evitar que se tornem vítimas de fraudes. Esta educação ganha importância com a grande aceleração nos mercados financeiros e de mudanças demográficas, econômicas e políticas.

3 Fases da vida financeira
Dependência completa de outras pessoas no que se refere aos termos financeiros; Inclusão no cenário de geração de renda por meio da inclusão no mercado de trabalho formal ou informal; Planejamento da aposentadoria.

4 Dados Estatísticos da vida Financeira
Segundo o IBGE de cada 100 pessoas que chegam aos 55 anos 59 chegam a esta idade como dependentes financeiros de outras pessoas; 36 pessoas chegam ainda nessa idade trabalhando para manter um padrão de vida mínimo; Apenas 4 em cada 100 pessoas conseguem se aposentar e viver com o que ganham; Apenas 1 em cada 100 consegue viver com tranquilidide ao consideramos sua renda numa idade madura.

5 Frases comuns em Finanças Pessoais
Está sobrando muito mês no seu salário? Ô mês que não acaba nunca? Chefe tem com me dar um aumento? É muita dívida para um orçamento SÓ!!! Vou ter que tirar um empréstimo para viajar. Tô arrochado!!!

6 Investimentos - Modalidades
Aqui iremos elencar os investimentos mais comuns do mercado financeiro: Aplicações Financeiras; Fundos; Ações; Renda Fixa; Debêntures; Títulos Públicos; Poupança;

7 Previdência Complementar Pensando no Futuro
Previdência privada, também chamada de Previdência complementar, é uma forma de seguro contratado para garantir uma renda ao comprador ou seu beneficiário. O valor do prêmio é aplicado pela entidade gestora, que com base em cálculos atuariais, determina o valor do benefício. No Brasil pode ser do tipo aberta ou fechada. Ela acumula recursos para que você tenha uma renda mesal no futuro.

8 Previdência Estrutura do Brasil
Previdência: regimes Base: CF, art. 201 Regime Geral Base: CF, art. 40 Regime Próprio Previdência Complementar Base : CF, art. 202

9 Conceito de Orçamento O orçamento é um plano que pode te ajudar gerenciar o seus recursos. É momento em que é feita uma análise das suas receitas e suas despesas. A partir deste momento inserimos uma variável que considero ser a mais importante: “POUPAR”

10 10 motivos para se ter um Orçamento
Você saberá qual o real alcance de sua renda. Evitará que você assuma dívidas que não poderá pagar. Você conseguirá identificar e cortar desperdícios. É o primeiro passo para construir um patrimônio. Você não precisará ficar contando os dias para chegar o fim do mês. Sua família enxergará para onde vai o seu salário. Sua família saberá quais as demandas que cabem no orçamento. Seu filho aprenderá com seu exemplo a ser um adulto financeiramente responsável. Sua produtividade no trabalho tende a aumentar sem aflições financeiras. Você conseguirá criar um plano de investimento para manter seu padrão de vida durante sua aposentadoria.

11 Como trabalhar meu orçamento?
Considerar seu salário líquido para fins de construção de um orçamento; Fixar um percentual de varie entre 10 e 30% da sua renda mensal com a finalidade de investir (existem algumas modalidades de investimentos ; Fazer uma análise dos gastos fixos e indispensáveis à manutenção da sua rotina familiar; Após estes procedimentos verificar-se-á o valor disponível para gastar com outras finalidades. (Ex: vestuário, “BARES”, “LAZER” etc.)

12 Planilhas – Planejamento Financeiro Pessoal (PFP)
Definidas as primeiras etapas para elaborar o seu orçamento precisaremos de uma ferramenta que nos auxilie na construção da sua “Fotografia Financeira” variáveis; Existem alguns programas mais sofisticados para que possamos fazer o controle financeiro. Contudo, o mais usual é feito por meio de planilhas eletrônicas, agendas, cadernos entre outros.

13 Modelo I - Introdutório - Planejamento Pessoal Financeiro 2012
Planilha Modelo I - Introdutório - Planejamento Pessoal Financeiro 2012 Demonstrativo de despesas Valores líquidos a receber Despesas Despesas com Moradia Conta de Água Conta de Luz Conta de Telefone Fixo Conta de telefone Celular Compras Mercado Total com moradia Despesas com Veículo Prestação do Carro IPVA/Seguro Gasolina Total com Veículo Despesas Diversas Condomínio IPTU Festas Bares e Restaurantes Cinema, Teatro e outros Higiene Pessoal Total com Diversas Despesas com Educação Graduação Total com Educação POUPANÇA/INVESTIMENTOS Poupança (10% dos rend.) Reserva da "Salvação" Total com poupança/invest. Saldo disponível Saldo acumulado de POUPANÇA Reserva da Salvação

14 Site para consultas

15 Obrigado pela presença de todos
Obrigado pela presença de todos!!! “Ao criar o hábito de expandir seus horizontes surge uma luz que abre caminhos ”


Carregar ppt "Entendendo o tema: Educação Financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google